Perceção de emoções no canto: a importância dos estímulos auditivo e visual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vintena, Ana Sofia Duarte
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/15874
Resumo: Este estudo pretendeu examinar a importância dos estímulos auditivo (interpre-tação vocal do cantor) e visual (expressão facial do cantor) na perceção de emo-ções pelo público de uma performance de canto. Para tal, foram gravados, atra-vés de vídeo e áudio, dois cantores a interpretar pequenas frases melódicas com a intenção de expressar, isoladamente, as seis emoções básicas: alegria, tristeza, raiva, medo, surpresa e nojo. Para validar a expressividade dos canto-res, foi medida, através de eletromiografia, a atividade dos músculos faciais du-rante a performance da emoção e foram apresentadas as gravações áudio a um painel de especialistas que as caracterizaram em termos acústicos. Com base nas gravações audiovisuais dos cantores, foi criado um teste percetual no qual se pretendia que o ouvinte reconhecesse a emoção comunicada a partir apenas do áudio, apenas do vídeo, ou ambos. Comparando as respostas dadas, os re-sultados evidenciaram que o estímulo visual é mais eficaz do que o auditivo, e que a junção dos dois estímulos é a modalidade mais eficiente na perceção de emoções pelo público de uma performance de canto.
id RCAP_9a1a4913e22aa81ac6885b90d300626c
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/15874
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Perceção de emoções no canto: a importância dos estímulos auditivo e visualEnsino de músicaEmoções - CantoEstímulos auditivosEstímulos visuaisComunicação - EmoçõesInterpretação musicalEste estudo pretendeu examinar a importância dos estímulos auditivo (interpre-tação vocal do cantor) e visual (expressão facial do cantor) na perceção de emo-ções pelo público de uma performance de canto. Para tal, foram gravados, atra-vés de vídeo e áudio, dois cantores a interpretar pequenas frases melódicas com a intenção de expressar, isoladamente, as seis emoções básicas: alegria, tristeza, raiva, medo, surpresa e nojo. Para validar a expressividade dos canto-res, foi medida, através de eletromiografia, a atividade dos músculos faciais du-rante a performance da emoção e foram apresentadas as gravações áudio a um painel de especialistas que as caracterizaram em termos acústicos. Com base nas gravações audiovisuais dos cantores, foi criado um teste percetual no qual se pretendia que o ouvinte reconhecesse a emoção comunicada a partir apenas do áudio, apenas do vídeo, ou ambos. Comparando as respostas dadas, os re-sultados evidenciaram que o estímulo visual é mais eficaz do que o auditivo, e que a junção dos dois estímulos é a modalidade mais eficiente na perceção de emoções pelo público de uma performance de canto.This study aimed to analyse the importance of the auditory (singer’s vocal interpretation) and visual cues (singer’s facial expression) in the perception of emotions by the public of a singing performance. For that, two singers were recorded, through video and sound, singing little melodic phrases with the intention of expressing, separately, the six basic emotions: happiness, sadness, anger, fear, surprise and disgust. To validate the singers’ expressiveness, facial muscles’ activity was measured through electromyography during the performance of the emotion and the audio recordings were presented to a panel of specialists who acoustically characterized them. A perceptual test was made with the audiovisual recordings of the singers in which it was intended that the listener recognized the communicated expression only from the audio, or only from the video or from both. Comparing the answers of the listeners, the results showed that the visual cue is more effective than the auditory one and that the combination of both is the more efficient modality for the perception of emotions by the public of a singing performance.Universidade de Aveiro2016-07-11T15:36:31Z2015-01-01T00:00:00Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/15874porVintena, Ana Sofia Duarteinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:29:28Zoai:ria.ua.pt:10773/15874Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:51:09.353176Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Perceção de emoções no canto: a importância dos estímulos auditivo e visual
title Perceção de emoções no canto: a importância dos estímulos auditivo e visual
spellingShingle Perceção de emoções no canto: a importância dos estímulos auditivo e visual
Vintena, Ana Sofia Duarte
Ensino de música
Emoções - Canto
Estímulos auditivos
Estímulos visuais
Comunicação - Emoções
Interpretação musical
title_short Perceção de emoções no canto: a importância dos estímulos auditivo e visual
title_full Perceção de emoções no canto: a importância dos estímulos auditivo e visual
title_fullStr Perceção de emoções no canto: a importância dos estímulos auditivo e visual
title_full_unstemmed Perceção de emoções no canto: a importância dos estímulos auditivo e visual
title_sort Perceção de emoções no canto: a importância dos estímulos auditivo e visual
author Vintena, Ana Sofia Duarte
author_facet Vintena, Ana Sofia Duarte
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vintena, Ana Sofia Duarte
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de música
Emoções - Canto
Estímulos auditivos
Estímulos visuais
Comunicação - Emoções
Interpretação musical
topic Ensino de música
Emoções - Canto
Estímulos auditivos
Estímulos visuais
Comunicação - Emoções
Interpretação musical
description Este estudo pretendeu examinar a importância dos estímulos auditivo (interpre-tação vocal do cantor) e visual (expressão facial do cantor) na perceção de emo-ções pelo público de uma performance de canto. Para tal, foram gravados, atra-vés de vídeo e áudio, dois cantores a interpretar pequenas frases melódicas com a intenção de expressar, isoladamente, as seis emoções básicas: alegria, tristeza, raiva, medo, surpresa e nojo. Para validar a expressividade dos canto-res, foi medida, através de eletromiografia, a atividade dos músculos faciais du-rante a performance da emoção e foram apresentadas as gravações áudio a um painel de especialistas que as caracterizaram em termos acústicos. Com base nas gravações audiovisuais dos cantores, foi criado um teste percetual no qual se pretendia que o ouvinte reconhecesse a emoção comunicada a partir apenas do áudio, apenas do vídeo, ou ambos. Comparando as respostas dadas, os re-sultados evidenciaram que o estímulo visual é mais eficaz do que o auditivo, e que a junção dos dois estímulos é a modalidade mais eficiente na perceção de emoções pelo público de uma performance de canto.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-01-01T00:00:00Z
2015
2016-07-11T15:36:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/15874
url http://hdl.handle.net/10773/15874
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137561012076544