A aprendizagem da geometria na Educação de Infância
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/37416 |
Resumo: | O presente projeto de investigação foi desenvolvido no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar mais concretamente, durante o período de intervenção pedagógica nas valências de Creche e de Jardim de Infância. O principal objetivo desta investigação é compreender de que modo as crianças de Creche e de Jardim de Infância resolvem tarefas geométricas. Dada a natureza do estudo, foram planeadas tarefas geométricas que possibilitassem compreender que conhecimentos as crianças mobilizam e como os mobilizam na resolução dessas tarefas, bem como, os desafios com que se deparam na sua resolução. Para a realização do estudo foram selecionadas três crianças do contexto de Creche e seis crianças do contexto de Jardim de Infância. Tendo em conta o cariz do estudo e as questões de investigação, a metodologia utilizada enquadra-se numa abordagem qualitativa, orientada pelos princípios da investigação-ação. Os métodos de recolha de dados foram a observação participante (com o apoio de registos áudio e vídeo) e a recolha documental. Os resultados do estudo permitem concluir que as crianças desenvolveram: i) noções topológicas (Creche), ii) capacidades espaciais, mais concretamente, a coordenação visual-motora, a constância percetual (Jardim de Infância) e a perceção de relações espaciais (Jardim de Infância), iii) a capacidade de tomar um ponto de vista (Jardim de Infância), iv) a capacidade de identificar e comparar figuras geométricas e v) a composição de formas bidimensionais por substituição (Jardim de Infância). Nas construções, as crianças de Creche recorrem à estratégia tentativa-erro. As crianças de Jardim de Infância, para além desta estratégia, recorrem por vezes a estratégias que envolvem transformações das formas. Destacam-se como desafios com que as crianças se deparam, a realização de construções (Creche) e a representação de figuras tridimensionais (Jardim de Infância). Globalmente, as tarefas propostas e o modo como foram exploradas promovem o envolvimento das crianças na atividade matemática (nomeadamente na geometria), tornando-as agentes ativos no seu processo de aprendizagem. |
id |
RCAP_99d5b2e61b6fb361b84d83cc727301ef |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/37416 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A aprendizagem da geometria na Educação de InfânciaAprendizagem da GeometriaAquisição de Conceitos GeométricosEducação de InfânciaTarefasLearning GeometryAcquisition of Geometric ConceptsChildhood EducationTasksO presente projeto de investigação foi desenvolvido no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar mais concretamente, durante o período de intervenção pedagógica nas valências de Creche e de Jardim de Infância. O principal objetivo desta investigação é compreender de que modo as crianças de Creche e de Jardim de Infância resolvem tarefas geométricas. Dada a natureza do estudo, foram planeadas tarefas geométricas que possibilitassem compreender que conhecimentos as crianças mobilizam e como os mobilizam na resolução dessas tarefas, bem como, os desafios com que se deparam na sua resolução. Para a realização do estudo foram selecionadas três crianças do contexto de Creche e seis crianças do contexto de Jardim de Infância. Tendo em conta o cariz do estudo e as questões de investigação, a metodologia utilizada enquadra-se numa abordagem qualitativa, orientada pelos princípios da investigação-ação. Os métodos de recolha de dados foram a observação participante (com o apoio de registos áudio e vídeo) e a recolha documental. Os resultados do estudo permitem concluir que as crianças desenvolveram: i) noções topológicas (Creche), ii) capacidades espaciais, mais concretamente, a coordenação visual-motora, a constância percetual (Jardim de Infância) e a perceção de relações espaciais (Jardim de Infância), iii) a capacidade de tomar um ponto de vista (Jardim de Infância), iv) a capacidade de identificar e comparar figuras geométricas e v) a composição de formas bidimensionais por substituição (Jardim de Infância). Nas construções, as crianças de Creche recorrem à estratégia tentativa-erro. As crianças de Jardim de Infância, para além desta estratégia, recorrem por vezes a estratégias que envolvem transformações das formas. Destacam-se como desafios com que as crianças se deparam, a realização de construções (Creche) e a representação de figuras tridimensionais (Jardim de Infância). Globalmente, as tarefas propostas e o modo como foram exploradas promovem o envolvimento das crianças na atividade matemática (nomeadamente na geometria), tornando-as agentes ativos no seu processo de aprendizagem.The following study is the Master Dissertation in Preschool education developed in the nursery and kindergarten contexts. The main objective is to shed light on how children, from these contexts, solve geometric tasks. I used several geometric tasks designed to understand what previous knowledge the children have to have to be successful at the task and what are the bigger challenges faced while solving them. The sampling of the present research study consists in three children attending nursery and six children attending kindergarten. The study relies on qualitative methodology; therefore, the data retrieval was done by participant observation (with audio and videos registries support) and documental collection. The results suggest that children developed: i) topologic notions (Nursery); ii) spatial skills - visuomotor coordination and perceptual constancy (Kindergarten) and spatial relations insights (Kindergarten); iii) the capability of focusing in one point of view (Kindergarten); iv) the ability to identify and compere geometric figures; and v) composition and decomposition of 2D shapes resort to substitution (Kindergarten). In construction tasks, nursery children adopted a trial-and-error strategy while the kindergarten children, although making use of this strategy, also use strategies that require figure transformation. The main challenges were observed during construction tasks for nursery children and tasks that involved threedimensional figures representation for kindergarten children. In general, the tasks helped to promote more children involvement in mathematical activities, namely geometry, helping them to become more active and aware of their learning processes.Delgado, CatarinaRepositório ComumFernandes, Sofia Pitadas2021-09-02T09:07:12Z2021-072021-07-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/37416TID:202766977porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:56:16Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/37416Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:11:48.669325Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A aprendizagem da geometria na Educação de Infância |
title |
A aprendizagem da geometria na Educação de Infância |
spellingShingle |
A aprendizagem da geometria na Educação de Infância Fernandes, Sofia Pitadas Aprendizagem da Geometria Aquisição de Conceitos Geométricos Educação de Infância Tarefas Learning Geometry Acquisition of Geometric Concepts Childhood Education Tasks |
title_short |
A aprendizagem da geometria na Educação de Infância |
title_full |
A aprendizagem da geometria na Educação de Infância |
title_fullStr |
A aprendizagem da geometria na Educação de Infância |
title_full_unstemmed |
A aprendizagem da geometria na Educação de Infância |
title_sort |
A aprendizagem da geometria na Educação de Infância |
author |
Fernandes, Sofia Pitadas |
author_facet |
Fernandes, Sofia Pitadas |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Delgado, Catarina Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fernandes, Sofia Pitadas |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem da Geometria Aquisição de Conceitos Geométricos Educação de Infância Tarefas Learning Geometry Acquisition of Geometric Concepts Childhood Education Tasks |
topic |
Aprendizagem da Geometria Aquisição de Conceitos Geométricos Educação de Infância Tarefas Learning Geometry Acquisition of Geometric Concepts Childhood Education Tasks |
description |
O presente projeto de investigação foi desenvolvido no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar mais concretamente, durante o período de intervenção pedagógica nas valências de Creche e de Jardim de Infância. O principal objetivo desta investigação é compreender de que modo as crianças de Creche e de Jardim de Infância resolvem tarefas geométricas. Dada a natureza do estudo, foram planeadas tarefas geométricas que possibilitassem compreender que conhecimentos as crianças mobilizam e como os mobilizam na resolução dessas tarefas, bem como, os desafios com que se deparam na sua resolução. Para a realização do estudo foram selecionadas três crianças do contexto de Creche e seis crianças do contexto de Jardim de Infância. Tendo em conta o cariz do estudo e as questões de investigação, a metodologia utilizada enquadra-se numa abordagem qualitativa, orientada pelos princípios da investigação-ação. Os métodos de recolha de dados foram a observação participante (com o apoio de registos áudio e vídeo) e a recolha documental. Os resultados do estudo permitem concluir que as crianças desenvolveram: i) noções topológicas (Creche), ii) capacidades espaciais, mais concretamente, a coordenação visual-motora, a constância percetual (Jardim de Infância) e a perceção de relações espaciais (Jardim de Infância), iii) a capacidade de tomar um ponto de vista (Jardim de Infância), iv) a capacidade de identificar e comparar figuras geométricas e v) a composição de formas bidimensionais por substituição (Jardim de Infância). Nas construções, as crianças de Creche recorrem à estratégia tentativa-erro. As crianças de Jardim de Infância, para além desta estratégia, recorrem por vezes a estratégias que envolvem transformações das formas. Destacam-se como desafios com que as crianças se deparam, a realização de construções (Creche) e a representação de figuras tridimensionais (Jardim de Infância). Globalmente, as tarefas propostas e o modo como foram exploradas promovem o envolvimento das crianças na atividade matemática (nomeadamente na geometria), tornando-as agentes ativos no seu processo de aprendizagem. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-09-02T09:07:12Z 2021-07 2021-07-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/37416 TID:202766977 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/37416 |
identifier_str_mv |
TID:202766977 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135388310175744 |