Uma tipologia de análise da inovação no sector dos moldes em Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Filipa Dionísio
Data de Publicação: 2005
Outros Autores: Romero, Fernando
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/22847
Resumo: Neste artigo estuda-se o comportamento de 12 empresas do sector dos moldes em Portugal. Determina-se onde e como as empresas inovadoras do sector dos moldes nacional adquirem o conhecimento necessário para a realização das suas inovações, e se é apenas internamente e/ou se através de redes de inovação, bem como o seu desempenho, como impulsionadores de inovação. Este trabalho procura assim estudar a relação entre inovação e as ligações que são estabelecidas entre as empresas do sector dos moldes e outras empresas (clientes, fornecedores, concorrentes), bem como com instituições académicas (universidades e institutos superiores) e instituições do sector público (laboratórios, centros tecnológicos e de formação. Com este trabalho é possível constatar que são fortes e consistentes as ligações que estas empresas têm com outras empresas, sejam elas clientes, fornecedores ou mesmo concorrentes, mas são extremamente fracas e por vezes inexistentes as relações que existem com as instituições académicas, e que as empresas mais inovadoras são as que mais se relacionam com as instituições académicas e instituições do sector público. Pode-se concluir que a grande vantagem competitiva deste sector da indústria nacional se deve à sua forte capacidade de se relacionar com outros parceiros, independentemente da sua posição na cadeia de valor.
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