As competências do professor de educação física como treinador do desporto escolar
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/9582 |
Resumo: | A crescente participação no desporto exigiu uma evolução significativa nas diferentes áreas e disciplinas que o contemplam – pedagogia do desporto, psicologia do desporto e coaching desportivo. Ao professor, é-lhe exigido um conhecimento multidisciplinar e científico, na sua modalidade desportiva, bem como, no que concerne ao específico domínio do campo escolar do nosso estudo – desporto escolar. O nosso professor, tendo como atuação dois campos distinto, a escola e a competição, encara um novo dilema que deverá ser estudado para se apurar novas estratégias e dinâmicas de formação destes profissionais. Assim, estudando a atualidade neste vasto campo, propomos com o nosso estudo apurar a atuação do nosso professor de educação física como treinador do desporto escolar para abrir novos caminhos para a sua formação e exigências da atual comunidade escolar. O nosso tema de investigação enquadra-se na questão “Quais as qualidades, mais valorizadas nos professores/treinadores do desporto escolar, na perspectiva do professor de educação física?”. Assim, para dar resposta a esta questão utilizamos uma amostra de 117 indivíduos, amostra de conveniência, dos quais 90 são do género masculino e 27 do género feminino. A recolha de dados foi efetuada através de um questionário “Perceções sobre qualidades de um Bom Treinador” (cf. anexo I) realizado no Google Questionários e enviado “online” por “email” - correio pessoal na internet, com 20 itens, utilizando uma escala de Likert (Likert, 1961) onde: 1 – Discordo Totalmente; 2 – Discordo; 3 – Indiferente; 4 – Concordo; 5 – Concordo Totalmente. Das percepções mais pertinentes, destacam-se os treinadores do desporto escolar sem cargos no desporto federado apresentam scores de coaching mais elevados do que os treinadores que desempenham cargos. As diferenças observadas foram estatisticamente significativas (U = 1758,5; W = 4839,5; p = 0,047).Os treinadores do desporto escolar sem cargos no desporto federado apresentam scores de gestão psicológica mais elevados do que os treinadores que desempenham cargos. As diferenças encontradas foram estatisticamente significativas (U = 1858,5; W = 4784,5; p = 0,011). Os treinadores com mais anos de experiência apresentam scores de coaching mais elevados do que os treinadores com menos anos de experiência. As diferenças encontradas foram estatisticamente significativas (U = 1801; W = 2504; p = 0,025).Os treinadores com mais anos de experiência apresentam scores de gestão psicológica mais elevados do que os treinadores com menos anos de experiência. Considerando um nível de significância de 0,075, as diferenças encontradas foram estatisticamente significativas (U = 1667; W = 22297; p = 0,074). Os treinadores/praticantes da modalidade apresentam scores de coaching mais elevados do que os treinadores/não praticantes da modalidade. Considerando um nível de significância de 0,075, as diferenças encontradas foram estatisticamente significativas (U = 159,5; W = 195,5; p = 0,07). Perante os dados apresentados, podemos concluir que o fator mais valorizado pelos professores de educação física, na seguinte condição, sem cargos no desporto federado, treinadores com mais anos de experiência, treinadores/praticantes da modalidade é o Coaching Desportivo. Essas emoções positivas “(…) possuem como função o alargamento do campo da consciência e, consequentemente, das possibilidades de pensamento e ação das pessoas” (Neto L. et Marujo, H., 2011: 442; Alves, 2000:133; Whitmore, 2006:3; Hodge et al, 2014; Chan & Mallett de 2011). E ainda, o fator da Gestão Psicológica foi valorizado pelos professores de educação física, nas seguintes condições, sem cargos no desporto federado, treinadores com mais anos de experiência, treinadores com o Curso de Treinadores Nível /Grau 2. Os treinadores efectivos de maior experiência do processo de treino assumem como (Mesquita, 2005; Salmela e Moraes, 2003; Hoover-Dempsey & Sandler, 2005; Bento, 2004; Sarmento, 2012; Brustad, 1992; Smoll, 2001) os scores mais altos deste fator. |
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As competências do professor de educação física como treinador do desporto escolarCoaching DesportivoGestão PsicológicaPedagogia do TreinoTreinador do Desporto EscolarDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências do DesportoA crescente participação no desporto exigiu uma evolução significativa nas diferentes áreas e disciplinas que o contemplam – pedagogia do desporto, psicologia do desporto e coaching desportivo. Ao professor, é-lhe exigido um conhecimento multidisciplinar e científico, na sua modalidade desportiva, bem como, no que concerne ao específico domínio do campo escolar do nosso estudo – desporto escolar. O nosso professor, tendo como atuação dois campos distinto, a escola e a competição, encara um novo dilema que deverá ser estudado para se apurar novas estratégias e dinâmicas de formação destes profissionais. Assim, estudando a atualidade neste vasto campo, propomos com o nosso estudo apurar a atuação do nosso professor de educação física como treinador do desporto escolar para abrir novos caminhos para a sua formação e exigências da atual comunidade escolar. O nosso tema de investigação enquadra-se na questão “Quais as qualidades, mais valorizadas nos professores/treinadores do desporto escolar, na perspectiva do professor de educação física?”. Assim, para dar resposta a esta questão utilizamos uma amostra de 117 indivíduos, amostra de conveniência, dos quais 90 são do género masculino e 27 do género feminino. A recolha de dados foi efetuada através de um questionário “Perceções sobre qualidades de um Bom Treinador” (cf. anexo I) realizado no Google Questionários e enviado “online” por “email” - correio pessoal na internet, com 20 itens, utilizando uma escala de Likert (Likert, 1961) onde: 1 – Discordo Totalmente; 2 – Discordo; 3 – Indiferente; 4 – Concordo; 5 – Concordo Totalmente. Das percepções mais pertinentes, destacam-se os treinadores do desporto escolar sem cargos no desporto federado apresentam scores de coaching mais elevados do que os treinadores que desempenham cargos. As diferenças observadas foram estatisticamente significativas (U = 1758,5; W = 4839,5; p = 0,047).Os treinadores do desporto escolar sem cargos no desporto federado apresentam scores de gestão psicológica mais elevados do que os treinadores que desempenham cargos. As diferenças encontradas foram estatisticamente significativas (U = 1858,5; W = 4784,5; p = 0,011). Os treinadores com mais anos de experiência apresentam scores de coaching mais elevados do que os treinadores com menos anos de experiência. As diferenças encontradas foram estatisticamente significativas (U = 1801; W = 2504; p = 0,025).Os treinadores com mais anos de experiência apresentam scores de gestão psicológica mais elevados do que os treinadores com menos anos de experiência. Considerando um nível de significância de 0,075, as diferenças encontradas foram estatisticamente significativas (U = 1667; W = 22297; p = 0,074). Os treinadores/praticantes da modalidade apresentam scores de coaching mais elevados do que os treinadores/não praticantes da modalidade. Considerando um nível de significância de 0,075, as diferenças encontradas foram estatisticamente significativas (U = 159,5; W = 195,5; p = 0,07). Perante os dados apresentados, podemos concluir que o fator mais valorizado pelos professores de educação física, na seguinte condição, sem cargos no desporto federado, treinadores com mais anos de experiência, treinadores/praticantes da modalidade é o Coaching Desportivo. Essas emoções positivas “(…) possuem como função o alargamento do campo da consciência e, consequentemente, das possibilidades de pensamento e ação das pessoas” (Neto L. et Marujo, H., 2011: 442; Alves, 2000:133; Whitmore, 2006:3; Hodge et al, 2014; Chan & Mallett de 2011). E ainda, o fator da Gestão Psicológica foi valorizado pelos professores de educação física, nas seguintes condições, sem cargos no desporto federado, treinadores com mais anos de experiência, treinadores com o Curso de Treinadores Nível /Grau 2. Os treinadores efectivos de maior experiência do processo de treino assumem como (Mesquita, 2005; Salmela e Moraes, 2003; Hoover-Dempsey & Sandler, 2005; Bento, 2004; Sarmento, 2012; Brustad, 1992; Smoll, 2001) os scores mais altos deste fator.Increasing participation in sport required significant developments in the different areas and disciplines that include - sports education, sports psychology and sports coaching. The teacher, a multidisciplinary and scientific knowledge-it is required in their sport and, as regards the specific field of school field of our study - school sports. Our teacher, whose performance two distinct fields, the school and the competition, faces a new dilemma that should be studied to determine new strategies and dynamic training of these professionals. Thus, studying the present in this vast field, we propose with our study to ascertain the performance of our physical education teacher and coach school sports to break new ground for their training and requirements of the current school community. Our research topic is part of the question "What are the qualities most valued in teachers / school sports coaches, in view of the physical education teacher?". So to answer this question we used a sample of 117 individuals, convenience sample, of which 90 are of males and 27 females. Data collection was conducted through a questionnaire "Perceptions about qualities of a Good Coach" (see Annex I) performed on Google and Questionnaires sent "online" with "email" - personal mail on the Internet, with 20 items, using a Likert scale (Likert, 1961) where: 1 - Strongly Disagree; 2 - I disagree; 3 - Indifferent; 4 - I agree; 5 - Agree. The most relevant insights, we highlight the coaches of school sports without charge in federated sport have higher coaching scores than the coaches who play positions. The differences were statistically significant (U = 1758.5; W = 4839.5; p = 0.047) .The coaches school sports without charge in federated sport have higher psychological management scores than the coaches who play positions. The differences were statistically significant (U = 1858.5; W = 4784.5; p = 0.011). Coaches with more years of experience have higher coaching scores than coaches with fewer years of experience. The differences were statistically significant (U = 1801, W = 2504, p = 0.025) .The coaches with more years of experience have higher psychological management scores than coaches with fewer years of experience. Considering a significance level of 0.075, the differences were statistically significant (U = 1667, W = 22297; p = 0.074). Coaches / mode practitioners have higher coaching scores than the coaches / not practicing the sport. Considering a significance level of 0.075, the differences were statistically significant (U = 159.5; W = 195.5, p = 0.07). In view of the data presented, we conclude that the most valued factor by physical education teachers, the following condition without positions in federated sport, coaches with more years of experience, trainers / practitioners mode is the Sport Coaching. These positive emotions "(...) have the function of extending awareness course and consequently the possibilities of thought and action of the people" (Neto L. et Marujo, H. 2011: 442; Alves, 2000: 133; Whitmore , 2006: 3; Hodge et al, 2014; Chan & Mallett 2011). And yet, the Psychological Management factor was valued by physical education teachers, the following conditions without positions in federated sport, coaches with more years of experience, coaches with the Coaches Course Level / Grade 2. Effective trainers more experience the training process take as (Mesquita, 2005; Salmela and Moraes, 2003; Hoover-Dempsey & Sandler, 2005; Benedict, 2004; Sarmento, 2012; Brustad, 1992; Smoll, 2001) the highest scores of this factor.Martins, Júlio Manuel CardosouBibliorumCruz, Ana Augusta de Barros Gonçalves Saraiva Matos da2020-02-26T17:01:18Z2016-11-222016-10-72016-11-22T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/9582TID:202330389porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:50:53Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/9582Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:49:46.092266Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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