A disciplina de Classe de Conjunto no regime de Iniciação: contributo para o repertório da orquestra de sopros
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/57213 |
Resumo: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Música |
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A disciplina de Classe de Conjunto no regime de Iniciação: contributo para o repertório da orquestra de soprosThe Chamber Music Class at he initiatory level: a contribute to the development of the wind ensemble repertoireClasse de conjuntoOrquestra de soprosRegime de iniciaçãoRepertórioChamber music classWind orchestraPremier levelRepertoireCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de MúsicaO presente relatório insere-se no âmbito da realização do estágio profissional do Mestrado em Ensino da Música e pretende documentar o trabalho realizado num projeto de intervenção pedagógica supervisionada, realizado no Conservatório de Música do Porto, que teve como objetivo central a criação de materiais para orquestra de sopros de iniciação. Através da encomenda de obras a jovens compositores portugueses, com sugestões prévias, temáticas e técnicas, os alunos puderam experimentar diversos requisitos interpretativos, nomeadamente o uso abrangente de dinâmicas, a utilização de sons falados que contribuíram significativamente para o caráter das obras e para a motivação na sua execução. Os objetivos delineados para a minha intervenção foram promover e contribuir para o desenvolvimento dos programas e materiais didáticos; desenvolver o referencial musical cultural dos alunos; e, desenvolver atividades que promovam a audição participada dos alunos em contexto de sala de aula: avaliar o impacto das tarefas propostas no contexto de estágio. Após a fase de observação das aulas, sobretudo das aulas de classe de conjunto, pudemos constatar que este projeto envolveu e desenvolveu diferentes linguagens na aprendizagem dos alunos. No final da fase de intervenção foi recolhida alguma informação dos alunos, através de questionários. Após a análise dos mesmos, concluiu-se que este projeto contribuiu significativamente para o progresso e motivação dos alunos participantes. Como atividade final desta intervenção, realizou-se um concerto com as três obras encomendadas em que foi visível e comprovado que os alunos quando estão motivados e gostam dos conteúdos abordados, envolvem-se mais e colaboram para um resultado final com um nível mais elevado.This report is part of the Master's Degree professional internship in Music Teaching of Minho University and aims to document the work carried out in a supervised pedagogical intervention project, at the Oporto Music Conservatory. The main objective was to stimulate the repertoire creation for a children wind orchestra. Through the commissions to young Portuguese composers and therefore an approach to different languages and concepts, the students experienced different musical requests, namely the wide use of varied dynamics and the use of spoken sounds. The objectives planned for the intervention were: to promote and contribute to the development of didactic materials; to develop the students cultural musical referential; to develop activities that promote the students active hearing in the classroom; to evaluate the impact of the proposed tasks. After the observation period, we could understand that this project involved and developed different languages in the students' learning process. At the end of the intervention period, information was collected from the students through questionnaires which allowed us to conclude that this project contributed significantly to the progress and motivation of the students. The final activity of this intervention, complied a concert by the students playing the three commissioned scores. At this point was visible that when students are motivated and when they like the working materials, they become more involved and collaborative achieving a high level final result.Aroso, NunoUniversidade do MinhoFernandes, Jorge Dinis Ribeiro20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/57213por202024482info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:12:30Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/57213Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:04:26.422963Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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