O bullying no contexto escolar : impacto de um projeto de intervenção, na diminuição da vitimização e do bullying, e sua relação com a Inteligência Emocional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Matos, Ana Rita Gomes Pereira
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/10480
Resumo: Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia Clínica e da Saúde - Núcleo de Psicoterapia Cognitivo-Comportamental e Integrativa), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2013
id RCAP_99ae40b536b536c948e6e39b00bbcde8
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/10480
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O bullying no contexto escolar : impacto de um projeto de intervenção, na diminuição da vitimização e do bullying, e sua relação com a Inteligência EmocionalBullyingCopingVitimizaçãoInteligência emocionalTeses de mestrado - 2013Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia Clínica e da Saúde - Núcleo de Psicoterapia Cognitivo-Comportamental e Integrativa), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2013Os fatores que originam e perpetuam o problema do bullying e vitimização nas escolas têm sido amplamente abordados na literatura, embora a investigação neste domínio seja recente. O construto de Inteligência Emocional tem merecido crescente consideração na investigação sobre o bullying, sendo associado à escassez de competências sócio-emocionais na relação com os pares, o que tem levado intervenções neste campo a apostar no desenvolvimento destas competências. Inserida nesta problemática, a presente investigação tem como objetivo estudar a relação entre o bullying e a Inteligência Emocional traço, assim como o impacto de um projeto de diminuição do bullying na escola, em ambas as variáveis. Foram utilizados dois questionários: a primeira versão experimental portuguesa do Questionário de Inteligência Emocional traço (forma para crianças, TEIQue-FC), adaptada e traduzida na presente investigação; e um questionário de dados pessoais utilizado na avaliação do projeto de intervenção, que mede a frequência da vitimização e da observação de agressões na escola, assim como identifica as reações das crianças quando confrontadas com um agressor. Com base na literatura, esperava-se que a vitimização estivesse negativamente correlacionada com o nível de Inteligência Emocional dos participantes. Previa-se também que o projeto de intervenção resultasse na diminuição da vitimização e da prevalência do bullying na escola, repercutindo-se, igualmente, em resultados superiores de Inteligência Emocional. Após a avaliação destas variáveis, numa amostra de 112 participantes, estudantes do 7º ano de escolaridade, concluiu-se que os resultados vão ao encontro da maioria das hipóteses formuladas, encontrando-se diferenças significativas, no sentido esperado, entre vítimas e participantes que não referiram ser alvo de bullying, em algumas facetas da Inteligência Emocional; e uma redução do bullying e vitimização após a intervenção. Algumas interpretações são formuladas e discutidas, para estes resultados, e são apresentadas algumas limitações do estudo, assim como sugestões para investigações futuras neste domínio.The factors behind bullying and victimization, giving rise and maintaining its prevalence in school settings, have been fully addressed in literature, although research in this domain is quite recent. The construct of Emotional Intelligence is progressively gaining prominence in bullying research, being connected to a lack of socio-emotional skills in the relationships with peers, and having as a consequence the emergence of intervention programs in this field emphasizing the promotion of this kind of skills. As a contribution to this topic, this research project aims to explore the relationship between bullying and trait Emotional Intelligence, as well as the impact of a school bullying reduction program, in both variables. The study involved the administration of two questionnaires: the first field trial Portuguese version of the Trait Emotional Intelligence Test (Children Form – TEIQue-CF), translated and adapted to Portugal as a part of this research; and a personal data questionnaire, used for the bullying program evaluation, which measures the frequency of victimization episodes and of personal assault observed incidents inside the school, and also identifies children reactions when confronted with an aggressor. Based on the literature, a negative correlation was expected between participants’ victimization and Emotional Intelligence. Furthermore, the intervention program was expected to have as outcome the reduction of victimization and of school bullying prevalence, with its own significant implications in terms of gains in Emotional Intelligence. After the assessment of these variables, in a sample of 112 7th grade students, it was shown that in some Emotional Intelligence facets, the results confirm the majority of the stated hypotheses, with significant differences in the expected direction, between victims and other participants who did not report to be a bullying victim. Additionally, after the intervention program, a significant reduction was detected in bullying and in victimization. All these results are interpreted and discussed, and some limits of the study are pointed out, alongside with some suggestions for future research in this field.Afonso, Maria João, 1959-Repositório da Universidade de LisboaMatos, Ana Rita Gomes Pereira2014-02-06T15:45:01Z20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/10480TID:201003740porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:56:00Zoai:repositorio.ul.pt:10451/10480Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:34:29.500685Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O bullying no contexto escolar : impacto de um projeto de intervenção, na diminuição da vitimização e do bullying, e sua relação com a Inteligência Emocional
title O bullying no contexto escolar : impacto de um projeto de intervenção, na diminuição da vitimização e do bullying, e sua relação com a Inteligência Emocional
spellingShingle O bullying no contexto escolar : impacto de um projeto de intervenção, na diminuição da vitimização e do bullying, e sua relação com a Inteligência Emocional
Matos, Ana Rita Gomes Pereira
Bullying
Coping
Vitimização
Inteligência emocional
Teses de mestrado - 2013
title_short O bullying no contexto escolar : impacto de um projeto de intervenção, na diminuição da vitimização e do bullying, e sua relação com a Inteligência Emocional
title_full O bullying no contexto escolar : impacto de um projeto de intervenção, na diminuição da vitimização e do bullying, e sua relação com a Inteligência Emocional
title_fullStr O bullying no contexto escolar : impacto de um projeto de intervenção, na diminuição da vitimização e do bullying, e sua relação com a Inteligência Emocional
title_full_unstemmed O bullying no contexto escolar : impacto de um projeto de intervenção, na diminuição da vitimização e do bullying, e sua relação com a Inteligência Emocional
title_sort O bullying no contexto escolar : impacto de um projeto de intervenção, na diminuição da vitimização e do bullying, e sua relação com a Inteligência Emocional
author Matos, Ana Rita Gomes Pereira
author_facet Matos, Ana Rita Gomes Pereira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Afonso, Maria João, 1959-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Matos, Ana Rita Gomes Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Bullying
Coping
Vitimização
Inteligência emocional
Teses de mestrado - 2013
topic Bullying
Coping
Vitimização
Inteligência emocional
Teses de mestrado - 2013
description Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia Clínica e da Saúde - Núcleo de Psicoterapia Cognitivo-Comportamental e Integrativa), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2013
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2013-01-01T00:00:00Z
2014-02-06T15:45:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/10480
TID:201003740
url http://hdl.handle.net/10451/10480
identifier_str_mv TID:201003740
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134239912886272