Relatório de Estágio da Prática de Ensino Supervisionada
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10314/1339 |
Resumo: | O educador é um elemento chave para a diversidade e riqueza de atividades proporcionada aos alunos, sendo preponderante para o desenvolvimento das capacidades das crianças. Neste sentido, a educação pré-escolar é a primeira etapa da educação básica no processo de educação ao longo da vida (Ministério da Educação, 2009, pág17). Esta primeira etapa é crucial para a construção das bases necessárias para a etapa seguinte, o 1.º Ciclo do Ensino Básico, altura em que os alunos têm a oportunidade de realizar experiências de aprendizagem significativas, ativas, diversificadas, integradas e socializadoras. Podemos, então, afirmar que a Teoria dos Conjuntos é um passo fundamental no desenvolvimento intelectual da criança, ajudando-o a desenvolver raciocínios já que, com a formação de conjunto a criança toma contacto com os princípios lógicos, começando assim a analisar as características dos objetos. Desenvolver esta capacidade vai permitir que, de imediato, a criança comece a descrever os conjuntos, sendo certo que poderão fazer referência às interceções, reuniões, à pertença ou não dos elementos ao conjunto e ainda a correspondências unívocas e biunívocas. Cabe ao educador a promoção destes exercícios nas rotinas diárias do grupo. |
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