Revista Nu: um corpo (que vive) em constante movimento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Ana Cláudia Faria
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/93873
Resumo: Dissertação de Mestrado Integrado em Arquitetura apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia
id RCAP_9a0ec6e687658d0c7c35833e61a8a26e
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/93873
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Revista Nu: um corpo (que vive) em constante movimentoNu Magazine: a body (that lives) in constant movement.Revista NuDepartamento de ArquiteturaEnsinoAprendizagemContaminaçãoNu MagazineDepartment of ArchitectureTeachingLearningContaminationDissertação de Mestrado Integrado em Arquitetura apresentada à Faculdade de Ciências e TecnologiaReconhecendo que a escola de arquitetura se deverá posicionar criticamente em relação ao seu tempo e ao seu lugar, adaptando e adequando as suas formas de estar, ensinar e aprender (sem se autolimitar), a presente dissertação visa compreender de que modo os seus agentes – mais concretamente o corpo estudantil – poderão contribuir para atmosferas de ensino e aprendizagem despertas, inquietas e jamais conformadas sua existência.Tal argumento adquire especial relevância (e pertinência) quando analisado aos olhos da Revista Nu que, ao assumir-se como objeto de estudo, possibilita decifrar aquilo que terão sido, em parte, as contaminações entre os seus agentes e o Departamento de Arquitetura da UC – seja por sincronia, oposição ou, tão validamente, por complementaridade. Neste seguimento, analisam- se os enredos e personagens, a evolução editorial, social e pedagógica da Nu que, quando cruzados com as especificidades e paradigmas do DARQ, permitem defini-la como ferramenta catalisadora da intensidade da Escola, das suas motivações e das suas dinâmicas.A transposição de tais premissas para outros contextos específicos permitiu, simultaneamente, aferir do que comungam e o que distingue realidades aparentemente distintas, determinadas pelos seus contextos, agentes e momentos de contaminação específicos.Salienta-se, por fim, o papel da Revista Nu enquanto espaço (informal) que aprendizagem, no qual se potencia a expressão estudantil e instigação das suas posições individuais e coletivas – entre sinergias, afinidades e contradições – e que, por ser fértil em inquietudes e interrogações, estimula e permite a construção (de mais um pedaço) da Escola.Recognizing that the school of architecture should critically position itself in relation to its time and place, adapting its ways of being, teaching and learning (without being self-limited), this dissertation aims to understand how its agents – more specifically the students – can contribute to awakened and restless atmospheres of teaching and learning, never conformed to their existence.This argument acquires special relevance (and pertinence) when analyzed in the eyes of Nu Magazine which, by assuming itself as the study case, makes it possible to decipher what may have been, in part, the contaminations between its agents and the Department of Architecture of the University of Coimbra – either by synchrony, opposition or, so validly, by complementarity. In this sense, the plots and characters, the editorial, social and necessarily pedagogical evolution of Nu are analyzed and, when crossed with the specificities and paradigms of Department of Architecture, allow to define Nu as a catalyst tool of the intensity of the School, its motivations and its dynamics.The transposition of such premises to other specific context allowed, simultaneously, to assess what they share and what distinguishes apparently distinct realities, determined by their specific contexts, agents and moments of contamination.In conclusion, it is crucial to understand the role of Nu Magazine as an informal learning space, in which student expression and instigation of their individual and collective positions are enhanced – between synergies, affinities and contradictions – and due to being fertile in concerns and questioning, stimulates and allows the construction (of another piece) of the School.2020-12-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/93873http://hdl.handle.net/10316/93873TID:202685845porRibeiro, Ana Cláudia Fariainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-05-25T10:19:44Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/93873Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:12:44.379398Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Revista Nu: um corpo (que vive) em constante movimento
Nu Magazine: a body (that lives) in constant movement.
title Revista Nu: um corpo (que vive) em constante movimento
spellingShingle Revista Nu: um corpo (que vive) em constante movimento
Ribeiro, Ana Cláudia Faria
Revista Nu
Departamento de Arquitetura
Ensino
Aprendizagem
Contaminação
Nu Magazine
Department of Architecture
Teaching
Learning
Contamination
title_short Revista Nu: um corpo (que vive) em constante movimento
title_full Revista Nu: um corpo (que vive) em constante movimento
title_fullStr Revista Nu: um corpo (que vive) em constante movimento
title_full_unstemmed Revista Nu: um corpo (que vive) em constante movimento
title_sort Revista Nu: um corpo (que vive) em constante movimento
author Ribeiro, Ana Cláudia Faria
author_facet Ribeiro, Ana Cláudia Faria
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Ana Cláudia Faria
dc.subject.por.fl_str_mv Revista Nu
Departamento de Arquitetura
Ensino
Aprendizagem
Contaminação
Nu Magazine
Department of Architecture
Teaching
Learning
Contamination
topic Revista Nu
Departamento de Arquitetura
Ensino
Aprendizagem
Contaminação
Nu Magazine
Department of Architecture
Teaching
Learning
Contamination
description Dissertação de Mestrado Integrado em Arquitetura apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-02
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/93873
http://hdl.handle.net/10316/93873
TID:202685845
url http://hdl.handle.net/10316/93873
identifier_str_mv TID:202685845
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134022992920576