As tecnologias de videoconferência no ensino superior público português: tendências e boas práticas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Samuel Frazão
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Silva, Lídia J. Oliveira Loureiro da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/5103
Resumo: Nos últimos anos, o grande desenvolvimento das infra-estruturas de banda larga que ocorreram especialmente nas redes nacionais e internacionais de investigação permitiu um grande desenvolvimento das tecnologias de videoconferência. A proliferação de sistemas de videoconferência em Instituições de Ensino Superior (IES) e a sua integração nas actividades habituais destas instituições exigem uma investigação aprofundada sobre a sua utilização e torna-se pertinente identificar as boas práticas e as tendências de apropriação das tecnologias de videoconferência nas dinâmicas cognitivas e sociais ao nível da formação, da investigação, da gestão e da cooperação com o exterior. Apresentam-se os resultados da investigação que se centrou na utilização das tecnologias de videoconferência nas IES públicas portuguesas e, especialmente, na análise das tendências verificadas ao nível do uso destas tecnologias e respectivas boas práticas, no ensino superior público português. Numa fase inicial, a investigação incluiu uma abordagem a várias IES públicas portuguesas para analisar um conjunto de informações focadas na utilização das infra-estruturas de videoconferência e na exploração do seu potencial. Esta abordagem realizou-se através de uma significativa recolha de dados sobre a frequência e tipos de uso, sobre as tecnologias utilizadas e os métodos de utilização, sobre os objectivos dessa utilização e os objectivos das interacções. Numa segunda fase existiu uma análise da utilização das tecnologias de videoconferência no ambiente de ensino superior com o objectivo de gerar uma compreensão aprofundada sobre os usos, as tendências e as potencialidades destas tecnologias nas IES através da identificação de práticas e percepções dos utilizadores dos sistemas de videoconferência. Nesta fase existiu uma abordagem a professores e estudantes que tiveram uma profunda experiência na utilização da videoconferência. Com esta investigação visou-se traçar o quadro geral do uso das tecnologias de videoconferências nas IES públicas em Portugal e propor um conjunto de recomendações promotoras do uso e da dinamização de boas práticas.
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Apresentam-se os resultados da investigação que se centrou na utilização das tecnologias de videoconferência nas IES públicas portuguesas e, especialmente, na análise das tendências verificadas ao nível do uso destas tecnologias e respectivas boas práticas, no ensino superior público português. Numa fase inicial, a investigação incluiu uma abordagem a várias IES públicas portuguesas para analisar um conjunto de informações focadas na utilização das infra-estruturas de videoconferência e na exploração do seu potencial. Esta abordagem realizou-se através de uma significativa recolha de dados sobre a frequência e tipos de uso, sobre as tecnologias utilizadas e os métodos de utilização, sobre os objectivos dessa utilização e os objectivos das interacções. Numa segunda fase existiu uma análise da utilização das tecnologias de videoconferência no ambiente de ensino superior com o objectivo de gerar uma compreensão aprofundada sobre os usos, as tendências e as potencialidades destas tecnologias nas IES através da identificação de práticas e percepções dos utilizadores dos sistemas de videoconferência. Nesta fase existiu uma abordagem a professores e estudantes que tiveram uma profunda experiência na utilização da videoconferência. Com esta investigação visou-se traçar o quadro geral do uso das tecnologias de videoconferências nas IES públicas em Portugal e propor um conjunto de recomendações promotoras do uso e da dinamização de boas práticas.Abstract - The enormous development of high-bandwidth infrastructures over the last years, which has occurred especially in the national and international R&D networks, has harnessed the development of the videoconference technologies. The proliferation of videoconference systems in higher education institutions (HEI) and their integration in the everyday activities of these institutions demand a deep research about their usage and it becomes pertinent to identify good practises and trends in this field. This research was focused on the usage of the videoconference technologies in the Portuguese public higher education institutions (HEI), and especially on the trends verified on the usage of these technologies in the Portuguese public higher education and the best practises on the usage of these technologies. Samuel Frazão Martins, Lídia Oliveira 226 Observatorio (OBS*) Journal, (2011) In the initial phase, this research enclosed an approach to all of the Portuguese public higher education institutions and they had been analysed focusing on the exploration of the videoconference infrastructures and the exploration of their potential through a significant collection of data about the frequency and types of usage, the technologies used and the usage methods, the objectives of this usage and the goals of the interactions. In the second phase, there was an analysis of the usage of the videoconference technologies in the higher education environment with the goal of generating a deep understanding about the usages, trends and potentialities of these technologies in the higher education institutions, through the identification of practises and perceptions of the users of the videoconference systems. In this phase there was an approach to teachers and students that have a deep experience on the usage of the videoconference. With this research a set of relevant information about the use of the videoconference technologies was obtained and will provide the possibility to create a set of trends of the usage and of these technologies in the Portuguese Public Higher Education.OberCom2012-01-13T11:55:20Z2011-12-01T00:00:00Z2011-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/5103por1646-5954Martins, Samuel FrazãoSilva, Lídia J. 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