Ensino de contabilidade geral nas instituições de ensino superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sungo, Cláudia de Jesus
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/6790
Resumo: Dissertação de Mestrado apresentado ao Instituto de Contabilidade e Administração do Porto para a obtenção do grau de Mestre em Contabilidade e Finanças, sob orientação da Professora Doutora Alcina Augusta de Sena Portugal Dias
id RCAP_99d1c4989069e7c79746015de2136d4b
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/6790
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Ensino de contabilidade geral nas instituições de ensino superiorestudo comparativo Angola vs PortugalInstituições de ensino superiorContabilidade geralEnsinoPercepçãoEducationGeneral accountingHigher education institutionsPerceptionContabilidadeDissertação de Mestrado apresentado ao Instituto de Contabilidade e Administração do Porto para a obtenção do grau de Mestre em Contabilidade e Finanças, sob orientação da Professora Doutora Alcina Augusta de Sena Portugal DiasUma das grandes preocupações das instituições de ensino superiores está centrada na discussão sobre a necessidade de melhoria contínua do processo de ensino-aprendizagem. Sendo assim, o presente estudo tem como objectivo central analisar e compreender as percepções que os alunos de Angola e de Portugal têm sobre o ensino da disciplina de Contabilidade Geral, de modo a contribuir para o seu melhoramento e aprofundamento. A amostra do estudo é formado por 117 alunos finalistas e pre-finalistas das Instituições de Ensino Superior de Cabinda/Angola e do ISCAP/Portugal. Para tal elaborou-se a revisão da literatura que nos levou à confirmação da existência de alguns problemas sobre esta temática, pois, se verificou a existência da formação deficiente dos alunos, a falta de programas de formação contínua de professores, os conteúdos programáticos e bibliografias desactualizadas, a carência e o elevado preço de livros de contabilidade. De seguida foi considerada a metodologia baseada num estudo de caso em que se contemplaram estas instituições. Foram utilizadas duas técnicas da investigação qualitativa e quantitativa. Constatou-se poucas divergências :no que respeita à importância atribuída nos conteúdos ensinados, nos critérios de avaliação métodos de ensino, nas bibliografias, na carga horária, na estrutura dos programas e a relação entre a teoria e a sua aplicação prática, mais do que na sua motivação, nas actualizações verificadas com os conteúdos e no grau de dificuldades encontradas pelos alunos com a disciplina. Da análise dos resultados concluiu-se que as percepções que os alunos das IES em Angola têm sobre a contabilidade geral também são sentidas em Portugal e variam consoante o contexto em análise.A major concern of Higher Education Institutions is centered on the discussion of the need for a continuous improvement of the teaching-learning process. Thus, the present study has as main objective to analyze and understand the perceptions that students from Angola and Portugal have about teaching the discipline of General Accounting in order to contribute to its improvement and further development. The study sample consists of 117 finalists and semi- finalists students from Higher Education Institutions of Cabinda/Angola and ISCAP/Portugal. The present study deals with the Accounting education issue. Literature review led us to confirm the existence of some problems on this subject namely: the existence of the low training level of students, the lack of teachers training programs, the syllabus and bibliographies sometimes are out of date, the shortage or high price of books. Research methodology of this study was based on a case study related to these institutions. The research perspectives used were qualitative analysis and quantitative analysis. One can identify some results as few differences found as to: the importance given on contents taught, teaching methods, the evaluation criteria, bibliographies, workload, the programs structure and the relationship between theory and practice, more than the motivation issue and the degree of difficulty felt by students as to the discipline. Analyzing the results it may be concluded that the perceptions of Angolan students are somehow the same as Portuguese students although they vary depending on the specific economic social and political context under analysis associated to each country.Dias, Alcina Augusta de Sena PortugalRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoSungo, Cláudia de Jesus2015-10-28T14:15:26Z20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/6790TID:201057964porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:47:19Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/6790Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:27:28.580734Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Ensino de contabilidade geral nas instituições de ensino superior
estudo comparativo Angola vs Portugal
title Ensino de contabilidade geral nas instituições de ensino superior
spellingShingle Ensino de contabilidade geral nas instituições de ensino superior
Sungo, Cláudia de Jesus
Instituições de ensino superior
Contabilidade geral
Ensino
Percepção
Education
General accounting
Higher education institutions
Perception
Contabilidade
title_short Ensino de contabilidade geral nas instituições de ensino superior
title_full Ensino de contabilidade geral nas instituições de ensino superior
title_fullStr Ensino de contabilidade geral nas instituições de ensino superior
title_full_unstemmed Ensino de contabilidade geral nas instituições de ensino superior
title_sort Ensino de contabilidade geral nas instituições de ensino superior
author Sungo, Cláudia de Jesus
author_facet Sungo, Cláudia de Jesus
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Dias, Alcina Augusta de Sena Portugal
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Sungo, Cláudia de Jesus
dc.subject.por.fl_str_mv Instituições de ensino superior
Contabilidade geral
Ensino
Percepção
Education
General accounting
Higher education institutions
Perception
Contabilidade
topic Instituições de ensino superior
Contabilidade geral
Ensino
Percepção
Education
General accounting
Higher education institutions
Perception
Contabilidade
description Dissertação de Mestrado apresentado ao Instituto de Contabilidade e Administração do Porto para a obtenção do grau de Mestre em Contabilidade e Finanças, sob orientação da Professora Doutora Alcina Augusta de Sena Portugal Dias
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-10-28T14:15:26Z
2015
2015-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/6790
TID:201057964
url http://hdl.handle.net/10400.22/6790
identifier_str_mv TID:201057964
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131370245586944