O verbo e o predicado: uma visão sintáctica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Eurico José Sampaio Oliveira
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/3393
Resumo: Actualmente, muito se tem debatido acerca da temática da Educação. Contudo, e embora existam diferentes perspectivas, a Escola mudou. Actualmente, já não se trata de um local confinado a um único espaço, onde simplesmente se transmitem conhecimentos e onde o professor emerge como mestre da sapiência. No entanto, o ensino da língua materna continua a ser basilar, uma vez que prepara o indivíduo para a sua relação com o outro através do fenómeno comunicacional, muito embora os resultados na disciplina de Língua Portuguesa sejam, por vezes, pouco satisfatórios. Mas a mudança ainda continua. Quase diariamente, assistimos ao avanço tecnológico e somos confrontados com novos meios informáticos, aos quais a Escola não fica alheia, o que requer uma constante actualização dos próprios professores e uma revisão do papel do mesmo no processo educativo. Assim sendo, e face à diversidade de materiais disponíveis para a concretização dos objectivos e prossecução das estratégias, é de notar que o manual escolar constitui ainda um instrumento de trabalho de intensa utilização e não deixou de reter um espaço fundamental no contexto da aula e mais concretamente no processo de ensino-aprendizagem. A sua utilização vem marcando o ensino desde há várias décadas fruto do seu rigor e fácil uso. No entanto, podem apresentar algumas limitações, pelo que se torna premente que o mesmo seja avaliado nos mais diferentes aspectos. [...]
id RCAP_99bfd7c65ee5b3415474d6c9fc35c006
oai_identifier_str oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/3393
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O verbo e o predicado: uma visão sintácticaConfigurações nos manuais escolares de língua maternaLíngua portuguesa - Língua materna - EnsinoLíngua portuguesa - Língua materna - Manuais escolaresLíngua portuguesa - Língua materna - VerbosActualmente, muito se tem debatido acerca da temática da Educação. Contudo, e embora existam diferentes perspectivas, a Escola mudou. Actualmente, já não se trata de um local confinado a um único espaço, onde simplesmente se transmitem conhecimentos e onde o professor emerge como mestre da sapiência. No entanto, o ensino da língua materna continua a ser basilar, uma vez que prepara o indivíduo para a sua relação com o outro através do fenómeno comunicacional, muito embora os resultados na disciplina de Língua Portuguesa sejam, por vezes, pouco satisfatórios. Mas a mudança ainda continua. Quase diariamente, assistimos ao avanço tecnológico e somos confrontados com novos meios informáticos, aos quais a Escola não fica alheia, o que requer uma constante actualização dos próprios professores e uma revisão do papel do mesmo no processo educativo. Assim sendo, e face à diversidade de materiais disponíveis para a concretização dos objectivos e prossecução das estratégias, é de notar que o manual escolar constitui ainda um instrumento de trabalho de intensa utilização e não deixou de reter um espaço fundamental no contexto da aula e mais concretamente no processo de ensino-aprendizagem. A sua utilização vem marcando o ensino desde há várias décadas fruto do seu rigor e fácil uso. No entanto, podem apresentar algumas limitações, pelo que se torna premente que o mesmo seja avaliado nos mais diferentes aspectos. [...]Osório, Paulo José Tente da Rocha SantosuBibliorumMachado, Eurico José Sampaio Oliveira2015-05-28T12:31:29Z20082008-072008-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/3393porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:39:46Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/3393Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:44:49.388306Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O verbo e o predicado: uma visão sintáctica
Configurações nos manuais escolares de língua materna
title O verbo e o predicado: uma visão sintáctica
spellingShingle O verbo e o predicado: uma visão sintáctica
Machado, Eurico José Sampaio Oliveira
Língua portuguesa - Língua materna - Ensino
Língua portuguesa - Língua materna - Manuais escolares
Língua portuguesa - Língua materna - Verbos
title_short O verbo e o predicado: uma visão sintáctica
title_full O verbo e o predicado: uma visão sintáctica
title_fullStr O verbo e o predicado: uma visão sintáctica
title_full_unstemmed O verbo e o predicado: uma visão sintáctica
title_sort O verbo e o predicado: uma visão sintáctica
author Machado, Eurico José Sampaio Oliveira
author_facet Machado, Eurico José Sampaio Oliveira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Osório, Paulo José Tente da Rocha Santos
uBibliorum
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado, Eurico José Sampaio Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Língua portuguesa - Língua materna - Ensino
Língua portuguesa - Língua materna - Manuais escolares
Língua portuguesa - Língua materna - Verbos
topic Língua portuguesa - Língua materna - Ensino
Língua portuguesa - Língua materna - Manuais escolares
Língua portuguesa - Língua materna - Verbos
description Actualmente, muito se tem debatido acerca da temática da Educação. Contudo, e embora existam diferentes perspectivas, a Escola mudou. Actualmente, já não se trata de um local confinado a um único espaço, onde simplesmente se transmitem conhecimentos e onde o professor emerge como mestre da sapiência. No entanto, o ensino da língua materna continua a ser basilar, uma vez que prepara o indivíduo para a sua relação com o outro através do fenómeno comunicacional, muito embora os resultados na disciplina de Língua Portuguesa sejam, por vezes, pouco satisfatórios. Mas a mudança ainda continua. Quase diariamente, assistimos ao avanço tecnológico e somos confrontados com novos meios informáticos, aos quais a Escola não fica alheia, o que requer uma constante actualização dos próprios professores e uma revisão do papel do mesmo no processo educativo. Assim sendo, e face à diversidade de materiais disponíveis para a concretização dos objectivos e prossecução das estratégias, é de notar que o manual escolar constitui ainda um instrumento de trabalho de intensa utilização e não deixou de reter um espaço fundamental no contexto da aula e mais concretamente no processo de ensino-aprendizagem. A sua utilização vem marcando o ensino desde há várias décadas fruto do seu rigor e fácil uso. No entanto, podem apresentar algumas limitações, pelo que se torna premente que o mesmo seja avaliado nos mais diferentes aspectos. [...]
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008
2008-07
2008-01-01T00:00:00Z
2015-05-28T12:31:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.6/3393
url http://hdl.handle.net/10400.6/3393
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136345458737152