Reabilitação de pavimentos - Reciclagem de misturas betuminosas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://repositorio.lnec.pt:8080/jspui/handle/123456789/1005658 |
Resumo: | As técnicas mais frequentemente utilizadas para a conservação e reabilitação de pavimentos flexíveis, que representam mais de 90% da extensão da rede rodoviária nacional, compreendem a remoção de camadas betuminosas degradadas e sua substituição por novos materiais. O reaproveitamento destes materiais, designados por “Misturas betuminosas recuperadas” (MBR ou “RA Reclaimed Asphalt” na terminologia anglo-saxónica), através de reciclagem, assume atualmente um papel muito importante na construção rodoviária, proporcionando uma efetiva redução da produção de resíduos e do consumo de matérias primas. A reciclagem de misturas betuminosas compreende, genericamente, a adição de novos ligantes betuminosos (eventualmente conjugados com outros) e de novos agregados, à mistura betuminosa recuperada, tendo em vista o fabrico de uma nova mistura betuminosa - a mistura betuminosa “reciclada” -. Existem várias opções para a reciclagem de misturas betuminosas, que se podem distinguir, por exemplo, quanto ao local onde é feita a reutilização do material recuperado (“in situ” ou em central), quanto ao tipo de ligante ou quanto à temperatura de fabrico. Neste artigo abordam-se duas das técnicas de reciclagem de misturas betuminosas com maior relevância no contexto português: a reciclagem a quente em central e a reciclagem a frio “in situ”, com ligantes betuminosos (betume ou emulsão betuminosa). Apresentam-se resultados de estudos de investigação recentemente realizados e refere-se a experiência obtida através do acompanhamento de obras onde foram aplicadas estas técnicas. |
id |
RCAP_9a1c0c9f4d27f7a60bbcde75d1607133 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:123456789/1005658 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Reabilitação de pavimentos - Reciclagem de misturas betuminosasPavimentos rodoviáriosMisturas betuminosas recuperadasReciclagem de pavimentosReabilitação de pavimentosAs técnicas mais frequentemente utilizadas para a conservação e reabilitação de pavimentos flexíveis, que representam mais de 90% da extensão da rede rodoviária nacional, compreendem a remoção de camadas betuminosas degradadas e sua substituição por novos materiais. O reaproveitamento destes materiais, designados por “Misturas betuminosas recuperadas” (MBR ou “RA Reclaimed Asphalt” na terminologia anglo-saxónica), através de reciclagem, assume atualmente um papel muito importante na construção rodoviária, proporcionando uma efetiva redução da produção de resíduos e do consumo de matérias primas. A reciclagem de misturas betuminosas compreende, genericamente, a adição de novos ligantes betuminosos (eventualmente conjugados com outros) e de novos agregados, à mistura betuminosa recuperada, tendo em vista o fabrico de uma nova mistura betuminosa - a mistura betuminosa “reciclada” -. Existem várias opções para a reciclagem de misturas betuminosas, que se podem distinguir, por exemplo, quanto ao local onde é feita a reutilização do material recuperado (“in situ” ou em central), quanto ao tipo de ligante ou quanto à temperatura de fabrico. Neste artigo abordam-se duas das técnicas de reciclagem de misturas betuminosas com maior relevância no contexto português: a reciclagem a quente em central e a reciclagem a frio “in situ”, com ligantes betuminosos (betume ou emulsão betuminosa). Apresentam-se resultados de estudos de investigação recentemente realizados e refere-se a experiência obtida através do acompanhamento de obras onde foram aplicadas estas técnicas.Construção Magazine Nº 532014-01-06T13:05:57Z2014-10-09T13:24:13Z2017-04-12T14:42:15Z2013-01-01T00:00:00Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://repositorio.lnec.pt:8080/jspui/handle/123456789/1005658porAntunes, M. L.Batista, F. A.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-13T03:02:12Zoai:localhost:123456789/1005658Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:38:28.071700Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Reabilitação de pavimentos - Reciclagem de misturas betuminosas |
title |
Reabilitação de pavimentos - Reciclagem de misturas betuminosas |
spellingShingle |
Reabilitação de pavimentos - Reciclagem de misturas betuminosas Antunes, M. L. Pavimentos rodoviários Misturas betuminosas recuperadas Reciclagem de pavimentos Reabilitação de pavimentos |
title_short |
Reabilitação de pavimentos - Reciclagem de misturas betuminosas |
title_full |
Reabilitação de pavimentos - Reciclagem de misturas betuminosas |
title_fullStr |
Reabilitação de pavimentos - Reciclagem de misturas betuminosas |
title_full_unstemmed |
Reabilitação de pavimentos - Reciclagem de misturas betuminosas |
title_sort |
Reabilitação de pavimentos - Reciclagem de misturas betuminosas |
author |
Antunes, M. L. |
author_facet |
Antunes, M. L. Batista, F. A. |
author_role |
author |
author2 |
Batista, F. A. |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Antunes, M. L. Batista, F. A. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pavimentos rodoviários Misturas betuminosas recuperadas Reciclagem de pavimentos Reabilitação de pavimentos |
topic |
Pavimentos rodoviários Misturas betuminosas recuperadas Reciclagem de pavimentos Reabilitação de pavimentos |
description |
As técnicas mais frequentemente utilizadas para a conservação e reabilitação de pavimentos flexíveis, que representam mais de 90% da extensão da rede rodoviária nacional, compreendem a remoção de camadas betuminosas degradadas e sua substituição por novos materiais. O reaproveitamento destes materiais, designados por “Misturas betuminosas recuperadas” (MBR ou “RA Reclaimed Asphalt” na terminologia anglo-saxónica), através de reciclagem, assume atualmente um papel muito importante na construção rodoviária, proporcionando uma efetiva redução da produção de resíduos e do consumo de matérias primas. A reciclagem de misturas betuminosas compreende, genericamente, a adição de novos ligantes betuminosos (eventualmente conjugados com outros) e de novos agregados, à mistura betuminosa recuperada, tendo em vista o fabrico de uma nova mistura betuminosa - a mistura betuminosa “reciclada” -. Existem várias opções para a reciclagem de misturas betuminosas, que se podem distinguir, por exemplo, quanto ao local onde é feita a reutilização do material recuperado (“in situ” ou em central), quanto ao tipo de ligante ou quanto à temperatura de fabrico. Neste artigo abordam-se duas das técnicas de reciclagem de misturas betuminosas com maior relevância no contexto português: a reciclagem a quente em central e a reciclagem a frio “in situ”, com ligantes betuminosos (betume ou emulsão betuminosa). Apresentam-se resultados de estudos de investigação recentemente realizados e refere-se a experiência obtida através do acompanhamento de obras onde foram aplicadas estas técnicas. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-01-01T00:00:00Z 2013 2014-01-06T13:05:57Z 2014-10-09T13:24:13Z 2017-04-12T14:42:15Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.lnec.pt:8080/jspui/handle/123456789/1005658 |
url |
http://repositorio.lnec.pt:8080/jspui/handle/123456789/1005658 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Construção Magazine Nº 53 |
publisher.none.fl_str_mv |
Construção Magazine Nº 53 |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136868799873024 |