Leitura de Imagens na sala de aula : arte, cultura visual e intertextualidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Alexandra Moura da
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/27888
Resumo: This article discusses advertisements reading within a dialog with Brazilian modern art through intertext, in order to enlarge pupil knowledge. It follows Santaella's method based on semiotics principles. As a result it shows an experience report of an intervention made by pupils from a Brazilian Public School. It concludes reflecting over the relevance of visual reading on learning
id RCAP_9a04d63dae785f2b958ef41dbea4d7dd
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/27888
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Leitura de Imagens na sala de aula : arte, cultura visual e intertextualidadePictures reading in the class : art, visual culture e intertextEducação artísticaSemiologia (arte)Cultura visualIntertextualidadePublicidadeEstéticaTeoria da arteCriticismoThis article discusses advertisements reading within a dialog with Brazilian modern art through intertext, in order to enlarge pupil knowledge. It follows Santaella's method based on semiotics principles. As a result it shows an experience report of an intervention made by pupils from a Brazilian Public School. It concludes reflecting over the relevance of visual reading on learningUniversidade de Lisboa, Faculdade de Belas-Artes, Centro de Investigação e Estudos em Belas-ArtesRepositório da Universidade de LisboaSilva, Alexandra Moura da2017-05-30T12:55:45Z2015-072015-07-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleimage/jpegapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/27888porIn: Matéria-prima: práticas artísticas no ensino básico e secundário. - Lisboa, 2016. - Vol. 3, nº2 (Julho/Dezembro 2015), p. 229-240info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:19:05Zoai:repositorio.ul.pt:10451/27888Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:44:10.134339Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Leitura de Imagens na sala de aula : arte, cultura visual e intertextualidade
Pictures reading in the class : art, visual culture e intertext
title Leitura de Imagens na sala de aula : arte, cultura visual e intertextualidade
spellingShingle Leitura de Imagens na sala de aula : arte, cultura visual e intertextualidade
Silva, Alexandra Moura da
Educação artística
Semiologia (arte)
Cultura visual
Intertextualidade
Publicidade
Estética
Teoria da arte
Criticismo
title_short Leitura de Imagens na sala de aula : arte, cultura visual e intertextualidade
title_full Leitura de Imagens na sala de aula : arte, cultura visual e intertextualidade
title_fullStr Leitura de Imagens na sala de aula : arte, cultura visual e intertextualidade
title_full_unstemmed Leitura de Imagens na sala de aula : arte, cultura visual e intertextualidade
title_sort Leitura de Imagens na sala de aula : arte, cultura visual e intertextualidade
author Silva, Alexandra Moura da
author_facet Silva, Alexandra Moura da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Alexandra Moura da
dc.subject.por.fl_str_mv Educação artística
Semiologia (arte)
Cultura visual
Intertextualidade
Publicidade
Estética
Teoria da arte
Criticismo
topic Educação artística
Semiologia (arte)
Cultura visual
Intertextualidade
Publicidade
Estética
Teoria da arte
Criticismo
description This article discusses advertisements reading within a dialog with Brazilian modern art through intertext, in order to enlarge pupil knowledge. It follows Santaella's method based on semiotics principles. As a result it shows an experience report of an intervention made by pupils from a Brazilian Public School. It concludes reflecting over the relevance of visual reading on learning
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-07
2015-07-01T00:00:00Z
2017-05-30T12:55:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/27888
url http://hdl.handle.net/10451/27888
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv In: Matéria-prima: práticas artísticas no ensino básico e secundário. - Lisboa, 2016. - Vol. 3, nº2 (Julho/Dezembro 2015), p. 229-240
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv image/jpeg
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Lisboa, Faculdade de Belas-Artes, Centro de Investigação e Estudos em Belas-Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Lisboa, Faculdade de Belas-Artes, Centro de Investigação e Estudos em Belas-Artes
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134362943356928