Digital em Prótese Dentária: O scanner intraoral está pronto para substituir o método tradicional?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Merigo, Davide
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11816/2617
Resumo: O objetivo deste trabalho é avaliar a fiabilidade da técnica de impressão convencional e de impressão digital na determinação de uma impressão correta. MATERIAIS E MÉTODOS: Foram usados 9 artigos onde estavam determinados valores certos de adaptação marginal e interna. Foram usados estudos in vitro e foram realizados: 168 medições para determinar os valores de precisão marginal utilizando a impressão tradicional; 149 medições para determinar os valores de adaptação marginal usando impressão digital; 143 medições para determinar os valores de precisão interna utilizando impressão convencional; 124 medições para determinar os valores de precisão interna usando impressão digital. RESULTADOS: os 75% dos casos não apresenta uma diferença estatisticamente significativa na determinação do adaptação marginal entre o grupo da impressão tradicional e o grupo da impressão digital. No caso da determinação da precisão interna, apenas 50% dos casos apresenta uma diferença estatisticamente significativa. CONCLUSÕES: As casquetes fabricadas com a técnica da impressão digital apresentam uma adaptação marginal menor, mas não estatisticamente significativa em relação aos fabricados com a técnica de impressão convencional. Algumas dúvidas permanecem no que diz respeito a precisão interna.
id RCAP_9989ed3b230ba6fcbe3d9d25a234a8dc
oai_identifier_str oai:repositorio.cespu.pt:20.500.11816/2617
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Digital em Prótese Dentária: O scanner intraoral está pronto para substituir o método tradicional?Dental ImpressionDigitalPrecisionThoroughnessAccuracyAdvantagesIntra-oral scannersO objetivo deste trabalho é avaliar a fiabilidade da técnica de impressão convencional e de impressão digital na determinação de uma impressão correta. MATERIAIS E MÉTODOS: Foram usados 9 artigos onde estavam determinados valores certos de adaptação marginal e interna. Foram usados estudos in vitro e foram realizados: 168 medições para determinar os valores de precisão marginal utilizando a impressão tradicional; 149 medições para determinar os valores de adaptação marginal usando impressão digital; 143 medições para determinar os valores de precisão interna utilizando impressão convencional; 124 medições para determinar os valores de precisão interna usando impressão digital. RESULTADOS: os 75% dos casos não apresenta uma diferença estatisticamente significativa na determinação do adaptação marginal entre o grupo da impressão tradicional e o grupo da impressão digital. No caso da determinação da precisão interna, apenas 50% dos casos apresenta uma diferença estatisticamente significativa. CONCLUSÕES: As casquetes fabricadas com a técnica da impressão digital apresentam uma adaptação marginal menor, mas não estatisticamente significativa em relação aos fabricados com a técnica de impressão convencional. Algumas dúvidas permanecem no que diz respeito a precisão interna.2017-01-25T14:02:58Z2016-01-01T00:00:00Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11816/2617TID:201388073pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessMerigo, Davidereponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-31T14:01:47Zoai:repositorio.cespu.pt:20.500.11816/2617Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:57:56.455475Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Digital em Prótese Dentária: O scanner intraoral está pronto para substituir o método tradicional?
title Digital em Prótese Dentária: O scanner intraoral está pronto para substituir o método tradicional?
spellingShingle Digital em Prótese Dentária: O scanner intraoral está pronto para substituir o método tradicional?
Merigo, Davide
Dental Impression
Digital
Precision
Thoroughness
Accuracy
Advantages
Intra-oral scanners
title_short Digital em Prótese Dentária: O scanner intraoral está pronto para substituir o método tradicional?
title_full Digital em Prótese Dentária: O scanner intraoral está pronto para substituir o método tradicional?
title_fullStr Digital em Prótese Dentária: O scanner intraoral está pronto para substituir o método tradicional?
title_full_unstemmed Digital em Prótese Dentária: O scanner intraoral está pronto para substituir o método tradicional?
title_sort Digital em Prótese Dentária: O scanner intraoral está pronto para substituir o método tradicional?
author Merigo, Davide
author_facet Merigo, Davide
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Merigo, Davide
dc.subject.por.fl_str_mv Dental Impression
Digital
Precision
Thoroughness
Accuracy
Advantages
Intra-oral scanners
topic Dental Impression
Digital
Precision
Thoroughness
Accuracy
Advantages
Intra-oral scanners
description O objetivo deste trabalho é avaliar a fiabilidade da técnica de impressão convencional e de impressão digital na determinação de uma impressão correta. MATERIAIS E MÉTODOS: Foram usados 9 artigos onde estavam determinados valores certos de adaptação marginal e interna. Foram usados estudos in vitro e foram realizados: 168 medições para determinar os valores de precisão marginal utilizando a impressão tradicional; 149 medições para determinar os valores de adaptação marginal usando impressão digital; 143 medições para determinar os valores de precisão interna utilizando impressão convencional; 124 medições para determinar os valores de precisão interna usando impressão digital. RESULTADOS: os 75% dos casos não apresenta uma diferença estatisticamente significativa na determinação do adaptação marginal entre o grupo da impressão tradicional e o grupo da impressão digital. No caso da determinação da precisão interna, apenas 50% dos casos apresenta uma diferença estatisticamente significativa. CONCLUSÕES: As casquetes fabricadas com a técnica da impressão digital apresentam uma adaptação marginal menor, mas não estatisticamente significativa em relação aos fabricados com a técnica de impressão convencional. Algumas dúvidas permanecem no que diz respeito a precisão interna.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-01-01T00:00:00Z
2016
2017-01-25T14:02:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.11816/2617
TID:201388073
url http://hdl.handle.net/20.500.11816/2617
identifier_str_mv TID:201388073
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv metadata only access
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv metadata only access
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131651469475840