A Jornada de um Peão - Uma curta-metragem usando Machinima

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Serafim, André Honorato Carrasco
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/82929
Resumo: Dissertação de Mestrado em Design e Multimédia apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia
id RCAP_9a31d37fdfc9c2fe54ef4839cbe99e12
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/82929
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A Jornada de um Peão - Uma curta-metragem usando MachinimaA Pawn's Journey - A short-animated filme using Machinimanovos médiamachinimacaptura de ecrãmodsvideojogosnew mediamachinimascreen capturemodsvideogamesDissertação de Mestrado em Design e Multimédia apresentada à Faculdade de Ciências e TecnologiaEsta dissertação está relacionada com a criação de uma curta-metragem animada usando machinima como principal forma de animação. Numa vertente pedagógica, esperou-se desta experiência o ganho de conhecimentos criativos, técnicos e analíticos na área dos novos média, mais propriamente na produção de uma animação e tudo o que esta envolve. Por outro lado, através da prática de machinima, pretendemos usufruir de uma ferramenta de animação acessível para a realização de um trabalho original, produzido por um único individuo e sem financiamento exterior. Machinima nasceu da usufruição de produção de imagens em tempo real, proporcionada pelos primeiros motores de jogo 3D, para a criação de vídeos. Apesar de nos seus tempos primordiais ter tido mais possibilidades em ser estabelecido como um média único devido às práticas da altura, hoje é visto maioritariamente como uma ferramenta de baixos custos para produção em massa de vídeos de animação 3D. Grande parte dos vídeos de machinima produzidos têm uma forte ligação com o contexto dos ambientes virtuais onde foram criados, e consequentemente chamam mais a atenção de comunidades de jogadores. Tendo esta realidade em mente, o produto com o qual esta dissertação está relacionada foi concebido com o intuito de tornar mais ambígua as dependências de contexto entre si e o ambiente virtual onde criado. O filme produzido trata-se de uma adaptação do livro Alice Through theLooking Glass de Lewis Carrol. A forte ligação da história com o típico jogo de xadrez, encontrada no livro, foi a principal característica usada como ponto de partida para a criação do produto final.This dissertation is related to the creation of an animated short flm usingmachinima as the main form of animation. On a pedagogical side, weexpected from this experience the gain of creative, technical and analytical knowledge in the area of the new media, more properly in the production of ananimation and all that it involves. On the other hand, through the practice of machinima, we intend to use an accessible animation tool to perform an original work, produced by a single individual and without external financing.Machinima was born from the use of real-time image production, provided by 3D gaming engines, for video creation. Despite its initial times where it was more possible to be established as a unique media format due to its practices at the time, today it is seen mostly as a low cost tool for 3D animation video mass production.The majority of machinima videos produced have a strong connection with the context of the virtual environments where they were created, and consequently call more the attention of communities of players. With this reality in mind, the product with which this dissertation is related was conceived in order to make more ambiguous the dependencies of context between itself and the virtual environment where it was created.The film produced is an adaptation of Lewis Carroll’s book Alice Throughthe Looking Glass. A strong connection of history with the typical game of chess, found in the book, was a main characteristic used as the starting point for the creation of the final product.2017-09-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/82929http://hdl.handle.net/10316/82929TID:202120899porSerafim, André Honorato Carrascoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-05-25T02:39:39Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/82929Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:04:46.589508Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A Jornada de um Peão - Uma curta-metragem usando Machinima
A Pawn's Journey - A short-animated filme using Machinima
title A Jornada de um Peão - Uma curta-metragem usando Machinima
spellingShingle A Jornada de um Peão - Uma curta-metragem usando Machinima
Serafim, André Honorato Carrasco
novos média
machinima
captura de ecrã
mods
videojogos
new media
machinima
screen capture
mods
videogames
title_short A Jornada de um Peão - Uma curta-metragem usando Machinima
title_full A Jornada de um Peão - Uma curta-metragem usando Machinima
title_fullStr A Jornada de um Peão - Uma curta-metragem usando Machinima
title_full_unstemmed A Jornada de um Peão - Uma curta-metragem usando Machinima
title_sort A Jornada de um Peão - Uma curta-metragem usando Machinima
author Serafim, André Honorato Carrasco
author_facet Serafim, André Honorato Carrasco
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Serafim, André Honorato Carrasco
dc.subject.por.fl_str_mv novos média
machinima
captura de ecrã
mods
videojogos
new media
machinima
screen capture
mods
videogames
topic novos média
machinima
captura de ecrã
mods
videojogos
new media
machinima
screen capture
mods
videogames
description Dissertação de Mestrado em Design e Multimédia apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-09-08
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/82929
http://hdl.handle.net/10316/82929
TID:202120899
url http://hdl.handle.net/10316/82929
identifier_str_mv TID:202120899
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133939719208960