Breve síntese sobre o uso de computadores na escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas, João Correia de
Data de Publicação: 1990
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.12/2859
Resumo: As Novas Tecnologias da Informação (NTI), oferecem um conjunto vasto de possibilidades no campo escolar. Das NTI, os computadores têm-se afirmado com a componente mais explorada. Neste texto pretende-se traçar um quadro sintético dos materiais, modalidades e contextos de utilização das NTI na escola, com especial relevo para a Informática e para a Telemática, que permita apoiar a reflexão sobre este tema por parte de «não iniciados)). Começa-se por apontar resumidamente os principais «objectos» disponíveis para os elementos da comunidade escolar, seguindo-se alguns apontamentos sobre as modalidades e contextos de utilização desses objectos. Indica-se em seguida as possibilidades da Telemática, terminando com uma brevíssima referência as possibilidades na Gestão Escolar e na relação escola-meio.
id RCAP_9a9c740dc2b96ecce1e0834bbabf94be
oai_identifier_str oai:repositorio.ispa.pt:10400.12/2859
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Breve síntese sobre o uso de computadores na escolaAs Novas Tecnologias da Informação (NTI), oferecem um conjunto vasto de possibilidades no campo escolar. Das NTI, os computadores têm-se afirmado com a componente mais explorada. Neste texto pretende-se traçar um quadro sintético dos materiais, modalidades e contextos de utilização das NTI na escola, com especial relevo para a Informática e para a Telemática, que permita apoiar a reflexão sobre este tema por parte de «não iniciados)). Começa-se por apontar resumidamente os principais «objectos» disponíveis para os elementos da comunidade escolar, seguindo-se alguns apontamentos sobre as modalidades e contextos de utilização desses objectos. Indica-se em seguida as possibilidades da Telemática, terminando com uma brevíssima referência as possibilidades na Gestão Escolar e na relação escola-meio.Instituto Superior de Psicologia AplicadaRepositório do ISPAFreitas, João Correia de2014-05-17T10:35:43Z1990-01-01T00:00:00Z1990-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/2859porAnálise Psicológica, 8, 109-1160870-8231info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T16:38:45Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/2859Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:20:48.645692Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Breve síntese sobre o uso de computadores na escola
title Breve síntese sobre o uso de computadores na escola
spellingShingle Breve síntese sobre o uso de computadores na escola
Freitas, João Correia de
title_short Breve síntese sobre o uso de computadores na escola
title_full Breve síntese sobre o uso de computadores na escola
title_fullStr Breve síntese sobre o uso de computadores na escola
title_full_unstemmed Breve síntese sobre o uso de computadores na escola
title_sort Breve síntese sobre o uso de computadores na escola
author Freitas, João Correia de
author_facet Freitas, João Correia de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório do ISPA
dc.contributor.author.fl_str_mv Freitas, João Correia de
description As Novas Tecnologias da Informação (NTI), oferecem um conjunto vasto de possibilidades no campo escolar. Das NTI, os computadores têm-se afirmado com a componente mais explorada. Neste texto pretende-se traçar um quadro sintético dos materiais, modalidades e contextos de utilização das NTI na escola, com especial relevo para a Informática e para a Telemática, que permita apoiar a reflexão sobre este tema por parte de «não iniciados)). Começa-se por apontar resumidamente os principais «objectos» disponíveis para os elementos da comunidade escolar, seguindo-se alguns apontamentos sobre as modalidades e contextos de utilização desses objectos. Indica-se em seguida as possibilidades da Telemática, terminando com uma brevíssima referência as possibilidades na Gestão Escolar e na relação escola-meio.
publishDate 1990
dc.date.none.fl_str_mv 1990-01-01T00:00:00Z
1990-01-01T00:00:00Z
2014-05-17T10:35:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.12/2859
url http://hdl.handle.net/10400.12/2859
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Análise Psicológica, 8, 109-116
0870-8231
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Psicologia Aplicada
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Psicologia Aplicada
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130069969403905