Aprender Matemática com recursos digitais: O Hypatiamat na CIM do Ave

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Verdasca, José
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Neves, Ana, Fonseca, Helena, Fateixa, José, Procópio, Marta, Magro-C, Teodolinda
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/28798
Resumo: O Programa Nacional de Promoção de Sucesso Escolar (PNPSE) no âmbito das suas competências de acompanhamento, articulação e avaliação das medidas de melhoria da qualidade do sucesso escolar desenvolvidas pelas Escolas, municípios e CIM decidiu estudar o impacto da utilização da plataforma Hypatiamat nos resultados das Provas de Aferição, no ano letivo de 2018/19, num universo que engloba mais de metade dos alunos do 2.º ano das escolas da CIM do Ave. Foi constatada a existência de três grupos de escolas de acordo com o grau de intensidade das App Hypatiamat: i) turmas onde não existiu intervenção Hypatiamat (‘nãoHypat’); ii) turmas nas quais se registou fraca utilização das app Hypatiamat (‘HypatApps−’) e iii) turmas onde se encontrou uma utilização pelo menos moderada das app Hypatiamat, englobando registos de uso moderado, forte ou muito forte (‘HypatApps+’). Os resultados obtidos registam diferenças estatisticamente significativas no resultado global e em todos os domínios da Prova de Aferição de Matemática entre o grupo de turmas ‘HypatApps+’ e os grupos ‘HypatApps-’/‘nãoHypat’ (F=3.963; df=2;214; p=0.020). Conclui-se assim que a utilização intencional e com maior intensidade da plataforma Hypatiamat pelos professores de determinadas turmas parece ter permitido uma melhoria da qualidade dos resultados em Matemática dos alunos que as frequentaram.
id RCAP_9a66389de3cabfbbcf3d7d2fcb12e4f8
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/28798
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Aprender Matemática com recursos digitais: O Hypatiamat na CIM do AveAprender Matemática, Sucesso escolar Hypatiamat,O Programa Nacional de Promoção de Sucesso Escolar (PNPSE) no âmbito das suas competências de acompanhamento, articulação e avaliação das medidas de melhoria da qualidade do sucesso escolar desenvolvidas pelas Escolas, municípios e CIM decidiu estudar o impacto da utilização da plataforma Hypatiamat nos resultados das Provas de Aferição, no ano letivo de 2018/19, num universo que engloba mais de metade dos alunos do 2.º ano das escolas da CIM do Ave. Foi constatada a existência de três grupos de escolas de acordo com o grau de intensidade das App Hypatiamat: i) turmas onde não existiu intervenção Hypatiamat (‘nãoHypat’); ii) turmas nas quais se registou fraca utilização das app Hypatiamat (‘HypatApps−’) e iii) turmas onde se encontrou uma utilização pelo menos moderada das app Hypatiamat, englobando registos de uso moderado, forte ou muito forte (‘HypatApps+’). Os resultados obtidos registam diferenças estatisticamente significativas no resultado global e em todos os domínios da Prova de Aferição de Matemática entre o grupo de turmas ‘HypatApps+’ e os grupos ‘HypatApps-’/‘nãoHypat’ (F=3.963; df=2;214; p=0.020). Conclui-se assim que a utilização intencional e com maior intensidade da plataforma Hypatiamat pelos professores de determinadas turmas parece ter permitido uma melhoria da qualidade dos resultados em Matemática dos alunos que as frequentaram.NORTE 2020 EDUCAÇÃO PARA TODOS, Nº 142021-01-25T12:05:16Z2021-01-252020-09-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/28798http://hdl.handle.net/10174/28798porndndndndndndBoletim de Informação dos Planos Integrados e Inovadores de Combate ao Insucesso Escolar229Verdasca, JoséNeves, AnaFonseca, HelenaFateixa, JoséProcópio, MartaMagro-C, Teodolindainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:25:35Zoai:dspace.uevora.pt:10174/28798Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:18:42.280075Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Aprender Matemática com recursos digitais: O Hypatiamat na CIM do Ave
title Aprender Matemática com recursos digitais: O Hypatiamat na CIM do Ave
spellingShingle Aprender Matemática com recursos digitais: O Hypatiamat na CIM do Ave
Verdasca, José
Aprender Matemática, Sucesso escolar Hypatiamat,
title_short Aprender Matemática com recursos digitais: O Hypatiamat na CIM do Ave
title_full Aprender Matemática com recursos digitais: O Hypatiamat na CIM do Ave
title_fullStr Aprender Matemática com recursos digitais: O Hypatiamat na CIM do Ave
title_full_unstemmed Aprender Matemática com recursos digitais: O Hypatiamat na CIM do Ave
title_sort Aprender Matemática com recursos digitais: O Hypatiamat na CIM do Ave
author Verdasca, José
author_facet Verdasca, José
Neves, Ana
Fonseca, Helena
Fateixa, José
Procópio, Marta
Magro-C, Teodolinda
author_role author
author2 Neves, Ana
Fonseca, Helena
Fateixa, José
Procópio, Marta
Magro-C, Teodolinda
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Verdasca, José
Neves, Ana
Fonseca, Helena
Fateixa, José
Procópio, Marta
Magro-C, Teodolinda
dc.subject.por.fl_str_mv Aprender Matemática, Sucesso escolar Hypatiamat,
topic Aprender Matemática, Sucesso escolar Hypatiamat,
description O Programa Nacional de Promoção de Sucesso Escolar (PNPSE) no âmbito das suas competências de acompanhamento, articulação e avaliação das medidas de melhoria da qualidade do sucesso escolar desenvolvidas pelas Escolas, municípios e CIM decidiu estudar o impacto da utilização da plataforma Hypatiamat nos resultados das Provas de Aferição, no ano letivo de 2018/19, num universo que engloba mais de metade dos alunos do 2.º ano das escolas da CIM do Ave. Foi constatada a existência de três grupos de escolas de acordo com o grau de intensidade das App Hypatiamat: i) turmas onde não existiu intervenção Hypatiamat (‘nãoHypat’); ii) turmas nas quais se registou fraca utilização das app Hypatiamat (‘HypatApps−’) e iii) turmas onde se encontrou uma utilização pelo menos moderada das app Hypatiamat, englobando registos de uso moderado, forte ou muito forte (‘HypatApps+’). Os resultados obtidos registam diferenças estatisticamente significativas no resultado global e em todos os domínios da Prova de Aferição de Matemática entre o grupo de turmas ‘HypatApps+’ e os grupos ‘HypatApps-’/‘nãoHypat’ (F=3.963; df=2;214; p=0.020). Conclui-se assim que a utilização intencional e com maior intensidade da plataforma Hypatiamat pelos professores de determinadas turmas parece ter permitido uma melhoria da qualidade dos resultados em Matemática dos alunos que as frequentaram.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-09-01T00:00:00Z
2021-01-25T12:05:16Z
2021-01-25
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/28798
http://hdl.handle.net/10174/28798
url http://hdl.handle.net/10174/28798
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv nd
nd
nd
nd
nd
nd
Boletim de Informação dos Planos Integrados e Inovadores de Combate ao Insucesso Escolar
229
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv NORTE 2020 EDUCAÇÃO PARA TODOS, Nº 14
publisher.none.fl_str_mv NORTE 2020 EDUCAÇÃO PARA TODOS, Nº 14
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1817550705987158016