Envolvimento escolar parental, funcionamento familiar e comunicação parento-filial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pestana, Jéssica Andreína Baptista
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.13/2100
Resumo: Ao estudarmos o desempenho escolar dos alunos, a família assume um papel preponderante nas aprendizagens e educação dos indivíduos. Destarte, sublinha-se o peso deste sistema, no que concerne à sua estrutura e funcionamento e, em última instância, ao seu envolvimento ativo com a escola, como impactantes no sucesso escolar e no bem estar dos alunos. Pretendeu-se analisar de que forma o envolvimento escolar parental se relaciona com o funcionamento familiar e com a comunicação parento-filial, assim como a força e magnitude dessa manifestação, em ambos os sexos, feminino e masculino. A investigação seguiu uma abordagem quantitativa, transversal, do tipo correlacional. A amostra foi constituída por 130 cuidadores de alunos de 3º ciclo (7º, 8º e 9º ano), de duas escolas do concelho do Funchal, na ilha da Madeira. Os instrumentos de avaliação utilizados foram um questionário sociodemográfico, o Questionário de Envolvimento Parental na Escola Secundária (QEPE), o Systemic Clinical Outcome Routine Evaluation (SCORE-15) e, a Escala de Avaliação da Comunicação na Parentalidade (COMPA). Os instrumentos obtiveram bons níveis de consistência interna: no QEPE, o alfa de Cronbach foi de .889, no SCORE-15 de .84 e na COMPA-P de .91. Os resultados indicaram que o envolvimento parental se correlaciona significativamente com o funcionamento familiar e com a comunicação parento-filial, principalmente no que concerne a atividades de aprendizagem em casa. No geral, as correlações foram mais significativas no sexo feminino.
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