O verbo e o predicado: uma visão sintáctica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/3393 |
Resumo: | Actualmente, muito se tem debatido acerca da temática da Educação. Contudo, e embora existam diferentes perspectivas, a Escola mudou. Actualmente, já não se trata de um local confinado a um único espaço, onde simplesmente se transmitem conhecimentos e onde o professor emerge como mestre da sapiência. No entanto, o ensino da língua materna continua a ser basilar, uma vez que prepara o indivíduo para a sua relação com o outro através do fenómeno comunicacional, muito embora os resultados na disciplina de Língua Portuguesa sejam, por vezes, pouco satisfatórios. Mas a mudança ainda continua. Quase diariamente, assistimos ao avanço tecnológico e somos confrontados com novos meios informáticos, aos quais a Escola não fica alheia, o que requer uma constante actualização dos próprios professores e uma revisão do papel do mesmo no processo educativo. Assim sendo, e face à diversidade de materiais disponíveis para a concretização dos objectivos e prossecução das estratégias, é de notar que o manual escolar constitui ainda um instrumento de trabalho de intensa utilização e não deixou de reter um espaço fundamental no contexto da aula e mais concretamente no processo de ensino-aprendizagem. A sua utilização vem marcando o ensino desde há várias décadas fruto do seu rigor e fácil uso. No entanto, podem apresentar algumas limitações, pelo que se torna premente que o mesmo seja avaliado nos mais diferentes aspectos. [...] |
id |
RCAP_99bfd7c65ee5b3415474d6c9fc35c006 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/3393 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O verbo e o predicado: uma visão sintácticaConfigurações nos manuais escolares de língua maternaLíngua portuguesa - Língua materna - EnsinoLíngua portuguesa - Língua materna - Manuais escolaresLíngua portuguesa - Língua materna - VerbosActualmente, muito se tem debatido acerca da temática da Educação. Contudo, e embora existam diferentes perspectivas, a Escola mudou. Actualmente, já não se trata de um local confinado a um único espaço, onde simplesmente se transmitem conhecimentos e onde o professor emerge como mestre da sapiência. No entanto, o ensino da língua materna continua a ser basilar, uma vez que prepara o indivíduo para a sua relação com o outro através do fenómeno comunicacional, muito embora os resultados na disciplina de Língua Portuguesa sejam, por vezes, pouco satisfatórios. Mas a mudança ainda continua. Quase diariamente, assistimos ao avanço tecnológico e somos confrontados com novos meios informáticos, aos quais a Escola não fica alheia, o que requer uma constante actualização dos próprios professores e uma revisão do papel do mesmo no processo educativo. Assim sendo, e face à diversidade de materiais disponíveis para a concretização dos objectivos e prossecução das estratégias, é de notar que o manual escolar constitui ainda um instrumento de trabalho de intensa utilização e não deixou de reter um espaço fundamental no contexto da aula e mais concretamente no processo de ensino-aprendizagem. A sua utilização vem marcando o ensino desde há várias décadas fruto do seu rigor e fácil uso. No entanto, podem apresentar algumas limitações, pelo que se torna premente que o mesmo seja avaliado nos mais diferentes aspectos. [...]Osório, Paulo José Tente da Rocha SantosuBibliorumMachado, Eurico José Sampaio Oliveira2015-05-28T12:31:29Z20082008-072008-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/3393porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:39:46Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/3393Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:44:49.388306Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O verbo e o predicado: uma visão sintáctica Configurações nos manuais escolares de língua materna |
title |
O verbo e o predicado: uma visão sintáctica |
spellingShingle |
O verbo e o predicado: uma visão sintáctica Machado, Eurico José Sampaio Oliveira Língua portuguesa - Língua materna - Ensino Língua portuguesa - Língua materna - Manuais escolares Língua portuguesa - Língua materna - Verbos |
title_short |
O verbo e o predicado: uma visão sintáctica |
title_full |
O verbo e o predicado: uma visão sintáctica |
title_fullStr |
O verbo e o predicado: uma visão sintáctica |
title_full_unstemmed |
O verbo e o predicado: uma visão sintáctica |
title_sort |
O verbo e o predicado: uma visão sintáctica |
author |
Machado, Eurico José Sampaio Oliveira |
author_facet |
Machado, Eurico José Sampaio Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Osório, Paulo José Tente da Rocha Santos uBibliorum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Machado, Eurico José Sampaio Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Língua portuguesa - Língua materna - Ensino Língua portuguesa - Língua materna - Manuais escolares Língua portuguesa - Língua materna - Verbos |
topic |
Língua portuguesa - Língua materna - Ensino Língua portuguesa - Língua materna - Manuais escolares Língua portuguesa - Língua materna - Verbos |
description |
Actualmente, muito se tem debatido acerca da temática da Educação. Contudo, e embora existam diferentes perspectivas, a Escola mudou. Actualmente, já não se trata de um local confinado a um único espaço, onde simplesmente se transmitem conhecimentos e onde o professor emerge como mestre da sapiência. No entanto, o ensino da língua materna continua a ser basilar, uma vez que prepara o indivíduo para a sua relação com o outro através do fenómeno comunicacional, muito embora os resultados na disciplina de Língua Portuguesa sejam, por vezes, pouco satisfatórios. Mas a mudança ainda continua. Quase diariamente, assistimos ao avanço tecnológico e somos confrontados com novos meios informáticos, aos quais a Escola não fica alheia, o que requer uma constante actualização dos próprios professores e uma revisão do papel do mesmo no processo educativo. Assim sendo, e face à diversidade de materiais disponíveis para a concretização dos objectivos e prossecução das estratégias, é de notar que o manual escolar constitui ainda um instrumento de trabalho de intensa utilização e não deixou de reter um espaço fundamental no contexto da aula e mais concretamente no processo de ensino-aprendizagem. A sua utilização vem marcando o ensino desde há várias décadas fruto do seu rigor e fácil uso. No entanto, podem apresentar algumas limitações, pelo que se torna premente que o mesmo seja avaliado nos mais diferentes aspectos. [...] |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008 2008-07 2008-01-01T00:00:00Z 2015-05-28T12:31:29Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.6/3393 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.6/3393 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136345458737152 |