Jogos e simuladores no ensino da gestão e da economia em Portugal
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.34632/investigacaoeducacional.2008.3301 |
Resumo: | This article discusses computer-based simulations and games approaches in learning and teaching in Portuguese higher education. lnformation Technologies can be an important innovation factor in teaching and learning techniques, like the ones we observe in other human activities. Simulations and games provide a "believable" user experience, and players are like actors performing different roles for the development of criticai skills. We study how academics use different simulation-based teaching and learning approaches and how they perceive the barriers in adopting such techniques. ln order to investigate the use of different approaches we did an on-line survey for 926 Portuguese Teachers with 23.3% respondents. The findings have shown low didactic utilization, however it have also shown significant leveis of interest in the future as teachers believe in their pedagogical potential. |
id |
RCAP_9a1e27214acc28d3c5aab25010715c92 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.ucp.pt:article/3301 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Jogos e simuladores no ensino da gestão e da economia em PortugalThis article discusses computer-based simulations and games approaches in learning and teaching in Portuguese higher education. lnformation Technologies can be an important innovation factor in teaching and learning techniques, like the ones we observe in other human activities. Simulations and games provide a "believable" user experience, and players are like actors performing different roles for the development of criticai skills. We study how academics use different simulation-based teaching and learning approaches and how they perceive the barriers in adopting such techniques. ln order to investigate the use of different approaches we did an on-line survey for 926 Portuguese Teachers with 23.3% respondents. The findings have shown low didactic utilization, however it have also shown significant leveis of interest in the future as teachers believe in their pedagogical potential.As Tecnologias da Informação estimulam a percepção de que são um factor de inovação no ensino e na aprendizagem tal como o têm sido nas outras áreas de actividade humana. Esta percepção suporta-se no impacto social e económico resultante da integração sistémica das tecnologias nos planos da actividade profissional e pessoal, assim como da mudança de paradigma resultante da adequada exploração do digital face ao orgânico. As tecnologias permitem a simulação de ambientes e o desempenho de papéis facilitadores da aquisição e avaliação de competências. Este trabalho de investigação estuda o nível de utilização e identifica barreiras ao uso de jogos e de simuladores - em particular baseados em tecnologia - e a relação (in)existente entre a percepção que os docentes têm das barreiras à utilização das várias simulações e a utilização destas técnicas, no ensino nas áreas da economia e da gestão em Portugal. A metodologia adoptada suportou-se na realização de um inquérito por questionário on-line a 926 docentes do ensino superior, obtendo-se uma taxa de 23.3% de respostas. Verifica-se uma débil utilização, mas uma forte percepção na sua vantagem e receptividade à sua exploração pedagógica futura.Universidade Católica Portuguesa2008-01-01T00:00:00Zjournal articleinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://doi.org/10.34632/investigacaoeducacional.2008.3301oai:ojs.revistas.ucp.pt:article/3301Revista Portuguesa de Investigação Educacional; n. 7 (2008); 71-882182-46141645-400610.34632/investigacaoeducacional.2008.n7reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://revistas.ucp.pt/index.php/investigacaoeducacional/article/view/3301https://doi.org/10.34632/investigacaoeducacional.2008.3301https://revistas.ucp.pt/index.php/investigacaoeducacional/article/view/3301/3200Direitos de Autor (c) 2008 Carlos Pestana Lopes, António Manuel Valente de Andradehttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLopes, Carlos PestanaAndrade, António Manuel Valente de2022-05-24T16:54:44Zoai:ojs.revistas.ucp.pt:article/3301Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T14:57:50.107544Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Jogos e simuladores no ensino da gestão e da economia em Portugal |
title |
Jogos e simuladores no ensino da gestão e da economia em Portugal |
spellingShingle |
Jogos e simuladores no ensino da gestão e da economia em Portugal Lopes, Carlos Pestana |
title_short |
Jogos e simuladores no ensino da gestão e da economia em Portugal |
title_full |
Jogos e simuladores no ensino da gestão e da economia em Portugal |
title_fullStr |
Jogos e simuladores no ensino da gestão e da economia em Portugal |
title_full_unstemmed |
Jogos e simuladores no ensino da gestão e da economia em Portugal |
title_sort |
Jogos e simuladores no ensino da gestão e da economia em Portugal |
author |
Lopes, Carlos Pestana |
author_facet |
Lopes, Carlos Pestana Andrade, António Manuel Valente de |
author_role |
author |
author2 |
Andrade, António Manuel Valente de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lopes, Carlos Pestana Andrade, António Manuel Valente de |
description |
This article discusses computer-based simulations and games approaches in learning and teaching in Portuguese higher education. lnformation Technologies can be an important innovation factor in teaching and learning techniques, like the ones we observe in other human activities. Simulations and games provide a "believable" user experience, and players are like actors performing different roles for the development of criticai skills. We study how academics use different simulation-based teaching and learning approaches and how they perceive the barriers in adopting such techniques. ln order to investigate the use of different approaches we did an on-line survey for 926 Portuguese Teachers with 23.3% respondents. The findings have shown low didactic utilization, however it have also shown significant leveis of interest in the future as teachers believe in their pedagogical potential. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-01-01T00:00:00Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
journal article info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.34632/investigacaoeducacional.2008.3301 oai:ojs.revistas.ucp.pt:article/3301 |
url |
https://doi.org/10.34632/investigacaoeducacional.2008.3301 |
identifier_str_mv |
oai:ojs.revistas.ucp.pt:article/3301 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ucp.pt/index.php/investigacaoeducacional/article/view/3301 https://doi.org/10.34632/investigacaoeducacional.2008.3301 https://revistas.ucp.pt/index.php/investigacaoeducacional/article/view/3301/3200 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos de Autor (c) 2008 Carlos Pestana Lopes, António Manuel Valente de Andrade http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos de Autor (c) 2008 Carlos Pestana Lopes, António Manuel Valente de Andrade http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica Portuguesa |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica Portuguesa |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Portuguesa de Investigação Educacional; n. 7 (2008); 71-88 2182-4614 1645-4006 10.34632/investigacaoeducacional.2008.n7 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799129850812825600 |