Otimização dos Processos de Estiva em Portos Marítimos ? Parque de Contentores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Nuno Miguel Patrício
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/24269
Resumo: O transporte marítimo é um importante meio de deslocação que tem um papel vital na economia global, especialmente em Portugal, onde é responsável por 58,5% das mercadorias importadas e 50% das exportações. Nesta dissertação, é analisada a relação entre emissões de poluentes e navios em portos marítimos, destacando a importância da sustentabilidade na indústria marítima. O estudo aborda desafios de otimização nas operações portuárias, apresentando um modelo matemático de otimização para a sua resolução. Os resultados mostram uma redução significativa no tempo de espera e nas operações dos navios, além de uma diminuição notável nas emissões de gases de efeito estufa. Como trabalhos futuros são sugeridas melhorias no modelo, a integração de inteligência artificial, análises económicas mais abrangentes e avaliação da sustentabilidade global. Conclui-se que a procura pela sustentabilidade na indústria marítima não só reduz as emissões, mas também promove operações mais eficientes e responsáveis, apontando para um equilíbrio entre eficiência operacional e responsabilidade ambiental.
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spelling Otimização dos Processos de Estiva em Portos Marítimos ? Parque de ContentoresOptimization of Stevedoring Processes in Seaports ? Container TerminalLogisticsContainer Terminal OperationsSustainabilityBerth Allocation ProblemQuay Crane Scheduling ProblemDomínio/Área Científica::Engenharia e TecnologiaO transporte marítimo é um importante meio de deslocação que tem um papel vital na economia global, especialmente em Portugal, onde é responsável por 58,5% das mercadorias importadas e 50% das exportações. Nesta dissertação, é analisada a relação entre emissões de poluentes e navios em portos marítimos, destacando a importância da sustentabilidade na indústria marítima. O estudo aborda desafios de otimização nas operações portuárias, apresentando um modelo matemático de otimização para a sua resolução. Os resultados mostram uma redução significativa no tempo de espera e nas operações dos navios, além de uma diminuição notável nas emissões de gases de efeito estufa. Como trabalhos futuros são sugeridas melhorias no modelo, a integração de inteligência artificial, análises económicas mais abrangentes e avaliação da sustentabilidade global. Conclui-se que a procura pela sustentabilidade na indústria marítima não só reduz as emissões, mas também promove operações mais eficientes e responsáveis, apontando para um equilíbrio entre eficiência operacional e responsabilidade ambiental.Maritime transportation is a crucial mean of travel with a vital role in the global economy, especially in Portugal, where it accounts for 58.5% of imports and 50% of exports. This dissertation examines the relationship between pollutant emissions and ships in maritime ports, emphasizing the significance of sustainability in the maritime industry. The study addresses optimization challenges in port operations, introducing an optimization mathematical model for resolution. The results demonstrate a substantial reduction in waiting times and ship operations, along with a notable decrease in greenhouse gas emissions. Future work includes model improvements, integration of artificial intelligence, comprehensive economic analyses, and global sustainability assessments. It concludes that the pursuit of sustainability in the maritime industry not only reduces emissions but also fosters more efficient and responsible operations, aiming for a balance between operational efficiency and environmental responsibility.Pereira, Maria Teresa RibeiroRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoRocha, Nuno Miguel Patrício2023-12-19T11:37:51Z2023-10-062023-10-06T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/24269TID:203414306porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-27T01:48:55Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/24269Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:55:13.634484Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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