A responsabilidade social interna como ferramenta de combate aos índices de absentismo e turnover

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Afonso, Liliana Maria Pereira
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11960/3256
Resumo: A responsabilidade social tem-se assumido com o passar dos anos com uma importância acrescida das organizações para com os seus stakeholders visando não apenas a obtenção de melhores resultados, mas também um incremento de melhores relações com todas as partes envolvidas. Internamente, o desenvolvimento de práticas de responsabilidade social tem sido colocado na ordem do dia, tendo as organizações cada vez mais consciência da necessidade de ouvir os seus colaboradores e proporcionar-lhes boas condições e um ambiente de trabalho aprazível. A gestão de recursos humanos assume um papel fulcral na gestão organizacional, tendo sido cada vez mais trazido para a discussão a pública. Um colaborador motivado e alinhado com a estratégica da organização é um colaborador feliz. É um colaborador que sente que faz parte da organização e que sente que a organização o valoriza e ouve as suas necessidades. Um colaborador motivado não falta e não está ativamente a pensar abandonar a organização, existindo um sentimento de pertença. O absentismo e o turnover são dois dos indicadores de desempenho mais utilizados pelas organizações para compreenderem e medirem os comportamentos dos colaboradores. Neste trabalho pretende-se explorar a influência da perceção das práticas de responsabilidade social interna e o seu impacto no absentismo e no turnover. Traçou-se um plano quantitativo e aplicado a uma organização industrial com uma amostra de 52 pessoas decorrido em contexto pandémico. A sua recolha foi mista, tendo os dados sido obtidos em junho de 2021. Os resultados foram tratados em programa estatístico IBM SPSS Statistics 21. Os resultados sugerem a necessidade de se desenvolverem políticas de responsabilidade social internas e melhorar a comunicação das mesmas aos colaboradores como forma de criar melhores relações laborais e colmatar estes indicadores.
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Um colaborador motivado e alinhado com a estratégica da organização é um colaborador feliz. É um colaborador que sente que faz parte da organização e que sente que a organização o valoriza e ouve as suas necessidades. Um colaborador motivado não falta e não está ativamente a pensar abandonar a organização, existindo um sentimento de pertença. O absentismo e o turnover são dois dos indicadores de desempenho mais utilizados pelas organizações para compreenderem e medirem os comportamentos dos colaboradores. Neste trabalho pretende-se explorar a influência da perceção das práticas de responsabilidade social interna e o seu impacto no absentismo e no turnover. Traçou-se um plano quantitativo e aplicado a uma organização industrial com uma amostra de 52 pessoas decorrido em contexto pandémico. A sua recolha foi mista, tendo os dados sido obtidos em junho de 2021. Os resultados foram tratados em programa estatístico IBM SPSS Statistics 21. Os resultados sugerem a necessidade de se desenvolverem políticas de responsabilidade social internas e melhorar a comunicação das mesmas aos colaboradores como forma de criar melhores relações laborais e colmatar estes indicadores.A lo largo de los años, la responsabilidad social ha asumido una mayor importancia de las organizaciones hacia sus stakeholders, con el objetivo no solo de obtener mejores resultados, sino también de incrementar las mejores relaciones con todas las partes involucradas. Internamente, el desarrollo de prácticas de responsabilidad social se ha puesto en la agenda, con organizaciones cada vez más conscientes de la necesidad de escuchar a sus empleados y ofrecerles buenas condiciones y un ambiente de trabajo agradable. La gestión de recursos humanos asume un papel central en la gestión organizacional, habiendo sido cada vez más objeto de debate público. Un empleado motivado alineado con la estrategia de la organización es un empleado feliz. Es un empleado que se siente parte de la organización y que siente que la organización lo valora y escucha sus necesidades. Un empleado motivado no falta y no siempre está pensando en dejar la organización, hay sentido de pertenencia. El ausentismo y la rotación son dos de los indicadores de desempeño más utilizados por las organizaciones para comprender y medir el comportamiento de los empleados. Este trabajo busca explorar la influencia de la percepción de las prácticas de responsabilidad social interna y su impacto en el ausentismo y la rotación. Se elaboró y aplicó un plan cuantitativo a una organización industrial con una muestra de 52 personas en contexto de pandemia. Los datos son mixtos y se obtuvieron en Junio de 2021. Los resultados se procesaron con el programa estadístico IBM SPSS Statistics 21. Los resultados sugieren la necesidad de desarrollar políticas internas de responsabilidad social y mejorar su comunicación a los empleados como una forma de crear mejores relaciones laborales y bajar estos indicadores.Over the years, social responsibility has assumed an increased importance in the organizations towards their stakeholders, aiming not only better results, but also to increase better relations with everyone who is involved. Nowadays, internally, the development of social responsibility practices has been a concern, with organizations increasingly aware of the need to listen to their employees and provide them with good conditions and a pleasant working environment. Human resource management assumes a central role in organizational management, and this has been increasingly brought to public discussion. A motivated employee and aligned with the organization's strategy is a happy employee. Is an employee who feels he is part of the organization and who feels that the organization values him and listens to his needs. A motivated employee is not lacking and is not actively thinking about leaving the organization, there is a sense of belonging. Absenteeism and turnover are two of the performance indicators most used by organizations to understand and measure employees’ behaviors. In this research the intent is to explore the influence of the perception of internal social responsibility practices and their impact on absenteeism and turnover. A quantitative plan was drawn up and it was applied to 52 people from an industrial organization in a pandemic context. The data were obtained in June 2021, and they are mixed. The results were processed in a statistical program: IBM SPSS Statistics 21. The results showed the need to develop internal social responsibility policies and improve their communication to employees as a way of creating better labor relations and decrease absenteeism and turnover.2023-04-05T11:44:16Z2023-02-02T00:00:00Z2023-02-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11960/3256TID:203265858porAfonso, Liliana Maria Pereirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-04-06T06:45:13Zoai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/3256Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:48:32.359147Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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