Um olhar sobre o Processo de RVCC nível básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teresa, Maria João Patinha Felicio, 1981-
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/7696
Resumo: Trabalho de projeto de mestrado, Ciências da Educação (Formação de Adultos), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2012
id RCAP_9a62cfd3db475a0df987dc48d9359478
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/7696
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Um olhar sobre o Processo de RVCC nível básicoFormação de adultos - PortugalProcesso de RVCC (Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências)Trabalhos de projecto de mestrado - 2012Trabalho de projeto de mestrado, Ciências da Educação (Formação de Adultos), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2012O presente trabalho centra-se na exploração do campo de educação e formação de adultos pouco escolarizados. O trabalho tem por base uma análise reflexiva sobre a evolução da educação e formação de adultos ao longo do tempo, os seus diferentes contextos e práticas, as perspetivas em que assentam as metodologias de reconhecimento de adquiridos experienciais e o papel do Profissional de RVC. Procurou-se fazer um balanço reflexivo sobre a prática deste interveniente no Centro Novas Oportunidades, o que originou a construção de um projeto de intervenção visando a alteração da metodologia adotada no processo de RVCC de nível básico. O projeto teve como principais objetivos: a distinção da etapa de Reconhecimento e a de Formação Complementar de forma a incrementar o balanço de competências; potenciar no adulto uma maior consciência das suas competências e das áreas onde necessita de formação para o nível de certificação a atingir; agilizar o Processo em termos rentabilização e otimização de recursos humanos (formadores) e do tempo de duração do Processo; agilizar o diagnóstico de necessidades de formação complementar. Com vista a atingir estes objetivos foi alterado o número de sessões de reconhecimento das quatro áreas de competência-chave e os instrumentos de mediação utilizados nas sessões coletivas. Esta alteração permitiu atingir os objetivos propostos.The present work focuses on exploring the field of adult education and training of people with poor schooling skills. The work is based on a reflective analysis of the development of adult education and training over time, its different contexts and practices, the perspectives in which the methodologies for recognition of acquired experience are based and the professional role of the RVC trainer. We tried to make a reflexive swing on the practice of intervening in the New Opportunities Centre which gave rise to the construction of an intervention project aimed at changing the methodology adopted in the basic level of the RVCC process. The project had as main objectives: the distinction and recognition of further training in order to improve the assessment of competences and the increase in adult awareness of their competences and of the areas where they need training to achieve their goals; make the process more effective in terms of monetization and optimization of human resources (trainers) and the duration of the process and speed up the diagnosis of further training needs. In order to achieve these goals the number of sessions for the recognition of the four key areas of expertise and the mediation instruments used in collective sessions have changed. This amendment has been effective in achieving the proposed objectives.Alves, Natália, 1958-Repositório da Universidade de LisboaTeresa, Maria João Patinha Felicio, 1981-2013-02-08T15:21:42Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/7696porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:51:07Zoai:repositorio.ul.pt:10451/7696Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:32:27.604713Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Um olhar sobre o Processo de RVCC nível básico
title Um olhar sobre o Processo de RVCC nível básico
spellingShingle Um olhar sobre o Processo de RVCC nível básico
Teresa, Maria João Patinha Felicio, 1981-
Formação de adultos - Portugal
Processo de RVCC (Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências)
Trabalhos de projecto de mestrado - 2012
title_short Um olhar sobre o Processo de RVCC nível básico
title_full Um olhar sobre o Processo de RVCC nível básico
title_fullStr Um olhar sobre o Processo de RVCC nível básico
title_full_unstemmed Um olhar sobre o Processo de RVCC nível básico
title_sort Um olhar sobre o Processo de RVCC nível básico
author Teresa, Maria João Patinha Felicio, 1981-
author_facet Teresa, Maria João Patinha Felicio, 1981-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Alves, Natália, 1958-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Teresa, Maria João Patinha Felicio, 1981-
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de adultos - Portugal
Processo de RVCC (Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências)
Trabalhos de projecto de mestrado - 2012
topic Formação de adultos - Portugal
Processo de RVCC (Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências)
Trabalhos de projecto de mestrado - 2012
description Trabalho de projeto de mestrado, Ciências da Educação (Formação de Adultos), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2012
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2012-01-01T00:00:00Z
2013-02-08T15:21:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/7696
url http://hdl.handle.net/10451/7696
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134217244770304