Aprender Matemática com recursos digitais: O Hypatiamat na CIM do Ave
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/28798 |
Resumo: | O Programa Nacional de Promoção de Sucesso Escolar (PNPSE) no âmbito das suas competências de acompanhamento, articulação e avaliação das medidas de melhoria da qualidade do sucesso escolar desenvolvidas pelas Escolas, municípios e CIM decidiu estudar o impacto da utilização da plataforma Hypatiamat nos resultados das Provas de Aferição, no ano letivo de 2018/19, num universo que engloba mais de metade dos alunos do 2.º ano das escolas da CIM do Ave. Foi constatada a existência de três grupos de escolas de acordo com o grau de intensidade das App Hypatiamat: i) turmas onde não existiu intervenção Hypatiamat (‘nãoHypat’); ii) turmas nas quais se registou fraca utilização das app Hypatiamat (‘HypatApps−’) e iii) turmas onde se encontrou uma utilização pelo menos moderada das app Hypatiamat, englobando registos de uso moderado, forte ou muito forte (‘HypatApps+’). Os resultados obtidos registam diferenças estatisticamente significativas no resultado global e em todos os domínios da Prova de Aferição de Matemática entre o grupo de turmas ‘HypatApps+’ e os grupos ‘HypatApps-’/‘nãoHypat’ (F=3.963; df=2;214; p=0.020). Conclui-se assim que a utilização intencional e com maior intensidade da plataforma Hypatiamat pelos professores de determinadas turmas parece ter permitido uma melhoria da qualidade dos resultados em Matemática dos alunos que as frequentaram. |
id |
RCAP_9a66389de3cabfbbcf3d7d2fcb12e4f8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/28798 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Aprender Matemática com recursos digitais: O Hypatiamat na CIM do AveAprender Matemática, Sucesso escolar Hypatiamat,O Programa Nacional de Promoção de Sucesso Escolar (PNPSE) no âmbito das suas competências de acompanhamento, articulação e avaliação das medidas de melhoria da qualidade do sucesso escolar desenvolvidas pelas Escolas, municípios e CIM decidiu estudar o impacto da utilização da plataforma Hypatiamat nos resultados das Provas de Aferição, no ano letivo de 2018/19, num universo que engloba mais de metade dos alunos do 2.º ano das escolas da CIM do Ave. Foi constatada a existência de três grupos de escolas de acordo com o grau de intensidade das App Hypatiamat: i) turmas onde não existiu intervenção Hypatiamat (‘nãoHypat’); ii) turmas nas quais se registou fraca utilização das app Hypatiamat (‘HypatApps−’) e iii) turmas onde se encontrou uma utilização pelo menos moderada das app Hypatiamat, englobando registos de uso moderado, forte ou muito forte (‘HypatApps+’). Os resultados obtidos registam diferenças estatisticamente significativas no resultado global e em todos os domínios da Prova de Aferição de Matemática entre o grupo de turmas ‘HypatApps+’ e os grupos ‘HypatApps-’/‘nãoHypat’ (F=3.963; df=2;214; p=0.020). Conclui-se assim que a utilização intencional e com maior intensidade da plataforma Hypatiamat pelos professores de determinadas turmas parece ter permitido uma melhoria da qualidade dos resultados em Matemática dos alunos que as frequentaram.NORTE 2020 EDUCAÇÃO PARA TODOS, Nº 142021-01-25T12:05:16Z2021-01-252020-09-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/28798http://hdl.handle.net/10174/28798porndndndndndndBoletim de Informação dos Planos Integrados e Inovadores de Combate ao Insucesso Escolar229Verdasca, JoséNeves, AnaFonseca, HelenaFateixa, JoséProcópio, MartaMagro-C, Teodolindainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:25:35Zoai:dspace.uevora.pt:10174/28798Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:18:42.280075Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aprender Matemática com recursos digitais: O Hypatiamat na CIM do Ave |
title |
Aprender Matemática com recursos digitais: O Hypatiamat na CIM do Ave |
spellingShingle |
Aprender Matemática com recursos digitais: O Hypatiamat na CIM do Ave Verdasca, José Aprender Matemática, Sucesso escolar Hypatiamat, |
title_short |
Aprender Matemática com recursos digitais: O Hypatiamat na CIM do Ave |
title_full |
Aprender Matemática com recursos digitais: O Hypatiamat na CIM do Ave |
title_fullStr |
Aprender Matemática com recursos digitais: O Hypatiamat na CIM do Ave |
title_full_unstemmed |
Aprender Matemática com recursos digitais: O Hypatiamat na CIM do Ave |
title_sort |
Aprender Matemática com recursos digitais: O Hypatiamat na CIM do Ave |
author |
Verdasca, José |
author_facet |
Verdasca, José Neves, Ana Fonseca, Helena Fateixa, José Procópio, Marta Magro-C, Teodolinda |
author_role |
author |
author2 |
Neves, Ana Fonseca, Helena Fateixa, José Procópio, Marta Magro-C, Teodolinda |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Verdasca, José Neves, Ana Fonseca, Helena Fateixa, José Procópio, Marta Magro-C, Teodolinda |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprender Matemática, Sucesso escolar Hypatiamat, |
topic |
Aprender Matemática, Sucesso escolar Hypatiamat, |
description |
O Programa Nacional de Promoção de Sucesso Escolar (PNPSE) no âmbito das suas competências de acompanhamento, articulação e avaliação das medidas de melhoria da qualidade do sucesso escolar desenvolvidas pelas Escolas, municípios e CIM decidiu estudar o impacto da utilização da plataforma Hypatiamat nos resultados das Provas de Aferição, no ano letivo de 2018/19, num universo que engloba mais de metade dos alunos do 2.º ano das escolas da CIM do Ave. Foi constatada a existência de três grupos de escolas de acordo com o grau de intensidade das App Hypatiamat: i) turmas onde não existiu intervenção Hypatiamat (‘nãoHypat’); ii) turmas nas quais se registou fraca utilização das app Hypatiamat (‘HypatApps−’) e iii) turmas onde se encontrou uma utilização pelo menos moderada das app Hypatiamat, englobando registos de uso moderado, forte ou muito forte (‘HypatApps+’). Os resultados obtidos registam diferenças estatisticamente significativas no resultado global e em todos os domínios da Prova de Aferição de Matemática entre o grupo de turmas ‘HypatApps+’ e os grupos ‘HypatApps-’/‘nãoHypat’ (F=3.963; df=2;214; p=0.020). Conclui-se assim que a utilização intencional e com maior intensidade da plataforma Hypatiamat pelos professores de determinadas turmas parece ter permitido uma melhoria da qualidade dos resultados em Matemática dos alunos que as frequentaram. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-09-01T00:00:00Z 2021-01-25T12:05:16Z 2021-01-25 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/28798 http://hdl.handle.net/10174/28798 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/28798 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
nd nd nd nd nd nd Boletim de Informação dos Planos Integrados e Inovadores de Combate ao Insucesso Escolar 229 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
NORTE 2020 EDUCAÇÃO PARA TODOS, Nº 14 |
publisher.none.fl_str_mv |
NORTE 2020 EDUCAÇÃO PARA TODOS, Nº 14 |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1817550705987158016 |