Des(re)construir: uma construção inacabada. relatório final
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/14803 |
Resumo: | O presente relatório espelha o percurso formativo vivenciado e as aprendizagens construídas e refletidas em dois contextos distintos no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. O processo reflexivo implica a capacidade de se escutar e pensar nas consequências das ações definidas ou pré definidas num determinado contexto. A opção pelas metodologias ativas fundou-se na visão da criança como detentora de competência, capacidade e direito à aprendizagem através de experiências interativas, depois de identificados os seus interesses. Este documento encontra-se estruturado em duas partes. A primeira parte refere-se à caracterização dos ambientes socioeducativos, bem como à reflexão das práticas pedagógicas relevantes nas duas experiências de estágio. Na segunda parte estão retratadas cinco experiências-chave da prática profissionalizante, pertinentes e reveladoras das opções pelas pedagogias ativas. Apresenta-se, ainda, um exercício de investigação que teve como foco crucial escutar a voz das crianças relativamente aos espaços do Jardim de Infância e às suas vivências nesses espaços. |
id |
RCAP_99babb6f3c82e2b4b1a673d01bb7038e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/14803 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Des(re)construir: uma construção inacabada. relatório finalEducação Pré-EscolarEnsino Básico 1º CicloPrática PedagógicaPráticas EducativasO presente relatório espelha o percurso formativo vivenciado e as aprendizagens construídas e refletidas em dois contextos distintos no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. O processo reflexivo implica a capacidade de se escutar e pensar nas consequências das ações definidas ou pré definidas num determinado contexto. A opção pelas metodologias ativas fundou-se na visão da criança como detentora de competência, capacidade e direito à aprendizagem através de experiências interativas, depois de identificados os seus interesses. Este documento encontra-se estruturado em duas partes. A primeira parte refere-se à caracterização dos ambientes socioeducativos, bem como à reflexão das práticas pedagógicas relevantes nas duas experiências de estágio. Na segunda parte estão retratadas cinco experiências-chave da prática profissionalizante, pertinentes e reveladoras das opções pelas pedagogias ativas. Apresenta-se, ainda, um exercício de investigação que teve como foco crucial escutar a voz das crianças relativamente aos espaços do Jardim de Infância e às suas vivências nesses espaços.Coelho, Ana Maria Sarmento, 1959-Loff, Philippe Bernard, 1955-Repositório ComumNeves, Ana Sofia dos Santos2016-09-21T12:53:05Z2016-01-01T00:00:00Z2016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/14803201521938porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:39:21Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/14803Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:15:21.672164Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Des(re)construir: uma construção inacabada. relatório final |
title |
Des(re)construir: uma construção inacabada. relatório final |
spellingShingle |
Des(re)construir: uma construção inacabada. relatório final Neves, Ana Sofia dos Santos Educação Pré-Escolar Ensino Básico 1º Ciclo Prática Pedagógica Práticas Educativas |
title_short |
Des(re)construir: uma construção inacabada. relatório final |
title_full |
Des(re)construir: uma construção inacabada. relatório final |
title_fullStr |
Des(re)construir: uma construção inacabada. relatório final |
title_full_unstemmed |
Des(re)construir: uma construção inacabada. relatório final |
title_sort |
Des(re)construir: uma construção inacabada. relatório final |
author |
Neves, Ana Sofia dos Santos |
author_facet |
Neves, Ana Sofia dos Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Coelho, Ana Maria Sarmento, 1959- Loff, Philippe Bernard, 1955- Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Neves, Ana Sofia dos Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Pré-Escolar Ensino Básico 1º Ciclo Prática Pedagógica Práticas Educativas |
topic |
Educação Pré-Escolar Ensino Básico 1º Ciclo Prática Pedagógica Práticas Educativas |
description |
O presente relatório espelha o percurso formativo vivenciado e as aprendizagens construídas e refletidas em dois contextos distintos no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. O processo reflexivo implica a capacidade de se escutar e pensar nas consequências das ações definidas ou pré definidas num determinado contexto. A opção pelas metodologias ativas fundou-se na visão da criança como detentora de competência, capacidade e direito à aprendizagem através de experiências interativas, depois de identificados os seus interesses. Este documento encontra-se estruturado em duas partes. A primeira parte refere-se à caracterização dos ambientes socioeducativos, bem como à reflexão das práticas pedagógicas relevantes nas duas experiências de estágio. Na segunda parte estão retratadas cinco experiências-chave da prática profissionalizante, pertinentes e reveladoras das opções pelas pedagogias ativas. Apresenta-se, ainda, um exercício de investigação que teve como foco crucial escutar a voz das crianças relativamente aos espaços do Jardim de Infância e às suas vivências nesses espaços. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-09-21T12:53:05Z 2016-01-01T00:00:00Z 2016-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/14803 201521938 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/14803 |
identifier_str_mv |
201521938 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130018441330688 |