Empreendedorismo e capital social numa incubadora: um estudo de caso
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/24402 |
Resumo: | Dissertação para obtenção de grau de Mestre em Sociologia das Organizações e do Trabalho |
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Empreendedorismo e capital social numa incubadora: um estudo de casoEmpreendedorismoCapital socialAnálise de redeEntrepreneurshipSocial capitalNetwork analysisDissertação para obtenção de grau de Mestre em Sociologia das Organizações e do TrabalhoEste trabalho tem como objetivo identificar a relação entre o empreendedorismo e o capital social, ao investigar como os empreendedores utilizam suas redes para o desenvolvimento dos seus negócios dentro de uma incubadora de empresas. Trata-se de um tema relevante, já que o governo incentiva o empreendedorismo como uma saída para a crise do emprego e empresas privadas utilizam a prática para potencializar seus negócios. Para compreender o gerenciamento do capital social no processo empreendedor é importante analisar aspectos relevantes como as motivações, frequência de interação com a comunidade, as fontes de informação que utilizam e quais consideram ser os principais recursos da rede. Sendo assim, é possível especificar como as incubadoras suportam as necessidades dos seus membros e apoiam na gestão do negócio. Outro fator a ser analisado é que, com o desenvolvimento das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), muitas das relações sociais são virtuais e as incubadoras oferecem apoio tanto físico quanto remoto aos empreendedores incubados, sendo importante então investigar esses dois tipos de relação, on-line e off-line. Esta pesquisa tem como ponto de partida a questão: Como a fase de negócio e a localização (presencial ou remota) das empresas que integram uma incubadora influenciam a forma como os empreendedores utilizam o seu capital social? Para responder a esta questão, adotou-se uma estratégia de investigação quantitativa e desenvolveu-se um estudo de caso em uma incubadora de empresas através de questionário enviado via LinkedIn aos empresários membros da rede. Para análise dos dados recorreu-se aos programas SPSS (versão 26) e UCINET (versão 3.718). Os resultados obtidos indicam que a incubadora de empresa estudada apoia os empreendedores que buscam ampliar seu capital social para o desenvolvimento do negócio e que não existem grandes diferenças nas experiências relatadas entre os empreendedores conectados física e virtualmente à incubadora.The purpose of this investigation is to identify the relationship between entrepreneurship and social capital inside a business incubator and to understand how entrepreneurs use their personal networks to develop their businesses. This is relevant because the Portuguese government is incentivizing entrepreneurship as a means of overcoming the current job crisis and private companies use entrepreneurship internally to generally improve their businesses.To understand how entrepreneurs manage their social capital it is important to analyze the motivation for joining a business incubator, the frequency of interaction within the incubator community, how entrepreneurs search for information generally and those attributes inside the incubator network which are most important to entrepreneurs. With this information, it is possible to understand how business incubators help their members to manage their enterprise. In addition, it is also possible to analyze how on line and off-line relationships affect services within the business incubator, which is important in light of the development of the Technology of Information and Communications (TIC). This research had the following question as its starting point: How does the business phase and location (in person or remote) of companies that are part of an incubator influence the way entrepreneurs use their social capital? To answer this question, a quantitative research strategy was used and a case study was conducted inside a business incubator. Questionnaires were sent to enterprises within a business incubator via LinkedIn. Responses were analyzed using SPSS(version 26) and UCINET (version 3.718) software. In conclusion, it was shown that (i) business incubators support entrepreneurs who seek to expand their social capital for the purpose of developing their business and (ii) that there are no substantial differences in the experiences reported between those entrepreneurs physically located within the business incubator and those connected online only.Instituto Superior de Ciências Sociais e PolíticasAssunção, FátimaVaranda, MartaRepositório da Universidade de LisboaLopes, Martha Lúcia Carpenter Oliveira2022-05-26T17:57:49Z2021-07-282021-07-28T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/24402TID:203005473porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:54:03Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/24402Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:08:27.513708Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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