Estudo paramétrico da tecnologia MuCell® na injeção de peças poliméricas para automóveis
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/33772 |
Resumo: | Nesta dissertação é feito um estudo da aplicação do processo MuCell® na obtenção de um painel de porta de um veículo automóvel. Com isto pretendem-se avaliar vantagens e desvantagens do processo face ao de injeção convencional, perspetivando em que condições se poderá tornar interessante o investimento na tecnologia. Assim, numa primeira fase, efetuou-se o estudo de obtenção do painel de porta por recurso a injeção convencional, por forma a obter resultados que serão posteriormente comparados com os do processo MuCell®. Neste estudo utilizou-se uma análise paramétrica, baseada em regras de projeto consolidadas, no sentido de cumprir com os requisitos globais de qualidade final da peça estabelecidos. O estudo do processo MuCell® foi dividido em duas fases. A primeira fase consistiu num estudo paramétrico numa peça de geometria simples concebida para injeção microcelular, por forma se validarem as tendências de cálculo do software relativamente ao estado-da-arte. No estudo recorreu-se ao software Moldex3D®, e variou-se a quantidade de gás utilizada, a quantidade de material injetada, a temperatura do fundido e o tipo de ataque utilizado no sistema de injeção. A maior parte dos resultados obtidos nestas simulações estavam de acordo com a literatura, à exceção do tamanho máximo dos poros. Assim, confirmou-se a fiabilidade de cálculo do software Moldex3D® no processo de injeção microcelular. Na segunda fase do estudo do processo MuCell® procedeu-se à análise do painel de porta onde se variaram a quantidade de gás, a quantidade de material injetada, a temperatura do fundido e o sequencial de abertura das válvulas. Comparando os resultados, verificou-se que a diminuição da quantidade de gás e a diminuição da temperatura do fundido favorecem a redução de peso da peça, o que contradiz a teoria. Para além disto, a utilização de ataques diretos e a não utilização de um sequencial de injeção, também demonstraram favorecer a redução de peso. Contudo, em todos os casos, foi verificada uma má qualidade superficial da peça, que é inerente ao processo MuCell®. Após analisar os resultados destas simulações e de os comparar com os resultados de uma das simulações do processo convencional, verificou-se que o processo MuCell® permitiu diminuir a contração da peça, reduzir as pressões e a força de fecho, diminuir o tempo de ciclo e reduzir o peso das peças. Contudo, também se observou um aumento do empeno e má qualidade superficial das peças. Com isto, concluiu-se que o investimento requerido pelo processo MuCell® não justifica a produção desta peça por este processo. |
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Estudo paramétrico da tecnologia MuCell® na injeção de peças poliméricas para automóveisMoldação por injeçãoMuCell®Agentes expansores físicosIndústria automóvelRedução de pesoQualidade da peçaNesta dissertação é feito um estudo da aplicação do processo MuCell® na obtenção de um painel de porta de um veículo automóvel. Com isto pretendem-se avaliar vantagens e desvantagens do processo face ao de injeção convencional, perspetivando em que condições se poderá tornar interessante o investimento na tecnologia. Assim, numa primeira fase, efetuou-se o estudo de obtenção do painel de porta por recurso a injeção convencional, por forma a obter resultados que serão posteriormente comparados com os do processo MuCell®. Neste estudo utilizou-se uma análise paramétrica, baseada em regras de projeto consolidadas, no sentido de cumprir com os requisitos globais de qualidade final da peça estabelecidos. O estudo do processo MuCell® foi dividido em duas fases. A primeira fase consistiu num estudo paramétrico numa peça de geometria simples concebida para injeção microcelular, por forma se validarem as tendências de cálculo do software relativamente ao estado-da-arte. No estudo recorreu-se ao software Moldex3D®, e variou-se a quantidade de gás utilizada, a quantidade de material injetada, a temperatura do fundido e o tipo de ataque utilizado no sistema de injeção. A maior parte dos resultados obtidos nestas simulações estavam de acordo com a literatura, à exceção do tamanho máximo dos poros. Assim, confirmou-se a fiabilidade de cálculo do software Moldex3D® no processo de injeção microcelular. Na segunda fase do estudo do processo MuCell® procedeu-se à análise do painel de porta onde se variaram a quantidade de gás, a quantidade de material injetada, a temperatura do fundido e o sequencial de abertura das válvulas. Comparando os resultados, verificou-se que a diminuição da quantidade de gás e a diminuição da temperatura do fundido favorecem a redução de peso da peça, o que contradiz a teoria. Para além disto, a utilização de ataques diretos e a não utilização de um sequencial de injeção, também demonstraram favorecer a redução de peso. Contudo, em todos os casos, foi verificada uma má qualidade superficial da peça, que é inerente ao processo MuCell®. Após analisar os resultados destas simulações e de os comparar com os resultados de uma das simulações do processo convencional, verificou-se que o processo MuCell® permitiu diminuir a contração da peça, reduzir as pressões e a força de fecho, diminuir o tempo de ciclo e reduzir o peso das peças. Contudo, também se observou um aumento do empeno e má qualidade superficial das peças. Com isto, concluiu-se que o investimento requerido pelo processo MuCell® não justifica a produção desta peça por este processo.In this thesis is conducted a study of the application of the MuCell® process in the production of a door panel of a car. With this, it is intended to evaluate the advantages and disadvantages of this process in comparison to the conventional injection moulding, looking at the conditions in which the investment in the technology can become interesting. Therefore, in a first phase, was conducted a study of the conventional injection moulding process of the door panel was conducted in order to obtain results to later compare with the ones from the MuCell® process. In this study, a parametric analysis based on consolidated project rules, in order to fulfil the global requirements of the final quality of the part. The study of the MuCell® process was divided into two phases. The first phase consisted of a parametric study in a part of simple geometry designed for microcellular injection, in order to validate the software’s calculation trends in relation to the state-of-the-art. The software Moldex3D® was used in the study, and the amount of gas, the shot size, the melt temperature and the type of gate were varied. Most of the results obtained in these simulations were in accordance with the literature, except for the maximum cell size. Therefore, the reliability of calculation of the software Moldex3D® in the microcellular injection process was confirmed. In the second phase of the MuCell® process’ study the foor panel was analysed, and the amount of gas, the shot size, the melt temperature and the valve opening sequence were varied. Comparing the results, it was found that the decrease of gas dosage and decrease of melt temperature supports the reduction in the weight of the part, which contradicts the theory. In addition, the use of direct gates and not using a sequential injection, has also shown to improve the weight reduction. However, in all cases, it was observed a poor surface quality of the part, which is inherent to the MuCell® process. After analysing the results of these simulations and comparing them with the ones from the conventional injection moulding process, it was observed that the MuCell® process allowed to reduce the volumetric shrinkage of the part, reduce the pressures and clamping force, reduce the cycle time and reduce the part weight. However, an increase of part warpage and a poor surface quality was also observed. With this, it was concluded that the investment required by the MuCell® process does not justify the production of this part by this process.2022-04-29T12:19:20Z2026-10-03T00:00:00Z2021-09-27T00:00:00Z2021-09-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/33772porMatias, Daniela Vidalinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:04:58Zoai:ria.ua.pt:10773/33772Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:05:07.202435Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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