As conceções das crianças acerca da funcionalidade da linguagem escrita e a predisposição para o domínio da leitura e da escrita
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/18545 |
Resumo: | O presente documento, desenvolvido no âmbito da disciplina de Prática Educativa do curso de Mestrado em Ensino dos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico, da Escola Superior de Educação de Coimbra, visa dar a conhecer o trabalho desenvolvido nos estágios supervisionados em 1.º e em 2.º CEB. Neste relatório evidenciam-se as dimensões experienciadas em cada um dos estágios referidos: descritiva, reflexiva e investigativa. A construção deste trabalho exigiu uma divisão em três partes. Na parte I é apresentada uma investigação feita através da análise de dados recolhidos por entrevista numa turma do 1.º ano de escolaridade. A investigação teve como objetivo descobrir se os alunos que têm experiências de pré-leitura mais ricas são também aqueles que apresentam mais facilidade nas atividades iniciais de leitura e escrita. Conclui-se que a variedade de sítios em que a leitura ocorre e número de pessoas diferentes que leem à volta das crianças não têm maior influência no processo de ensino e aprendizagem da leitura e da escrita, do que a regularidade com que as crianças ouvem alguém ler e a reflexão que fazem sobre essas leituras e os ensinamentos que advém dela. As partes II e III dizem respeito às experiências de ensino vivenciadas no contexto do 1.º e 2.º CEB, respetivamente. Tendo em conta o contexto de intervenção, também descrito neste documento, são fundamentadas as experiências pedagógicas, bem como reflexões em torno das mesmas. No 2.º CEB, a prática letiva foi desenvolvida nas seguintes áreas disciplinares: Português, Matemática, História e Geografia de Portugal e Ciências Naturais. Por fim, na parte IV, reflete-se sobre a iniciação à prática profissional durante este período de formação, baseada nas experiências adquiridas em ambos os Ciclos do Ensino Básico. |
id |
RCAP_9982ccfb559d539640b3edd3a7aabb0f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/18545 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
As conceções das crianças acerca da funcionalidade da linguagem escrita e a predisposição para o domínio da leitura e da escritaExperiências de Pré-LeituraAtividades Iniciais de Leitura e EscritaConceções da Funcionalidade da Linguagem EscritaPrática PedagógicaAprendizagensO presente documento, desenvolvido no âmbito da disciplina de Prática Educativa do curso de Mestrado em Ensino dos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico, da Escola Superior de Educação de Coimbra, visa dar a conhecer o trabalho desenvolvido nos estágios supervisionados em 1.º e em 2.º CEB. Neste relatório evidenciam-se as dimensões experienciadas em cada um dos estágios referidos: descritiva, reflexiva e investigativa. A construção deste trabalho exigiu uma divisão em três partes. Na parte I é apresentada uma investigação feita através da análise de dados recolhidos por entrevista numa turma do 1.º ano de escolaridade. A investigação teve como objetivo descobrir se os alunos que têm experiências de pré-leitura mais ricas são também aqueles que apresentam mais facilidade nas atividades iniciais de leitura e escrita. Conclui-se que a variedade de sítios em que a leitura ocorre e número de pessoas diferentes que leem à volta das crianças não têm maior influência no processo de ensino e aprendizagem da leitura e da escrita, do que a regularidade com que as crianças ouvem alguém ler e a reflexão que fazem sobre essas leituras e os ensinamentos que advém dela. As partes II e III dizem respeito às experiências de ensino vivenciadas no contexto do 1.º e 2.º CEB, respetivamente. Tendo em conta o contexto de intervenção, também descrito neste documento, são fundamentadas as experiências pedagógicas, bem como reflexões em torno das mesmas. No 2.º CEB, a prática letiva foi desenvolvida nas seguintes áreas disciplinares: Português, Matemática, História e Geografia de Portugal e Ciências Naturais. Por fim, na parte IV, reflete-se sobre a iniciação à prática profissional durante este período de formação, baseada nas experiências adquiridas em ambos os Ciclos do Ensino Básico.Rato, Virgílio José Monteiro, 1964-Costa, Maria da Conceição Monteiro da, 1948-Neves, Maria de Fátima Fernandes das, 1952-Albuquerque, Ana Maria Mendes de, 1950-Xavier, Lola Geraldes, 1973-Repositório ComumCardoso, Ludgero Nuno Soares2017-06-16T11:12:55Z2017-01-01T00:00:00Z2017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/18545201700549porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:39:59Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/18545Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:15:49.666641Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
As conceções das crianças acerca da funcionalidade da linguagem escrita e a predisposição para o domínio da leitura e da escrita |
title |
As conceções das crianças acerca da funcionalidade da linguagem escrita e a predisposição para o domínio da leitura e da escrita |
spellingShingle |
As conceções das crianças acerca da funcionalidade da linguagem escrita e a predisposição para o domínio da leitura e da escrita Cardoso, Ludgero Nuno Soares Experiências de Pré-Leitura Atividades Iniciais de Leitura e Escrita Conceções da Funcionalidade da Linguagem Escrita Prática Pedagógica Aprendizagens |
title_short |
As conceções das crianças acerca da funcionalidade da linguagem escrita e a predisposição para o domínio da leitura e da escrita |
title_full |
As conceções das crianças acerca da funcionalidade da linguagem escrita e a predisposição para o domínio da leitura e da escrita |
title_fullStr |
As conceções das crianças acerca da funcionalidade da linguagem escrita e a predisposição para o domínio da leitura e da escrita |
title_full_unstemmed |
As conceções das crianças acerca da funcionalidade da linguagem escrita e a predisposição para o domínio da leitura e da escrita |
title_sort |
As conceções das crianças acerca da funcionalidade da linguagem escrita e a predisposição para o domínio da leitura e da escrita |
author |
Cardoso, Ludgero Nuno Soares |
author_facet |
Cardoso, Ludgero Nuno Soares |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Rato, Virgílio José Monteiro, 1964- Costa, Maria da Conceição Monteiro da, 1948- Neves, Maria de Fátima Fernandes das, 1952- Albuquerque, Ana Maria Mendes de, 1950- Xavier, Lola Geraldes, 1973- Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cardoso, Ludgero Nuno Soares |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Experiências de Pré-Leitura Atividades Iniciais de Leitura e Escrita Conceções da Funcionalidade da Linguagem Escrita Prática Pedagógica Aprendizagens |
topic |
Experiências de Pré-Leitura Atividades Iniciais de Leitura e Escrita Conceções da Funcionalidade da Linguagem Escrita Prática Pedagógica Aprendizagens |
description |
O presente documento, desenvolvido no âmbito da disciplina de Prática Educativa do curso de Mestrado em Ensino dos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico, da Escola Superior de Educação de Coimbra, visa dar a conhecer o trabalho desenvolvido nos estágios supervisionados em 1.º e em 2.º CEB. Neste relatório evidenciam-se as dimensões experienciadas em cada um dos estágios referidos: descritiva, reflexiva e investigativa. A construção deste trabalho exigiu uma divisão em três partes. Na parte I é apresentada uma investigação feita através da análise de dados recolhidos por entrevista numa turma do 1.º ano de escolaridade. A investigação teve como objetivo descobrir se os alunos que têm experiências de pré-leitura mais ricas são também aqueles que apresentam mais facilidade nas atividades iniciais de leitura e escrita. Conclui-se que a variedade de sítios em que a leitura ocorre e número de pessoas diferentes que leem à volta das crianças não têm maior influência no processo de ensino e aprendizagem da leitura e da escrita, do que a regularidade com que as crianças ouvem alguém ler e a reflexão que fazem sobre essas leituras e os ensinamentos que advém dela. As partes II e III dizem respeito às experiências de ensino vivenciadas no contexto do 1.º e 2.º CEB, respetivamente. Tendo em conta o contexto de intervenção, também descrito neste documento, são fundamentadas as experiências pedagógicas, bem como reflexões em torno das mesmas. No 2.º CEB, a prática letiva foi desenvolvida nas seguintes áreas disciplinares: Português, Matemática, História e Geografia de Portugal e Ciências Naturais. Por fim, na parte IV, reflete-se sobre a iniciação à prática profissional durante este período de formação, baseada nas experiências adquiridas em ambos os Ciclos do Ensino Básico. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-06-16T11:12:55Z 2017-01-01T00:00:00Z 2017-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/18545 201700549 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/18545 |
identifier_str_mv |
201700549 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130022775095296 |