Leitura de Imagens na sala de aula : arte, cultura visual e intertextualidade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/27888 |
Resumo: | This article discusses advertisements reading within a dialog with Brazilian modern art through intertext, in order to enlarge pupil knowledge. It follows Santaella's method based on semiotics principles. As a result it shows an experience report of an intervention made by pupils from a Brazilian Public School. It concludes reflecting over the relevance of visual reading on learning |
id |
RCAP_9a04d63dae785f2b958ef41dbea4d7dd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/27888 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Leitura de Imagens na sala de aula : arte, cultura visual e intertextualidadePictures reading in the class : art, visual culture e intertextEducação artísticaSemiologia (arte)Cultura visualIntertextualidadePublicidadeEstéticaTeoria da arteCriticismoThis article discusses advertisements reading within a dialog with Brazilian modern art through intertext, in order to enlarge pupil knowledge. It follows Santaella's method based on semiotics principles. As a result it shows an experience report of an intervention made by pupils from a Brazilian Public School. It concludes reflecting over the relevance of visual reading on learningUniversidade de Lisboa, Faculdade de Belas-Artes, Centro de Investigação e Estudos em Belas-ArtesRepositório da Universidade de LisboaSilva, Alexandra Moura da2017-05-30T12:55:45Z2015-072015-07-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleimage/jpegapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/27888porIn: Matéria-prima: práticas artísticas no ensino básico e secundário. - Lisboa, 2016. - Vol. 3, nº2 (Julho/Dezembro 2015), p. 229-240info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:19:05Zoai:repositorio.ul.pt:10451/27888Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:44:10.134339Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Leitura de Imagens na sala de aula : arte, cultura visual e intertextualidade Pictures reading in the class : art, visual culture e intertext |
title |
Leitura de Imagens na sala de aula : arte, cultura visual e intertextualidade |
spellingShingle |
Leitura de Imagens na sala de aula : arte, cultura visual e intertextualidade Silva, Alexandra Moura da Educação artística Semiologia (arte) Cultura visual Intertextualidade Publicidade Estética Teoria da arte Criticismo |
title_short |
Leitura de Imagens na sala de aula : arte, cultura visual e intertextualidade |
title_full |
Leitura de Imagens na sala de aula : arte, cultura visual e intertextualidade |
title_fullStr |
Leitura de Imagens na sala de aula : arte, cultura visual e intertextualidade |
title_full_unstemmed |
Leitura de Imagens na sala de aula : arte, cultura visual e intertextualidade |
title_sort |
Leitura de Imagens na sala de aula : arte, cultura visual e intertextualidade |
author |
Silva, Alexandra Moura da |
author_facet |
Silva, Alexandra Moura da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Alexandra Moura da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação artística Semiologia (arte) Cultura visual Intertextualidade Publicidade Estética Teoria da arte Criticismo |
topic |
Educação artística Semiologia (arte) Cultura visual Intertextualidade Publicidade Estética Teoria da arte Criticismo |
description |
This article discusses advertisements reading within a dialog with Brazilian modern art through intertext, in order to enlarge pupil knowledge. It follows Santaella's method based on semiotics principles. As a result it shows an experience report of an intervention made by pupils from a Brazilian Public School. It concludes reflecting over the relevance of visual reading on learning |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-07 2015-07-01T00:00:00Z 2017-05-30T12:55:45Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/27888 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/27888 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
In: Matéria-prima: práticas artísticas no ensino básico e secundário. - Lisboa, 2016. - Vol. 3, nº2 (Julho/Dezembro 2015), p. 229-240 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
image/jpeg application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Lisboa, Faculdade de Belas-Artes, Centro de Investigação e Estudos em Belas-Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Lisboa, Faculdade de Belas-Artes, Centro de Investigação e Estudos em Belas-Artes |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134362943356928 |