O futuro da educação: um futuro já repleto de histórias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tardif, Maurice
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/13010
Resumo: Este artigo é uma reflexão sobre o futuro da educação, um futuro que já se mostra repleto de histórias. A partir da indagação sobre para onde caminha a educação, busca-se trazer os pontos fortes da educação, a partir de linhas de força no passado que delineiam o presente. Uma dessas linhas de força é o racionalismo, que moldou a ciência moderna, trazendo a racionalização para a educação ao subordiná-la à economia. Aprofunda-se sobre o caminho da educação enquanto ciência, o papel da escola e da formação de professores, como outras linhas de força. Reflete-se sobre o papel da criança, do professor e das tecnologias de informação e comunicação presentes na escola. Considera-se que a ecologia e as preocupações ambientais em larga escala propiciam uma maior conscientização contra a mercantilização da educação, tendo em vista que a mercantilização da educação é uma ameaça à escola do futuro, ao impedir que a educação seja compreendida como formação integral do ser humano, atividade cultural e aprendizado para viver juntos. Palavras chave: futuro da educação; escola do futuro; formação integral; formação de professores; TIC
id RCAP_9ac0ab6b934c8d72459844e27d748991
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/13010
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O futuro da educação: um futuro já repleto de históriasEDUCAÇÃORACIONALISMOHISTÓRIA DA EDUCAÇÃOFORMAÇÃO DE PROFESSORESEDUCATIONRATIONALISMHISTORY OF EDUCATIONTEACHERS EDUCATIONEste artigo é uma reflexão sobre o futuro da educação, um futuro que já se mostra repleto de histórias. A partir da indagação sobre para onde caminha a educação, busca-se trazer os pontos fortes da educação, a partir de linhas de força no passado que delineiam o presente. Uma dessas linhas de força é o racionalismo, que moldou a ciência moderna, trazendo a racionalização para a educação ao subordiná-la à economia. Aprofunda-se sobre o caminho da educação enquanto ciência, o papel da escola e da formação de professores, como outras linhas de força. Reflete-se sobre o papel da criança, do professor e das tecnologias de informação e comunicação presentes na escola. Considera-se que a ecologia e as preocupações ambientais em larga escala propiciam uma maior conscientização contra a mercantilização da educação, tendo em vista que a mercantilização da educação é uma ameaça à escola do futuro, ao impedir que a educação seja compreendida como formação integral do ser humano, atividade cultural e aprendizado para viver juntos. Palavras chave: futuro da educação; escola do futuro; formação integral; formação de professores; TICThis article is a reflection on the future of education, a future that is already full of stories. From the question about where education goes, we seek to bring the strengths of education, from lines of strength in the past that outline the present. One of these lines of strength is rationalism, which shaped modern science, bringing rationalization to education by subordinating it to the economy. The path of education as science, the role of school and teacher training, as other lines of strength, is also outlined. It reflects on the role of the child, the teacher and the information and communication technologies present in the school. It is considered that ecology and environmental concerns on a large scale provide greater awareness against the commercialization of education, considering that the commodification of education is a threat to the school of the future, by preventing education from being understood as integral formation of the human being, cultural activity and learning to live together.Cet article est une réflexion sur l’avenir de l’éducation, un avenir déjà plein d’histoires. À partir de la question vers où chemine l’éducation nous montrons les forces de cette même éducation du passé, forces qui se profilent et dessinent déjà les forces de l’éducation du présent. L’une de ces lignes de force est le rationalisme, qui a façonné la science moderne en apportant la rationalisation à l’éducation quand elle devient subordonnée à l’économie. L’éducation comme science, le rôle de l’école et la formation des enseignants, sont d’autres lignes de force également décrites dans ce texte. Nous réfléchissons sur le rôle de l’enfant, de l’enseignant et des technologies de l’information et de la communication présentes à l’école. On considère que les préoccupations écologiques et environnementales à grande échelle ont un rôle majeur dans la conscience de l’éducation. La marchandisation de l’éducation est une menace pour l’école de l’avenir, en empêchant que l’éducation ne soit comprise comme formation intégrale de l’être humain, une activité culturelle et un apprentissage du vivre ensemble.Este artículo es una reflexión sobre el futuro de la educación, un futuro que ya está lleno de historias. A partir de la pregunta sobre hacia dónde va la educación, buscamos traer las fortalezas de la educación, desde líneas de fuerza en el pasado que delinean el presente. Una de estas líneas de fuerza es el racionalismo, que dio forma a la ciencia moderna, llevando la racionalización a la educación subordándola a la economía. Se describe el camino de la educación como ciencia, el papel de la educación escolar y docente, como otras líneas de fuerza. Reflexiona sobre el papel del niño, el profesor y las tecnologías de la información y la comunicación presentes en la escuela. Se considera que la ecología y las preocupaciones ambientales a gran escala proporcionan una mayor conciencia contra la comercialización de la educación, considerando que la mercantilización de la educación es una amenaza para la escuela del futuro, al evitar que la educación se entienda como una formación integral del ser humano, la actividad cultural y el aprendizaje para vivir juntos.Edições Universitárias Lusófonas2022-07-12T11:23:38Z2021-01-01T00:00:00Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/13010por1645-7250Tardif, Mauriceinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-26T01:31:05Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/13010Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:14:03.694869Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O futuro da educação: um futuro já repleto de histórias
title O futuro da educação: um futuro já repleto de histórias
spellingShingle O futuro da educação: um futuro já repleto de histórias
Tardif, Maurice
EDUCAÇÃO
RACIONALISMO
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
FORMAÇÃO DE PROFESSORES
EDUCATION
RATIONALISM
HISTORY OF EDUCATION
TEACHERS EDUCATION
title_short O futuro da educação: um futuro já repleto de histórias
title_full O futuro da educação: um futuro já repleto de histórias
title_fullStr O futuro da educação: um futuro já repleto de histórias
title_full_unstemmed O futuro da educação: um futuro já repleto de histórias
title_sort O futuro da educação: um futuro já repleto de histórias
author Tardif, Maurice
author_facet Tardif, Maurice
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tardif, Maurice
dc.subject.por.fl_str_mv EDUCAÇÃO
RACIONALISMO
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
FORMAÇÃO DE PROFESSORES
EDUCATION
RATIONALISM
HISTORY OF EDUCATION
TEACHERS EDUCATION
topic EDUCAÇÃO
RACIONALISMO
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
FORMAÇÃO DE PROFESSORES
EDUCATION
RATIONALISM
HISTORY OF EDUCATION
TEACHERS EDUCATION
description Este artigo é uma reflexão sobre o futuro da educação, um futuro que já se mostra repleto de histórias. A partir da indagação sobre para onde caminha a educação, busca-se trazer os pontos fortes da educação, a partir de linhas de força no passado que delineiam o presente. Uma dessas linhas de força é o racionalismo, que moldou a ciência moderna, trazendo a racionalização para a educação ao subordiná-la à economia. Aprofunda-se sobre o caminho da educação enquanto ciência, o papel da escola e da formação de professores, como outras linhas de força. Reflete-se sobre o papel da criança, do professor e das tecnologias de informação e comunicação presentes na escola. Considera-se que a ecologia e as preocupações ambientais em larga escala propiciam uma maior conscientização contra a mercantilização da educação, tendo em vista que a mercantilização da educação é uma ameaça à escola do futuro, ao impedir que a educação seja compreendida como formação integral do ser humano, atividade cultural e aprendizado para viver juntos. Palavras chave: futuro da educação; escola do futuro; formação integral; formação de professores; TIC
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-01-01T00:00:00Z
2021
2022-07-12T11:23:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/13010
url http://hdl.handle.net/10437/13010
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1645-7250
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições Universitárias Lusófonas
publisher.none.fl_str_mv Edições Universitárias Lusófonas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131237604917248