Jogos e simuladores no ensino da gestão e da economia em Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Carlos Pestana
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Andrade, António Manuel Valente de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.34632/investigacaoeducacional.2008.3301
Resumo: This article discusses computer-based simulations and games approaches in learning and teaching in Portuguese higher education. lnformation Technologies can be an important innovation factor in teaching and learning techniques, like the ones we observe in other human activities. Simulations and games provide a "believable" user experience, and players are like actors performing different roles for the development of criticai skills. We study how academics use different simulation-based teaching and learning approaches and how they perceive the barriers in adopting such techniques. ln order to investigate the use of different approaches we did an on-line survey for 926 Portuguese Teachers with 23.3% respondents. The findings have shown low didactic utilization, however it have also shown significant leveis of interest in the future as teachers believe in their pedagogical potential.
id RCAP_9a1e27214acc28d3c5aab25010715c92
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ucp.pt:article/3301
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Jogos e simuladores no ensino da gestão e da economia em PortugalThis article discusses computer-based simulations and games approaches in learning and teaching in Portuguese higher education. lnformation Technologies can be an important innovation factor in teaching and learning techniques, like the ones we observe in other human activities. Simulations and games provide a "believable" user experience, and players are like actors performing different roles for the development of criticai skills. We study how academics use different simulation-based teaching and learning approaches and how they perceive the barriers in adopting such techniques. ln order to investigate the use of different approaches we did an on-line survey for 926 Portuguese Teachers with 23.3% respondents. The findings have shown low didactic utilization, however it have also shown significant leveis of interest in the future as teachers believe in their pedagogical potential.As Tecnologias da Informação estimulam a percepção de que são um factor de inovação no ensino e na aprendizagem tal como o têm sido nas outras áreas de actividade humana. Esta percepção suporta-se no impacto social e económico resultante da integração sistémica das tecnologias nos planos da actividade profissional e pessoal, assim como da mudança de paradigma resultante da adequada exploração do digital face ao orgânico. As tecnologias permitem a simulação de ambientes e o desempenho de papéis facilitadores da aquisição e avaliação de competências. Este trabalho de investigação estuda o nível de utilização e identifica barreiras ao uso de jogos e de simuladores - em particular baseados em tecnologia - e a relação (in)existente entre a percepção que os docentes têm das barreiras à utilização das várias simulações e a utilização destas técnicas, no ensino nas áreas da economia e da gestão em Portugal. A metodologia adoptada suportou-se na realização de um inquérito por questionário on-line a 926 docentes do ensino superior, obtendo-se uma taxa de 23.3% de respostas. Verifica-se uma débil utilização, mas uma forte percepção na sua vantagem e receptividade à sua exploração pedagógica futura.Universidade Católica Portuguesa2008-01-01T00:00:00Zjournal articleinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://doi.org/10.34632/investigacaoeducacional.2008.3301oai:ojs.revistas.ucp.pt:article/3301Revista Portuguesa de Investigação Educacional; n. 7 (2008); 71-882182-46141645-400610.34632/investigacaoeducacional.2008.n7reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://revistas.ucp.pt/index.php/investigacaoeducacional/article/view/3301https://doi.org/10.34632/investigacaoeducacional.2008.3301https://revistas.ucp.pt/index.php/investigacaoeducacional/article/view/3301/3200Direitos de Autor (c) 2008 Carlos Pestana Lopes, António Manuel Valente de Andradehttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLopes, Carlos PestanaAndrade, António Manuel Valente de2022-05-24T16:54:44Zoai:ojs.revistas.ucp.pt:article/3301Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T14:57:50.107544Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Jogos e simuladores no ensino da gestão e da economia em Portugal
title Jogos e simuladores no ensino da gestão e da economia em Portugal
spellingShingle Jogos e simuladores no ensino da gestão e da economia em Portugal
Lopes, Carlos Pestana
title_short Jogos e simuladores no ensino da gestão e da economia em Portugal
title_full Jogos e simuladores no ensino da gestão e da economia em Portugal
title_fullStr Jogos e simuladores no ensino da gestão e da economia em Portugal
title_full_unstemmed Jogos e simuladores no ensino da gestão e da economia em Portugal
title_sort Jogos e simuladores no ensino da gestão e da economia em Portugal
author Lopes, Carlos Pestana
author_facet Lopes, Carlos Pestana
Andrade, António Manuel Valente de
author_role author
author2 Andrade, António Manuel Valente de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Carlos Pestana
Andrade, António Manuel Valente de
description This article discusses computer-based simulations and games approaches in learning and teaching in Portuguese higher education. lnformation Technologies can be an important innovation factor in teaching and learning techniques, like the ones we observe in other human activities. Simulations and games provide a "believable" user experience, and players are like actors performing different roles for the development of criticai skills. We study how academics use different simulation-based teaching and learning approaches and how they perceive the barriers in adopting such techniques. ln order to investigate the use of different approaches we did an on-line survey for 926 Portuguese Teachers with 23.3% respondents. The findings have shown low didactic utilization, however it have also shown significant leveis of interest in the future as teachers believe in their pedagogical potential.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-01-01T00:00:00Z
dc.type.driver.fl_str_mv journal article
info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.34632/investigacaoeducacional.2008.3301
oai:ojs.revistas.ucp.pt:article/3301
url https://doi.org/10.34632/investigacaoeducacional.2008.3301
identifier_str_mv oai:ojs.revistas.ucp.pt:article/3301
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ucp.pt/index.php/investigacaoeducacional/article/view/3301
https://doi.org/10.34632/investigacaoeducacional.2008.3301
https://revistas.ucp.pt/index.php/investigacaoeducacional/article/view/3301/3200
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos de Autor (c) 2008 Carlos Pestana Lopes, António Manuel Valente de Andrade
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos de Autor (c) 2008 Carlos Pestana Lopes, António Manuel Valente de Andrade
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica Portuguesa
publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica Portuguesa
dc.source.none.fl_str_mv Revista Portuguesa de Investigação Educacional; n. 7 (2008); 71-88
2182-4614
1645-4006
10.34632/investigacaoeducacional.2008.n7
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799129850812825600