A ‘comunidade académica’ como um conceito errático

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Sofia Branco
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://ojs.letras.up.pt/index.php/Sociologia/article/view/2283
Resumo: O presente artigo analisa o conceito de ‘comunidade académica’ e sua reconfiguração no contexto da transformação dos modos de produção de conhecimento. Na primeira e na segunda parte apresenta-se uma definição operacional desse mesmo conceito, a partir da qual se discute a relação com a transformação dos modos de produção de conhecimento – Modo-1 e Modo-2. Na terceira parte, utilizando a metodologia da análise do discurso, centra-se a atenção no discurso de três actores-chave da ‘comunidade académica’ portuguesa entrevistados no âmbito da investigação. Conclui-se que o conceito de ‘comunidade académica’ surge como ‘errático’, não sendo claro ‘quem’ é o ‘académico’ ou ‘quem’ constitui a/uma ‘comunidade académica’, e que o tempo em que vivemos está a reconfigurar o conceito de ‘comunidade académica’, acentuando o seu carácter errático, através da recomposição do que constitui o seu âmago, o conhecimento.
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