O desenvolvimento de competências para a cultura democrática
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/152941 |
Resumo: | O presente relatório da prática de ensino supervisionada, elaborado no âmbito do Mestrado em Ensino de História no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, reflete o trabalho desenvolvido com uma turma do curso de “Artes Visuais”, do 12.º ano, na disciplina de “História, Culturas e Democracia”, em articulação com o “Quadro de Referência das Competências para a Cultura Democrática” do Conselho da Europa. Na primeira parte do relatório, é analisada a relação entre escola, democracia e ensino da História, tendo em consideração as opções fundamentais do “Quadro de Referência das Competências para a Cultura Democrática”, nomeadamente, a importância que atribui à cultura democrática, ao diálogo intercultural e ao ensino da História. A segunda parte do relatório reflete as atividades realizadas com a referida turma de “Artes Visuais”, as quais incidiram sobre a arte como forma de expressão política e social, reflexão sobre a democracia, flexibilização curricular, simulação do exercício do voto e realização de trabalhos individuais sobre os problemas atuais das sociedades democráticas. Conclui-se que deve ser reforçado o papel da escola no desenvolvimento de competências democráticas, a partir dos interesses e preocupações dos alunos. O ensino da História pode dar um contributo valioso nesse desenvolvimento, impulsionado pela sua renovação didática, de que a disciplina de “História, Culturas e Democracia” constitui um bom exemplo. O “Quadro de Referência das Competências para a Cultura Democrática” deve, neste contexto, ser usado como ferramenta auxiliar, quer, em geral, no desenvolvimento de competências democráticas, quer, em particular, no ensino da História. |
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O desenvolvimento de competências para a cultura democráticaHistóriaCulturas e DemocraciaHistória e democraciaCultura democráticaDiálogo interculturalCompetências democráticasEducaçãoQuadro de Referência das Competências para a Cultura DemocráticaEducação para a democraciaHistoryCultures and DemocracyHistory and democracyDemocratic cultureIntercultural dialogueDemocratic competencesReference Framework of Competences for Democratic CultureEducation for democracyDomínio/Área Científica::Humanidades::História e ArqueologiaDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório da prática de ensino supervisionada, elaborado no âmbito do Mestrado em Ensino de História no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, reflete o trabalho desenvolvido com uma turma do curso de “Artes Visuais”, do 12.º ano, na disciplina de “História, Culturas e Democracia”, em articulação com o “Quadro de Referência das Competências para a Cultura Democrática” do Conselho da Europa. Na primeira parte do relatório, é analisada a relação entre escola, democracia e ensino da História, tendo em consideração as opções fundamentais do “Quadro de Referência das Competências para a Cultura Democrática”, nomeadamente, a importância que atribui à cultura democrática, ao diálogo intercultural e ao ensino da História. A segunda parte do relatório reflete as atividades realizadas com a referida turma de “Artes Visuais”, as quais incidiram sobre a arte como forma de expressão política e social, reflexão sobre a democracia, flexibilização curricular, simulação do exercício do voto e realização de trabalhos individuais sobre os problemas atuais das sociedades democráticas. Conclui-se que deve ser reforçado o papel da escola no desenvolvimento de competências democráticas, a partir dos interesses e preocupações dos alunos. O ensino da História pode dar um contributo valioso nesse desenvolvimento, impulsionado pela sua renovação didática, de que a disciplina de “História, Culturas e Democracia” constitui um bom exemplo. O “Quadro de Referência das Competências para a Cultura Democrática” deve, neste contexto, ser usado como ferramenta auxiliar, quer, em geral, no desenvolvimento de competências democráticas, quer, em particular, no ensino da História.This report was prepared in connection with the supervised teaching practice of the Master’s Degree in History Teaching in the 3rd Cycle of Basic Education and in Secondary Education, reflecting the activities implemented with a 12th grade class of "Visual Arts", in the school subject of “History, Cultures and Democracy”, taking into account the Council of Europe's “Reference Framework of Competences for Democratic Culture”. The first part of the report analyses the relationship between school, democracy and History teaching, taking into consideration the fundamental options of the “Reference Framework of Competences for Democratic Culture”, namely, the importance it attaches to democratic culture, intercultural dialogue and History teaching. The second part of the report reflects the activities carried out with the aforementioned “Visual Arts” class, which focused on art as a form of political and social expression, reflecting on democracy, curricular flexibility, simulation of voting and carrying out individual works on the current problems of democratic societies. It is argued that the role of school in the development of democratic competences should be reinforced, based on the students' interests and concerns. History teaching can make a valuable contribution to this development, driven by its didactic renewal, of which the subject of "History, Cultures and Democracy" is a good example. In this context, the "Reference Framework of Competences for Democratic Culture" should be used as an auxiliary tool, both, generally, for the development of democratic competences and, specifically, for History teaching.Henriques, Raquel PereiraRUNOliveira, Filipe Falcão2023-05-19T16:41:58Z2022-11-112022-09-082022-11-11T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/152941TID:203105737porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T05:35:30Zoai:run.unl.pt:10362/152941Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:55:07.459348Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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