Atitudes dos professores do 1.º Ciclo face a alunos hiperativos.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Joana Martinho Marques da
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11328/1202
Resumo: Dissertação de Mestrado em Educação Especial.
id RCAP_9b0e8f7479028072512373aa550c57ba
oai_identifier_str oai:repositorio.upt.pt:11328/1202
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Atitudes dos professores do 1.º Ciclo face a alunos hiperativos.AtitudeHiperatividadeInclusãoAlunosIntervençãoProfessorAttitudeHyperactivityInclusionStudentsInterventionTeacherDissertação de Mestrado em Educação Especial.Pretendemos com este trabalho refletir sobre a hiperatividade…uma realidade que, cada vez mais, assombra as nossas escolas. A Hiperatividade é uma perturbação do sistema nervoso central com um quadro sintomático diversificado. Surge na infância e é caracterizada por significativas dificuldades em manter a atenção e a impulsividade. Tendo em conta o desafio que esta perturbação representa no contexto de sala de aulas, torna-se pertinente saber intervir nestes alunos, de forma adequada, recorrendo a estratégias/práticas educativas e comportamentais diversificadas, para que se possa incentivar o seu sucesso académico. Pretendeu-se analisar, através deste trabalho, quais as atitudes dos professores do 1º Ciclo face à inclusão de alunos hiperativos. Analisar conceitos e teorias que ajudem a compreender e interpretar estas atitudes e verificar de que forma a presença de alunos com hiperatividade pode influenciar a sua intervenção pedagógica, contribuindo deste modo para um maior conhecimento e melhor atitude perante os alunos hiperativos no 1ºciclo. Para que os objetivos suprarreferidos pudessem ser alcançados, recorreu-se a um estudo de natureza quantitativa, com a aplicação de um questionário, como instrumento de recolha de dados, numa amostra de 30 professores do 1º Ciclo do Ensino Básico no Agrupamento Afonso Sanches em Vila do Conde.The main goal of this study was to reflect on the problem of Hyperactivity…this is a growing problem that is haunting our schools nowadays. Attention-Deficit/Hyperactivity disorder (ADHD) is a chronic condition that affects millions of children and often persists into adulthood. ADHD includes a combination of problems, such as difficulty sustaining attention, hyperactivity and impulsive behavior. This disorder represents a real challenge inside the classroom; therefore it becomes crucial to know how to intervene to help these students, in a proper way, applying the correct educational and behavioral strategies /practices in order to promote these students’ academic success. The intention of this study was to analyze which the attitudes of primary school teachers are facing the inclusion of hyperactive students. Analyzing concepts and theories that help understanding and interpreting these attitudes and verify in what way the presence of hyperactive students may influence their pedagogical intervention, giving an important contribution to the knowledge and better response to hyperactive students in primary levels. To achieve all the above-mentioned goals, a study of quantitative analyses was applied, through a questionnaire, as a way to obtain data, in a sample of 30 teachers of primary school level in the Agrupamento Afonso Sanches schools, in Vila do Conde.Orientação: Professora Doutora Maria Celeste de Sousa Lopes.Universidade Portucalense2015-05-07T14:01:49Z2015-05-072014-07-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11328/1202http://hdl.handle.net/11328/1202TID:201169240porSilva, J.M.M. (2014). Atitudes dos professores do 1.º Ciclo face a alunos hiperativos. (Dissertação de Mestrado), Universidade Portucalense, Portugal.Cota: TME 536 ex.3Silva, Joana Martinho Marques dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T02:03:42Zoai:repositorio.upt.pt:11328/1202Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:38:50.879657Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Atitudes dos professores do 1.º Ciclo face a alunos hiperativos.
title Atitudes dos professores do 1.º Ciclo face a alunos hiperativos.
spellingShingle Atitudes dos professores do 1.º Ciclo face a alunos hiperativos.
Silva, Joana Martinho Marques da
Atitude
Hiperatividade
Inclusão
Alunos
Intervenção
Professor
Attitude
Hyperactivity
Inclusion
Students
Intervention
Teacher
title_short Atitudes dos professores do 1.º Ciclo face a alunos hiperativos.
title_full Atitudes dos professores do 1.º Ciclo face a alunos hiperativos.
title_fullStr Atitudes dos professores do 1.º Ciclo face a alunos hiperativos.
title_full_unstemmed Atitudes dos professores do 1.º Ciclo face a alunos hiperativos.
title_sort Atitudes dos professores do 1.º Ciclo face a alunos hiperativos.
author Silva, Joana Martinho Marques da
author_facet Silva, Joana Martinho Marques da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Joana Martinho Marques da
dc.subject.por.fl_str_mv Atitude
Hiperatividade
Inclusão
Alunos
Intervenção
Professor
Attitude
Hyperactivity
Inclusion
Students
Intervention
Teacher
topic Atitude
Hiperatividade
Inclusão
Alunos
Intervenção
Professor
Attitude
Hyperactivity
Inclusion
Students
Intervention
Teacher
description Dissertação de Mestrado em Educação Especial.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-07-01T00:00:00Z
2015-05-07T14:01:49Z
2015-05-07
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11328/1202
http://hdl.handle.net/11328/1202
TID:201169240
url http://hdl.handle.net/11328/1202
identifier_str_mv TID:201169240
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Silva, J.M.M. (2014). Atitudes dos professores do 1.º Ciclo face a alunos hiperativos. (Dissertação de Mestrado), Universidade Portucalense, Portugal.
Cota: TME 536 ex.3
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Portucalense
publisher.none.fl_str_mv Universidade Portucalense
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134947267575808