Os artefatos dos media na educação em sexualidade
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/47683 |
Resumo: | A Educação em Sexualidade nem sempre encontra espaço privilegiado e abordagem apropriada na escola básica, apesar de sua recomendação pelas autoridades educacionais em países como o Brasil, e de sua obrigatoriedade em outros, como em Portugal. Artefatos de media como jornais, revistas, videojogos, cinema, televisão, publicidade, internet, rádio, podem se constituir em ferramentas interessantes para o trabalho de temas de sexualidade e gênero na escola, uma vez que não apenas veiculam informações, mas principalmente, atuam na constituição de identidades dos sujeitos que os consomem. Uma vez que esses materiais são utilizados por adolescentes fora da escola, importa trazê-los para a sala de aula e propiciar aos/às estudantes uma problematização das ideias e conteúdos ali veiculados. Neste trabalho apresentamos uma experiência de ensino a partir da utilização de artefatos de media desenvolvido no ano de 2010 junto a estudantes do nono ano de escolaridade no Brasil. As reflexões teóricas de fundo se apóiam no campo da Educação em Sexualidade e nas discussões produzidas no âmbito do Projeto “Sexualidade e Gênero no Discurso dos Media”, desenvolvido no CIDTFF da Universidade de Aveiro-PT. |
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