A ferramenta digital Web 2.Ø - «QR Code» - no 1.º CEB : utilização em contexto da Prática de Ensino Supervisionada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Godinho, Joana
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Gil, Henrique
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.11/6701
Resumo: As Tecnologias de Informação e da Comunicação (TIC) são parte fundamental do quotidiano das pessoas, estando bastante imersas na sociedade. Este avanço leva os jovens a conhecerem e a utilizarem os materiais digitais desde pequenos, o que leva a que a escola a criar condições para a sua utilização em contexto educativo. A metodologia adotada pressupôs uma investigação de caráter qualitativo, na qual se privilegiou uma investigação, no âmbito da Prática e Ensino Supervisionada no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Os resultados obtidos através da triangulação de dados possibilitaram a perceção de que a utilização do «QR Code» veio promover maiores níveis de motivação dos alunos, favorecendo o processo de ensino-aprendizagem. Em suma, a utilização do «QR Code», considerado na investigação como ‘software educativo’ promoveu a realização de diversas atividades em que os alunos de sentiram mais envolvidos e motivados num espírito colaborativo levaram à aquisição de melhores aprendizagens
id RCAP_99d3bd7126905df1cae8cbb686863fd8
oai_identifier_str oai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/6701
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A ferramenta digital Web 2.Ø - «QR Code» - no 1.º CEB : utilização em contexto da Prática de Ensino Supervisionada1.º Ciclo do Ensino BásicoPrática de Ensino SupervisionadaQR CodeSoftware educativo1st Cycle of Basic EducationEducational softwareInformation and Communication TechnologiesQR CodeAs Tecnologias de Informação e da Comunicação (TIC) são parte fundamental do quotidiano das pessoas, estando bastante imersas na sociedade. Este avanço leva os jovens a conhecerem e a utilizarem os materiais digitais desde pequenos, o que leva a que a escola a criar condições para a sua utilização em contexto educativo. A metodologia adotada pressupôs uma investigação de caráter qualitativo, na qual se privilegiou uma investigação, no âmbito da Prática e Ensino Supervisionada no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Os resultados obtidos através da triangulação de dados possibilitaram a perceção de que a utilização do «QR Code» veio promover maiores níveis de motivação dos alunos, favorecendo o processo de ensino-aprendizagem. Em suma, a utilização do «QR Code», considerado na investigação como ‘software educativo’ promoveu a realização de diversas atividades em que os alunos de sentiram mais envolvidos e motivados num espírito colaborativo levaram à aquisição de melhores aprendizagensInformation and Communication Technologies (ICT) are a fundamental part of people’s daily lives, being deeply immersed in society. These advance leads young people to know and use digital materials from a young age, which leads the school to create conditions for its use in an educational context. The methodology adopted presupposes an investigation of a qualitative nature, in which an investigation-action was favored, in the scope of the Practice and Supervised Teaching in the 1st Cycle of Basic Education. The results obtained through the triangulation of data made it possible to perceive that the use of the QR Code promoted higher levels of student motivation, favoring the teaching-learning process. In short, the use of the QR Code considered in this research as an educational software promoted several activities in which the students felt more involved and motivated in a collaborative spirit led to the acquisition of better learningPolitécnico de Leiria. Escola Superior de Educação e Ciências SociaisRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoGodinho, JoanaGil, Henrique2019-10-11T13:46:45Z20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/6701porGODINHO, Joana ; GIL, Henrique (2019) - A ferramenta digital Web 2.Ø - «QR Code» - no 1.º CEB : utilização em contexto da Prática de Ensino Supervisionada. In Conferência Internacional, 8, Leiria 3-4 de maio - Investigação, Praticas e Contextos em Educação : atas. Leiria : Escola Superior de Educação e Ciências Sociais. p. 18-26.978-989-8797-29-2info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:46:49Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/6701Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:37:18.799457Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A ferramenta digital Web 2.Ø - «QR Code» - no 1.º CEB : utilização em contexto da Prática de Ensino Supervisionada
title A ferramenta digital Web 2.Ø - «QR Code» - no 1.º CEB : utilização em contexto da Prática de Ensino Supervisionada
spellingShingle A ferramenta digital Web 2.Ø - «QR Code» - no 1.º CEB : utilização em contexto da Prática de Ensino Supervisionada
Godinho, Joana
1.º Ciclo do Ensino Básico
Prática de Ensino Supervisionada
QR Code
Software educativo
1st Cycle of Basic Education
Educational software
Information and Communication Technologies
QR Code
title_short A ferramenta digital Web 2.Ø - «QR Code» - no 1.º CEB : utilização em contexto da Prática de Ensino Supervisionada
title_full A ferramenta digital Web 2.Ø - «QR Code» - no 1.º CEB : utilização em contexto da Prática de Ensino Supervisionada
title_fullStr A ferramenta digital Web 2.Ø - «QR Code» - no 1.º CEB : utilização em contexto da Prática de Ensino Supervisionada
title_full_unstemmed A ferramenta digital Web 2.Ø - «QR Code» - no 1.º CEB : utilização em contexto da Prática de Ensino Supervisionada
title_sort A ferramenta digital Web 2.Ø - «QR Code» - no 1.º CEB : utilização em contexto da Prática de Ensino Supervisionada
author Godinho, Joana
author_facet Godinho, Joana
Gil, Henrique
author_role author
author2 Gil, Henrique
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco
dc.contributor.author.fl_str_mv Godinho, Joana
Gil, Henrique
dc.subject.por.fl_str_mv 1.º Ciclo do Ensino Básico
Prática de Ensino Supervisionada
QR Code
Software educativo
1st Cycle of Basic Education
Educational software
Information and Communication Technologies
QR Code
topic 1.º Ciclo do Ensino Básico
Prática de Ensino Supervisionada
QR Code
Software educativo
1st Cycle of Basic Education
Educational software
Information and Communication Technologies
QR Code
description As Tecnologias de Informação e da Comunicação (TIC) são parte fundamental do quotidiano das pessoas, estando bastante imersas na sociedade. Este avanço leva os jovens a conhecerem e a utilizarem os materiais digitais desde pequenos, o que leva a que a escola a criar condições para a sua utilização em contexto educativo. A metodologia adotada pressupôs uma investigação de caráter qualitativo, na qual se privilegiou uma investigação, no âmbito da Prática e Ensino Supervisionada no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Os resultados obtidos através da triangulação de dados possibilitaram a perceção de que a utilização do «QR Code» veio promover maiores níveis de motivação dos alunos, favorecendo o processo de ensino-aprendizagem. Em suma, a utilização do «QR Code», considerado na investigação como ‘software educativo’ promoveu a realização de diversas atividades em que os alunos de sentiram mais envolvidos e motivados num espírito colaborativo levaram à aquisição de melhores aprendizagens
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-11T13:46:45Z
2019
2019-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.11/6701
url http://hdl.handle.net/10400.11/6701
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv GODINHO, Joana ; GIL, Henrique (2019) - A ferramenta digital Web 2.Ø - «QR Code» - no 1.º CEB : utilização em contexto da Prática de Ensino Supervisionada. In Conferência Internacional, 8, Leiria 3-4 de maio - Investigação, Praticas e Contextos em Educação : atas. Leiria : Escola Superior de Educação e Ciências Sociais. p. 18-26.
978-989-8797-29-2
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Politécnico de Leiria. Escola Superior de Educação e Ciências Sociais
publisher.none.fl_str_mv Politécnico de Leiria. Escola Superior de Educação e Ciências Sociais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130834897207296