Livro de atas do seminário reabilitação energética de edifícios

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Manuela Guedes de, ed. lit.
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Bragança, L., ed. lit., Silva, P., ed. lit., Silva, Sandra Monteiro, ed. lit., Mateus, Ricardo, ed. lit., Barbosa, José Amarilio, ed. lit., Araújo, Catarina, ed. lit.
Tipo de documento: Livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/21740
Resumo: O aumento exponencial dos custos da energia e o elevado valor da fatura energética que os cidadãos têm que pagar, faz com que todas as questões relacionadas com a energia e a eficiência energética ganhem uma importância cada vez maior para toda a sociedade. O elevado peso relativo do consumo de energia dos edifícios existentes no consumo energético global no sector dos edifícios, adquire assim um papel cada vez mais relevante. Em Portugal existem 2 560 911 de edifícios construídos antes de 1990 (ano da publicação do 1º regulamento relativo ao comportamento térmico dos edifícios), representando 76.6% do total de edifícios existentes. Devido à falta de exigências e preocupações térmicas, estes apresentam-se como altamente consumidores de energia quando se pretende que eles proporcionem condições de conforto mínimas. Existem previsões de que os edifícios construídos em Portugal até 1990 contribuirão em 2050 com mais de 80% dos consumos neste setor, se neles não forem feitas quaisquer intervenções de reabilitação energética. No âmbito do Projecto de Investigação “Reabilitação Energética em Edifícios”, financiado pela FCT no âmbito do programa COMPETE, e liderado pela Universidade do Minho sob a coordenação da Prof.ª Doutora Manuela Almeida, foram estudadas diversas soluções tecnológicas que permitem uma reabilitação energética eficaz de edifícios e cuja divulgação vai permitir que não só os especialistas mas também o público em geral tenham acesso a informação potencialmente relevante para a vida e a economia de toda a sociedade. Assim, esta publicação apresenta os principais resultados obtidos no âmbito do projeto em epígrafe, contribuindo para disseminação de soluções que contribuam para a melhoria da eficiência energética assim como com a sustentabilidade de edifícios.
id RCAP_99701850b25b485c90c02bfa0ed4aa3b
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/21740
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Livro de atas do seminário reabilitação energética de edifíciosReabilitação energéticaEficiência energéticaEdifíciosPolíticas energéticasO aumento exponencial dos custos da energia e o elevado valor da fatura energética que os cidadãos têm que pagar, faz com que todas as questões relacionadas com a energia e a eficiência energética ganhem uma importância cada vez maior para toda a sociedade. O elevado peso relativo do consumo de energia dos edifícios existentes no consumo energético global no sector dos edifícios, adquire assim um papel cada vez mais relevante. Em Portugal existem 2 560 911 de edifícios construídos antes de 1990 (ano da publicação do 1º regulamento relativo ao comportamento térmico dos edifícios), representando 76.6% do total de edifícios existentes. Devido à falta de exigências e preocupações térmicas, estes apresentam-se como altamente consumidores de energia quando se pretende que eles proporcionem condições de conforto mínimas. Existem previsões de que os edifícios construídos em Portugal até 1990 contribuirão em 2050 com mais de 80% dos consumos neste setor, se neles não forem feitas quaisquer intervenções de reabilitação energética. No âmbito do Projecto de Investigação “Reabilitação Energética em Edifícios”, financiado pela FCT no âmbito do programa COMPETE, e liderado pela Universidade do Minho sob a coordenação da Prof.ª Doutora Manuela Almeida, foram estudadas diversas soluções tecnológicas que permitem uma reabilitação energética eficaz de edifícios e cuja divulgação vai permitir que não só os especialistas mas também o público em geral tenham acesso a informação potencialmente relevante para a vida e a economia de toda a sociedade. Assim, esta publicação apresenta os principais resultados obtidos no âmbito do projeto em epígrafe, contribuindo para disseminação de soluções que contribuam para a melhoria da eficiência energética assim como com a sustentabilidade de edifícios.Universidade do Minho. Escola de Engenharia (EEng)Universidade do MinhoAlmeida, Manuela Guedes de, ed. lit.Bragança, L., ed. lit.Silva, P., ed. lit.Silva, Sandra Monteiro, ed. lit.Mateus, Ricardo, ed. lit.Barbosa, José Amarilio, ed. lit.Araújo, Catarina, ed. lit.2012-09-282012-09-28T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/21740porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:39:33Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/21740Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:36:10.532031Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Livro de atas do seminário reabilitação energética de edifícios
title Livro de atas do seminário reabilitação energética de edifícios
spellingShingle Livro de atas do seminário reabilitação energética de edifícios
Almeida, Manuela Guedes de, ed. lit.
Reabilitação energética
Eficiência energética
Edifícios
Políticas energéticas
title_short Livro de atas do seminário reabilitação energética de edifícios
title_full Livro de atas do seminário reabilitação energética de edifícios
title_fullStr Livro de atas do seminário reabilitação energética de edifícios
title_full_unstemmed Livro de atas do seminário reabilitação energética de edifícios
title_sort Livro de atas do seminário reabilitação energética de edifícios
author Almeida, Manuela Guedes de, ed. lit.
author_facet Almeida, Manuela Guedes de, ed. lit.
Bragança, L., ed. lit.
Silva, P., ed. lit.
Silva, Sandra Monteiro, ed. lit.
Mateus, Ricardo, ed. lit.
Barbosa, José Amarilio, ed. lit.
Araújo, Catarina, ed. lit.
author_role author
author2 Bragança, L., ed. lit.
Silva, P., ed. lit.
Silva, Sandra Monteiro, ed. lit.
Mateus, Ricardo, ed. lit.
Barbosa, José Amarilio, ed. lit.
Araújo, Catarina, ed. lit.
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Manuela Guedes de, ed. lit.
Bragança, L., ed. lit.
Silva, P., ed. lit.
Silva, Sandra Monteiro, ed. lit.
Mateus, Ricardo, ed. lit.
Barbosa, José Amarilio, ed. lit.
Araújo, Catarina, ed. lit.
dc.subject.por.fl_str_mv Reabilitação energética
Eficiência energética
Edifícios
Políticas energéticas
topic Reabilitação energética
Eficiência energética
Edifícios
Políticas energéticas
description O aumento exponencial dos custos da energia e o elevado valor da fatura energética que os cidadãos têm que pagar, faz com que todas as questões relacionadas com a energia e a eficiência energética ganhem uma importância cada vez maior para toda a sociedade. O elevado peso relativo do consumo de energia dos edifícios existentes no consumo energético global no sector dos edifícios, adquire assim um papel cada vez mais relevante. Em Portugal existem 2 560 911 de edifícios construídos antes de 1990 (ano da publicação do 1º regulamento relativo ao comportamento térmico dos edifícios), representando 76.6% do total de edifícios existentes. Devido à falta de exigências e preocupações térmicas, estes apresentam-se como altamente consumidores de energia quando se pretende que eles proporcionem condições de conforto mínimas. Existem previsões de que os edifícios construídos em Portugal até 1990 contribuirão em 2050 com mais de 80% dos consumos neste setor, se neles não forem feitas quaisquer intervenções de reabilitação energética. No âmbito do Projecto de Investigação “Reabilitação Energética em Edifícios”, financiado pela FCT no âmbito do programa COMPETE, e liderado pela Universidade do Minho sob a coordenação da Prof.ª Doutora Manuela Almeida, foram estudadas diversas soluções tecnológicas que permitem uma reabilitação energética eficaz de edifícios e cuja divulgação vai permitir que não só os especialistas mas também o público em geral tenham acesso a informação potencialmente relevante para a vida e a economia de toda a sociedade. Assim, esta publicação apresenta os principais resultados obtidos no âmbito do projeto em epígrafe, contribuindo para disseminação de soluções que contribuam para a melhoria da eficiência energética assim como com a sustentabilidade de edifícios.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-09-28
2012-09-28T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/book
format book
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/21740
url http://hdl.handle.net/1822/21740
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Minho. Escola de Engenharia (EEng)
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Minho. Escola de Engenharia (EEng)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132890699661312