Alterações Neurocognitivas em Crianças e Jovens Adultos com Cardiopatias Congénitas Revisão Sistemática da Literatura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Sónia Alexandra Silva
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11816/3368
Resumo: As cardiopatias congénitas (CC) são anomalias morfológicas do coração e resultam de um desenvolvimento anómalo do feto.1,2 Em regra, estas irregularidades cromossomáticas têm na sua etiologia fatores genéticos e ambientais.3 As CC provocam uma circulação sanguínea fetal irregular, essencialmente no que respeita à distribuição e/ou privação de oxigénio, condição que influencia o bom desenvolvimento cerebral, que poderão ser preditores de anomalias no desenvolvimento neurocognitivo a longo prazo. Na literatura encontramos alguns consensos e convergências, no que respeita aos domínios neurocognitivos mais afetados pela existência de cardiopatia congénita. A linguagem, as capacidades visuoespaciais, as funções executivas, a atenção, a memória e as funções sensoriomotoras são os domínios cognitivos mais representados nos estudos avaliados e selecionados para este trabalho. 4,5,6,7,8 Procuramos neste estudo sistematizar o estado da arte sobre a relação entre cardiopatia congénita e alterações neurocognitivas, analisando as implicações desta patologia no desenvolvimento e identificando os domínios mais afetados e as limitações associadas. Esta dissertação consiste na realização de um artigo para submissão e publicação subordinado ao tema: Alterações Neurocognitivas em Crianças e Jovens Adultos com Cardiopatias Congénitas.
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