Entre a Arte e a História: Um Estudo de Caso sobre a Residência Artística e Novas Formas de Representatividade no Museu da Imigração do Estado de São Paulo
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Data de Publicação: | 2021 |
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Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.34632/diffractions.2021.9597 |
Resumo: | Neste artigo, partiremos de um estudo de caso específico, o primeiro Programa de Residência Artística realizado no ano de 2019 pelo Museu da Imigração do Estado de São Paulo, para trazer algumas reflexões advindas dessa experiência, tanto com relação ao acervo do Museu, quanto à elucidação de questões contemporâneas referentes a realidade brasileira atual. Um dos pontos que já vinha sendo foco de atenção da instituição ao longo dos últimos anos e que surgiu como potência durante a experiência da residência artística foi a das formas possíveis de representação de determinados grupos sociais, como mulheres e migrantes contemporâneos. Retomando algumas referências sobre museus pautadas na discussão de gênero, apresentamos o estudo de caso para mostrar a complexidade envolvida nesse tipo de representação e seus pontos de contato com a questão migratória. |
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Entre a Arte e a História: Um Estudo de Caso sobre a Residência Artística e Novas Formas de Representatividade no Museu da Imigração do Estado de São PauloEntre a Arte e a História: Um Estudo de Caso sobre a Residência Artística e Novas Formas de Representatividade no Museu da Imigração do Estado de São PauloNeste artigo, partiremos de um estudo de caso específico, o primeiro Programa de Residência Artística realizado no ano de 2019 pelo Museu da Imigração do Estado de São Paulo, para trazer algumas reflexões advindas dessa experiência, tanto com relação ao acervo do Museu, quanto à elucidação de questões contemporâneas referentes a realidade brasileira atual. Um dos pontos que já vinha sendo foco de atenção da instituição ao longo dos últimos anos e que surgiu como potência durante a experiência da residência artística foi a das formas possíveis de representação de determinados grupos sociais, como mulheres e migrantes contemporâneos. Retomando algumas referências sobre museus pautadas na discussão de gênero, apresentamos o estudo de caso para mostrar a complexidade envolvida nesse tipo de representação e seus pontos de contato com a questão migratória.Neste artigo, partiremos de um estudo de caso específico, o primeiro Programa de Residência Artística realizado no ano de 2019 pelo Museu da Imigração do Estado de São Paulo, para trazer algumas reflexões advindas dessa experiência, tanto com relação ao acervo do Museu, quanto à elucidação de questões contemporâneas referentes a realidade brasileira atual. Um dos pontos que já vinha sendo foco de atenção da instituição ao longo dos últimos anos e que surgiu como potência durante a experiência da residência artística foi a das formas possíveis de representação de determinados grupos sociais, como mulheres e migrantes contemporâneos. Retomando algumas referências sobre museus pautadas na discussão de gênero, apresentamos o estudo de caso para mostrar a complexidade envolvida nesse tipo de representação e seus pontos de contato com a questão migratória.Universidade Católica Portuguesa2021-10-29T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://doi.org/10.34632/diffractions.2021.9597oai:ojs.revistas.ucp.pt:article/9597Diffractions; No 4 (2021): Archives, Migration, and Gender; 118-137Diffractions; n. 4 (2021): Archives, Migration, and Gender; 118-1372183-218810.34632/diffractions.2021.n4reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://revistas.ucp.pt/index.php/diffractions/article/view/9597https://doi.org/10.34632/diffractions.2021.9597https://revistas.ucp.pt/index.php/diffractions/article/view/9597/9999Copyright (c) 2021 Maria Angélica Beghini Morales, Thiago Haruo Santoshttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBeghini Morales, Maria AngélicaSantos, Thiago Haruo2022-09-23T15:11:49Zoai:ojs.revistas.ucp.pt:article/9597Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:03:47.697282Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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Neste artigo, partiremos de um estudo de caso específico, o primeiro Programa de Residência Artística realizado no ano de 2019 pelo Museu da Imigração do Estado de São Paulo, para trazer algumas reflexões advindas dessa experiência, tanto com relação ao acervo do Museu, quanto à elucidação de questões contemporâneas referentes a realidade brasileira atual. Um dos pontos que já vinha sendo foco de atenção da instituição ao longo dos últimos anos e que surgiu como potência durante a experiência da residência artística foi a das formas possíveis de representação de determinados grupos sociais, como mulheres e migrantes contemporâneos. Retomando algumas referências sobre museus pautadas na discussão de gênero, apresentamos o estudo de caso para mostrar a complexidade envolvida nesse tipo de representação e seus pontos de contato com a questão migratória. |
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