Educação e Ensino
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/20940 |
Resumo: | SFRH/BPD/84797/2012 |
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Educação e EnsinoEducation and Teachinga matter of agreement or dispute between the State and the Catholic Church during the Portuguese authoritarian regime?matérias de concórdia ou disputa entre o Estado e a Igreja e a Igreja Católica durante o regime autoritário português?PolíticaReligiãoEducaçãoEnsinoPortugalSFRH/BPD/84797/2012Neste artigo, discute-se se as matérias relacionadas com educação e ensino foram objeto de entendimento ou de conflito entre o Estado autoritário e a Igreja Católica em Portugal. Cobre-se o período temporal de toda a ditadura (1933-1974) e analisa-se quer o estatuto conferido à religião no ensino público e estruturas estatais de enquadramento da juventude, quer o regime estabelecido para o ensino particular confessional. Inicia-se a exposição com breve caracterização do que foi o modelo de relacionamento entre o Estado e a instituição eclesial, aqui designado por «segunda separação». Em seguida, procura-se confirmar o quadro traçado, observando os dossiers mais importantes que, no âmbito daquelas «matérias mistas», se colocaram ao Estado e à Igreja Católica: alterações constitucionais relativas aos princípios orientadores do ensino público, afixação de cruxifixos nas escolas, assistência religiosa nas organizações estatais de juventude, situação do ensino privado, criação da Universidade Católica Portuguesa e regulação da incumbência do ensino da moral e da religião. Questionam-se estratégias da governação: definições de agenda política, processos de decisão política e feitura das leis. Exploram-se comportamentos dos agentes eclesiais, apreciando: estratégias compromissórias, de resistência ou de promoção de interesses religiosos e a sua capacidade de influência sobre os decisores políticos.Instituto de História Contemporânea (IHC)RUNSantos, Paula Borges2017-05-30T14:06:08Z20162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article33application/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/20940por2444-0043PURE: 2263065https://doi.org/10.5944/hme.4.2016.15761info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T04:06:57Zoai:run.unl.pt:10362/20940Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:26:33.551006Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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