Plano de Mobilidade Empresarial da Câmara Municipal do Porto
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/9773 |
Resumo: | A cidade é uma das mais dinâmicas criações da humanidade. O desenvolvimento urbano permite concretizar e satisfazer as necessidades da população. A mobilidade favorece a qualidade da cidade pelo seu contributo para uma maior equidade social e melhoria ambiental. O uso excessivo do transporte particular concretiza-se em consequências graves na degradação da qualidade de vida dos cidadãos, concretizada em situações de congestionamento, estacionamento ilegal, decréscimo de condições de segurança rodoviária bem como no aumento da poluição atmosférica e sonora. É impreterível, atualmente existir uma mudança comportamental. É nesse sentido que se insere o presente relatório de estágio, realizado no âmbito da unidade curricular DIPRE (Dissertação/Projecto/Estágio) lecionada no Mestrado em Engenharia Civil – Infraestruturas do Instituto Superior de Engenharia do Porto. O estágio curricular, desenvolvido na Divisão Municipal de Gestão da Mobilidade e Tráfego, teve como objeto de estudo o movimento pendular (casa-trabalho-casa) dos colaboradores da Câmara Municipal do Porto (CMP), apresentando alternativas sustentáveis de transporte bem como medidas a adoptar pela CMP de forma a induzir aos seus colaboradores uma mudança comportamental. De forma sucinta pode-se afirmar que um Plano de Mobilidade Empresarial é composto por medidas integradas para promover deslocações sustentáveis e, consequentemente, arrecadar benefícios para a organização, para os colaboradores e genericamente para a região. Dentro das medidas promovidas ao longo deste documento destacam-se o carpooling, a gestão do estacionamento, o incentivo ao uso dos transportes públicos e o incentivo ao uso dos modos suaves (bicicleta e a pé). É uma questão do uso racional do espaço urbano, de cidadania, de sustentabilidade. Todavia nem todos estão suscetíveis à mudança, uma vez que a cultura favorável aos motorizados individuais está muito enraizada na sociedade portuguesa. A mobilidade sustentável deve ser trabalhada como um produto a ser assumido, com marketing individual. |
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Plano de Mobilidade Empresarial da Câmara Municipal do PortoPlano de mobilidade empresarialGestão da mobilidadeMobilidade sustentávelMovimento pendularInquérito à mobilidadeCorporate Mobility PlanMobility ManagementSustainable MobilityPendular MovementMobility SurveyInfraestruturasA cidade é uma das mais dinâmicas criações da humanidade. O desenvolvimento urbano permite concretizar e satisfazer as necessidades da população. A mobilidade favorece a qualidade da cidade pelo seu contributo para uma maior equidade social e melhoria ambiental. O uso excessivo do transporte particular concretiza-se em consequências graves na degradação da qualidade de vida dos cidadãos, concretizada em situações de congestionamento, estacionamento ilegal, decréscimo de condições de segurança rodoviária bem como no aumento da poluição atmosférica e sonora. É impreterível, atualmente existir uma mudança comportamental. É nesse sentido que se insere o presente relatório de estágio, realizado no âmbito da unidade curricular DIPRE (Dissertação/Projecto/Estágio) lecionada no Mestrado em Engenharia Civil – Infraestruturas do Instituto Superior de Engenharia do Porto. O estágio curricular, desenvolvido na Divisão Municipal de Gestão da Mobilidade e Tráfego, teve como objeto de estudo o movimento pendular (casa-trabalho-casa) dos colaboradores da Câmara Municipal do Porto (CMP), apresentando alternativas sustentáveis de transporte bem como medidas a adoptar pela CMP de forma a induzir aos seus colaboradores uma mudança comportamental. De forma sucinta pode-se afirmar que um Plano de Mobilidade Empresarial é composto por medidas integradas para promover deslocações sustentáveis e, consequentemente, arrecadar benefícios para a organização, para os colaboradores e genericamente para a região. Dentro das medidas promovidas ao longo deste documento destacam-se o carpooling, a gestão do estacionamento, o incentivo ao uso dos transportes públicos e o incentivo ao uso dos modos suaves (bicicleta e a pé). É uma questão do uso racional do espaço urbano, de cidadania, de sustentabilidade. Todavia nem todos estão suscetíveis à mudança, uma vez que a cultura favorável aos motorizados individuais está muito enraizada na sociedade portuguesa. A mobilidade sustentável deve ser trabalhada como um produto a ser assumido, com marketing individual.The city is one of the most dynamic creations of mankind. The urban development allows us to achieve and meet the population's needs. Moreover the mobility enhances the quality of a city by its contribution to a greater social equity and environmental improvement. The excessive use of private transportation has a serious impact on the degradation of the quality of life, embodied in traffic congestions, illegal parking, decrease of road safety conditions as well as increased air and noise pollution. Nowadays it is imperative to adopt a behavioral change. Addressing the above, this internship report is carried out under the course DIPRE (Dissertation/project/Intership) taught in the Master program in Civil Engineering - Infrastructures of ISEP - Instituto Superior de Engenharia do Porto. This curricular internship was completed at the Divisão Municipal de Gestão da Mobilidade e Tráfego and had as study object the pendular movement (homework-home) of the Câmara Municipal do Porto (CMP) employees, presenting sustainable transportation alternatives and measures to be adopted by the CMP in order to stimulate a behavioral change of their employees. In a concise manner one might say that the Corporate Mobility Plan comprises integrated measures to promote sustainable movements and, consequently, benefits for the organization, for the employees and extensively to the region. Within the measures promoted throughout this report the most relevant are the carpooling, the parking management, the encouragement of the use of public transportation and soft modes (cycling and walking). It is a matter of rational use of the urban space, citizenship and sustainability. However, not everyone is susceptible to change as the use of private motorized transport is culturally very rooted in the Portuguese society. The sustainable mobility must be addressed as a product (behavior) to be adopted with an individual marketing.Jacob, Ângelo Manuel GonçalvesRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoAlmeida, Mariana Sofia Brito Pedrosa de2017-03-30T14:38:31Z20162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/9773TID:201672480porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:51:13Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/9773Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:30:16.660967Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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