Impacto do ciclo PDCA na gestão da qualidade de uma organização escolar: Estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Filipe, Angélique da Silva
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/27338
Resumo: A avaliação da qualidade das escolas é um desígnio muito presente na sociedade atual. Numa organização complexa como o é a escola, deve ser dado enfoque a toda a sua orgânica, ao que aí acontece, às causas da sua transformação ou estagnação e às relações que aí existem, com vista à prestação de um serviço educativo de qualidade, reconhecido por toda a comunidade educativa. Assim sendo, este trabalho objetiva conhecer, a partir de um estudo de caso, o impacto de um sistema de gestão da qualidade numa organização escolar de ensino particular, designadamente, da implementação do Ciclo PDCA, e aprofundar o significado de qualidade na educação. Apoiado no quadro teórico e nas evidências empíricas, desenvolveu-se um sistema de gestão da qualidade próprio impulsionador de mudanças impactantes no desempenho organizacional e nos resultados educativos, assim como no nível de satisfação da comunidade educativa.
id RCAP_9a9cb355f8b27560744250acf2706268
oai_identifier_str oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/27338
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Impacto do ciclo PDCA na gestão da qualidade de uma organização escolar: Estudo de casoQualidade da escolaCiclo PDCASatisfação da comunidade educativaSchool qualityPDCA cycleEducational community satisfactionA avaliação da qualidade das escolas é um desígnio muito presente na sociedade atual. Numa organização complexa como o é a escola, deve ser dado enfoque a toda a sua orgânica, ao que aí acontece, às causas da sua transformação ou estagnação e às relações que aí existem, com vista à prestação de um serviço educativo de qualidade, reconhecido por toda a comunidade educativa. Assim sendo, este trabalho objetiva conhecer, a partir de um estudo de caso, o impacto de um sistema de gestão da qualidade numa organização escolar de ensino particular, designadamente, da implementação do Ciclo PDCA, e aprofundar o significado de qualidade na educação. Apoiado no quadro teórico e nas evidências empíricas, desenvolveu-se um sistema de gestão da qualidade próprio impulsionador de mudanças impactantes no desempenho organizacional e nos resultados educativos, assim como no nível de satisfação da comunidade educativa.School's quality assessment is becoming increasingly important in today's society. In a complex organization, such as a school, focus should be given to its entire organic structure, to what happens there, to the causes of its transformations or stagnation and to all the relationships that exist. This should be carried out with a view to provide an educational quality service, recognized by all in the educational community. Therefore, this work aims at ascertaining, based on a case study, the impact of a quality management system in a private school organization, namely, the implementation of a PDCA Cycle, and deepen the meaning of quality in education. A unique quality management system, supported by the theoretical framework and empirical evidence, was developed. Such individual system was the driving force which led to impactful changes in both the organizational performance and educational results, as well as in the level of satisfaction within the educational community.2024-01-05T00:00:00Z2023-01-05T00:00:00Z2023-01-052022-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10071/27338TID:203154533porFilipe, Angélique da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T01:18:25Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/27338Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:19:11.320532Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Impacto do ciclo PDCA na gestão da qualidade de uma organização escolar: Estudo de caso
title Impacto do ciclo PDCA na gestão da qualidade de uma organização escolar: Estudo de caso
spellingShingle Impacto do ciclo PDCA na gestão da qualidade de uma organização escolar: Estudo de caso
Filipe, Angélique da Silva
Qualidade da escola
Ciclo PDCA
Satisfação da comunidade educativa
School quality
PDCA cycle
Educational community satisfaction
title_short Impacto do ciclo PDCA na gestão da qualidade de uma organização escolar: Estudo de caso
title_full Impacto do ciclo PDCA na gestão da qualidade de uma organização escolar: Estudo de caso
title_fullStr Impacto do ciclo PDCA na gestão da qualidade de uma organização escolar: Estudo de caso
title_full_unstemmed Impacto do ciclo PDCA na gestão da qualidade de uma organização escolar: Estudo de caso
title_sort Impacto do ciclo PDCA na gestão da qualidade de uma organização escolar: Estudo de caso
author Filipe, Angélique da Silva
author_facet Filipe, Angélique da Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Filipe, Angélique da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Qualidade da escola
Ciclo PDCA
Satisfação da comunidade educativa
School quality
PDCA cycle
Educational community satisfaction
topic Qualidade da escola
Ciclo PDCA
Satisfação da comunidade educativa
School quality
PDCA cycle
Educational community satisfaction
description A avaliação da qualidade das escolas é um desígnio muito presente na sociedade atual. Numa organização complexa como o é a escola, deve ser dado enfoque a toda a sua orgânica, ao que aí acontece, às causas da sua transformação ou estagnação e às relações que aí existem, com vista à prestação de um serviço educativo de qualidade, reconhecido por toda a comunidade educativa. Assim sendo, este trabalho objetiva conhecer, a partir de um estudo de caso, o impacto de um sistema de gestão da qualidade numa organização escolar de ensino particular, designadamente, da implementação do Ciclo PDCA, e aprofundar o significado de qualidade na educação. Apoiado no quadro teórico e nas evidências empíricas, desenvolveu-se um sistema de gestão da qualidade próprio impulsionador de mudanças impactantes no desempenho organizacional e nos resultados educativos, assim como no nível de satisfação da comunidade educativa.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-11
2023-01-05T00:00:00Z
2023-01-05
2024-01-05T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10071/27338
TID:203154533
url http://hdl.handle.net/10071/27338
identifier_str_mv TID:203154533
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134751344295936