Temas a Incluir num Programa Psicoeducativo para Familiares Cuidadores de Pessoas com Demência, a Residir no Domicílio
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Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://revistas.rcaap.pt/millenium/article/view/13944 |
Resumo: | Introdução: A família, na maioria dos casos, assume os cuidados às pessoas com demência, a residir no domicílio. Os programas psicoeducativos visam ensinar um conjunto de estratégias cognitivas e comportamentais aos cuidadores familiares para lidarem com as dificuldades diárias e com o stress. Objetivo: Identificar os temas a incluir num programa psicoeducativo para familiares cuidadores de pessoas com demência a residir no domicílio. Métodos: revisão integrativa da literatura, focus groups e estudo Delphi. Resultados: Os temas-chave validados para integrarem um programa psicoeducativo foram: a demência; comunicação e comportamento; atividades básicas e instrumentais de vida diária; estratégias de coping e de resolução de problemas; saúde física e mental do cuidador e utilização de recursos na comunidade. Conclusões: Este trabalho permitiu identificar um conjunto de temas-chave a integrar um programa psicoeducativo para familiares cuidadores de pessoas com demência, o que pode ser uma mais-valia para a uniformização destas intervenções pelos profissionais de saúde. |
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Temas a Incluir num Programa Psicoeducativo para Familiares Cuidadores de Pessoas com Demência, a Residir no DomicílioLos Temas a Incluir en un Programa Psicoeducativo para Cuidadores Familiares de Personas con Demencia que Residen en CasaTemas a Incluir num Programa Psicoeducativo para Familiares Cuidadores de Pessoas com Demência, a Residir no DomicílioLife and Healthcare SciencesIntrodução: A família, na maioria dos casos, assume os cuidados às pessoas com demência, a residir no domicílio. Os programas psicoeducativos visam ensinar um conjunto de estratégias cognitivas e comportamentais aos cuidadores familiares para lidarem com as dificuldades diárias e com o stress. Objetivo: Identificar os temas a incluir num programa psicoeducativo para familiares cuidadores de pessoas com demência a residir no domicílio. Métodos: revisão integrativa da literatura, focus groups e estudo Delphi. Resultados: Os temas-chave validados para integrarem um programa psicoeducativo foram: a demência; comunicação e comportamento; atividades básicas e instrumentais de vida diária; estratégias de coping e de resolução de problemas; saúde física e mental do cuidador e utilização de recursos na comunidade. Conclusões: Este trabalho permitiu identificar um conjunto de temas-chave a integrar um programa psicoeducativo para familiares cuidadores de pessoas com demência, o que pode ser uma mais-valia para a uniformização destas intervenções pelos profissionais de saúde.Introduction: In the most of the cases are the family that assumes the care to people with dementia living at home. Psychoeducational programmes aim to teach a set of behavioral and cognitive skills to these caregivers to cope with the difficulties and stress. Objective: To identify the themes to be included in a psycho-educational programme for family caregivers of people with dementia living at home. Methods: integrative review, focus group and Delphi study. Results: The themes validated to integrate a psycho-educational programme were: dementia, communication and behavior, basic and instrumental activities of daily living, coping strategies and problem solving; caregiver physical and mental health and the use of health and community resources. Conclusions: This work identified some themes that must integrate a psychoeducational programme for family caregivers of people with dementia, which can be an added value for the standardization of these interventions by health professionals.Introducción: Mayormente es la familia que cuida de las personas con demencia a vivir en su casa. Los programas psicoeducativos pretenden enseñar un conjunto de estrategias cognitivas y conductuales a los cuidadores familiares para hacer frente a las dificultades diarias y el estrés. Objetivo: Identificar los temas que deben incluirse en un programa psicoeducativo para cuidadores familiares de personas con demencia a vivir en casa. Métodos: revisión integradora de la literatura, grupos focales y estudio Delphi. Resultados: Los temas validados para incluirse en un programa psicoeducaional fueron: la demência, comunicación y el comportamento, las actividades básicas e instrumentales de la vida diária, las estrategias de afrontamiento y resolución de problemas, salud física y mental del cuidador relaciones y el uso de los recursos en la comunidad. Conclusiones: Este trabajo identificó una serie de temas clave que deben integrar un programa psicoeducativo para cuidadores familiares de personas con demencia, que puede ser un valor añadido para la estandarización de estas intervenciones por los profesionales de la salud.Polytechnic Institute of Viseu (IPV)2016-09-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://revistas.rcaap.pt/millenium/article/view/13944por1647-662X0873-3015Sousa, LiaSequeira, CarlosFerré-Grau, Carmeinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-06-15T15:01:43Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/13944Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:29:22.366361Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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Introdução: A família, na maioria dos casos, assume os cuidados às pessoas com demência, a residir no domicílio. Os programas psicoeducativos visam ensinar um conjunto de estratégias cognitivas e comportamentais aos cuidadores familiares para lidarem com as dificuldades diárias e com o stress. Objetivo: Identificar os temas a incluir num programa psicoeducativo para familiares cuidadores de pessoas com demência a residir no domicílio. Métodos: revisão integrativa da literatura, focus groups e estudo Delphi. Resultados: Os temas-chave validados para integrarem um programa psicoeducativo foram: a demência; comunicação e comportamento; atividades básicas e instrumentais de vida diária; estratégias de coping e de resolução de problemas; saúde física e mental do cuidador e utilização de recursos na comunidade. Conclusões: Este trabalho permitiu identificar um conjunto de temas-chave a integrar um programa psicoeducativo para familiares cuidadores de pessoas com demência, o que pode ser uma mais-valia para a uniformização destas intervenções pelos profissionais de saúde. |
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