Intervenção precoce na infância: estudo sobre a exclusão social em crianças com necessidades educativas especiais no concelho de Montemor-o-Novo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Varela, Marta Sofia de Carvalho
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/25359
Resumo: A Intervenção Precoce na Infância é um conceito que evoluiu muito ao longo dos anos, assim como as medidas de apoio que lhes estão associadas, no entanto, ainda se verifica a necessidade de franco progresso em prol do desenvolvimento integrado das crianças com necessidades educativas especiais (NEE). Trata-se de um domínio multidimensional, e que para a perspetiva da Sociologia, torna-se importante perceber se essas crianças são vítimas de exclusão social tendo em conta as suas limitações, colocando em causa a coesão social no grupo de pares, e da comunidade educativa em geral. Nesse sentido, proponho-me através desta investigação analisar o contexto educativo e social das crianças com NEE de forma a analisar a (in)existência de práticas de exclusão social, elevando a criança a objeto de estudo, e tomando a perspetiva dos profissionais envolvidos no seu desenvolvimento, membros da equipa de intervenção precoce (EIP) e educadores/auxiliares. Assim sendo, considerando-se importante prevenir e remediar impactos provenientes desse fenómeno que emerge cada vez mais precocemente, uma vez que através da investigação, concluiu-se que no quotidiano das práticas educacionais, em contexto de sala de aula, tais situações encontram-se dissimiladas, mas são os pais/encarregados de educação quem mais exerce essa mesma exclusão social; ABSTRACT: Early Childhood intervention is a concept that has evolved a lot over the years, as well as the support measures that are associated with them, however, there is still a need for frank progress to promote the integrated development of children whit special education needs (SEN). It’s a multidimensional domain, and that for the perspective of sociology, it becomes important to understand whether these children are victims of social exclusion considering their limitations, jeopardizing social cohesion in the peer group, and the educational community in general. In this sense, I propose through this investigation to analyze the educational and social context of children whit SEN in order to analyze the (in)existence of practices of social exclusion, raising the child to the object of study, and taking the perspective of the professionals involved in their development, members of the Early Intervention Team (EIT) and educators/auxiliaries. Therefore, considering that it is important to prevent and remedy impacts from this phenomenon that emerges increasingly early, since through research, it was concluded that in the daily life of educational practices, in the classroom context, such situations are dissimilar, but parents/guardians are the ones who exercise the same social exclusion.
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