A instantaneidade da informação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Daniela Filipa Azevedo
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/9877
Resumo: Esta dissertação debruça-se sobre uma questão muito pertinente dos tempos modernos do jornalismo – a instantaneidade da informação. A velocidade com que se produz a informação nos dias de hoje traz consigo alguns problemas à profissão de jornalista. A chegada dos computadores e da internet às redações levou a uma redefinição do espaço comunicacional que se direcionou agora para novos meios e plataformas. Referimo-nos por exemplo, aos blogs e às redes sociais, como Twitter ou o Facebook. Hoje, todas as empresas de media estão presentes no meio digital, desde as que possuem maior dimensão às que apenas têm uma pequena influência local. O próprio jornalista viu-se forçado a adaptar-se às novas ferramentas de trabalho que lhe permitem um contato cada vez mais imediato com o consumidor da informação, acedendo ao minuto aos comentários, às reações e às críticas ao seu trabalho. O profissional vive numa constante corrida contra o tempo, pois recebe pressões de todo lado no sentido de ser o primeiro a noticiar para ganhar o maior número de audiências possível. Pressionam as empresas de media para quem trabalham, pressionam os leitores que procuram manter-se sempre informados, pressionam as fontes de informação, o Estado, todos e mais alguém. A instantaneidade da informação trouxe consigo vários problemas nos campos da ética e da deontologia da profissão de jornalista – a falta de tempo, de rigor e da exatidão dos factos. Os jornalistas, ao produzirem para o imediato, deixam de ter tempo para pensar, o que muitas vezes lhes causa muitos incómodos, no sentido em que infringem o Código Deontológico da profissão e poem em causa a sua responsabilidade social. No estudo empírico desta dissertação apercebemo-nos de algumas dessas infrações cometidas ao Código Deontológico da profissão. Vemos que o 1.º e o 2.º artigos são os que mais são infringidos, pois são dedicados à verificação dos factos, ao rigor e ao sensacionalismo. Numa era em que a celeridade se impõe, a par da evolução tecnológica e do surgimento de novas ferramentas, a prática jornalística vê-se confrontada com exigências redobradas e com o desafio constante de assegurar o cumprimento dos seus direitos e deveres na sociedade.
id RCAP_9b13a23750b4b8aa2a54d3fba3077d98
oai_identifier_str oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/9877
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A instantaneidade da informaçãoA colisão com a ética e o Código Deontológico dos JornalistasDeontologiaÉticaInformaçãoInstantaneidadeJornalismoResponsabilidade SocialDomínio/Área Científica::Humanidades::Ciências da Comunicação::JornalismoEsta dissertação debruça-se sobre uma questão muito pertinente dos tempos modernos do jornalismo – a instantaneidade da informação. A velocidade com que se produz a informação nos dias de hoje traz consigo alguns problemas à profissão de jornalista. A chegada dos computadores e da internet às redações levou a uma redefinição do espaço comunicacional que se direcionou agora para novos meios e plataformas. Referimo-nos por exemplo, aos blogs e às redes sociais, como Twitter ou o Facebook. Hoje, todas as empresas de media estão presentes no meio digital, desde as que possuem maior dimensão às que apenas têm uma pequena influência local. O próprio jornalista viu-se forçado a adaptar-se às novas ferramentas de trabalho que lhe permitem um contato cada vez mais imediato com o consumidor da informação, acedendo ao minuto aos comentários, às reações e às críticas ao seu trabalho. O profissional vive numa constante corrida contra o tempo, pois recebe pressões de todo lado no sentido de ser o primeiro a noticiar para ganhar o maior número de audiências possível. Pressionam as empresas de media para quem trabalham, pressionam os leitores que procuram manter-se sempre informados, pressionam as fontes de informação, o Estado, todos e mais alguém. A instantaneidade da informação trouxe consigo vários problemas nos campos da ética e da deontologia da profissão de jornalista – a falta de tempo, de rigor e da exatidão dos factos. Os jornalistas, ao produzirem para o imediato, deixam de ter tempo para pensar, o que muitas vezes lhes causa muitos incómodos, no sentido em que infringem o Código Deontológico da profissão e poem em causa a sua responsabilidade social. No estudo empírico desta dissertação apercebemo-nos de algumas dessas infrações cometidas ao Código Deontológico da profissão. Vemos que o 1.º e o 2.º artigos são os que mais são infringidos, pois são dedicados à verificação dos factos, ao rigor e ao sensacionalismo. Numa era em que a celeridade se impõe, a par da evolução tecnológica e do surgimento de novas ferramentas, a prática jornalística vê-se confrontada com exigências redobradas e com o desafio constante de assegurar o cumprimento dos seus direitos e deveres na sociedade.This dissertation addresses a very pertinent issue in modern times of journalism - the instantaneousness of information. The speed with which information is produced nowadays brings some problems to the profession of journalist. The arrival of computers and the internet to newsrooms led to a redefinition of the communication space that has now been directed towards new media and platforms. I am referring, for example, to blogs and social networks, such as Twitter or Facebook. Today, all media companies are present in the digital media, from the largest to the ones with only a small local influence. The journalist himself has been forced to adapt to the new tools of work that allow him an ever more immediate contact with the consumer of the information, acceding to the minute to the comments, the reactions and the criticisms to his work. The professional lives in a constant race against time because he receives pressures from all sides in order to be the first to report to win the largest possible number of audiences. They press media companies for whom they work, pressure readers who seek to keep themselves informed, press information sources, state, everyone, and anyone else. The instantaneousness of information has brought with it several problems in the fields of ethics and deontology of the profession of journalist - the lack of time, accuracy and accuracy of the facts. Journalists, when producing for the immediate, do not have time to think about what often causes them many inconveniences, in the sense that they violate the Deontological Code of the profession and call into question their social responsibility. In the empirical study of this dissertation we realized some of these infractions committed to the Deontological Code of the profession. We see that the 1st and 2nd articles are the most infringed, because they are dedicated to the verification of facts, to rigor and sensationalism. In an era of rapidity, along with technological developments and the emergence of new tools, journalistic practice is confronted with increased demands and the constant challenge of ensuring the fulfillment of its rights and duties in society.Santos, Ana Leonor Serra Morais dosuBibliorumOliveira, Daniela Filipa Azevedo2020-03-09T17:03:27Z2018-11-092018-10-082018-11-09T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/9877TID:202356698porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:51:12Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/9877Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:49:56.182051Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A instantaneidade da informação
A colisão com a ética e o Código Deontológico dos Jornalistas
title A instantaneidade da informação
spellingShingle A instantaneidade da informação
Oliveira, Daniela Filipa Azevedo
Deontologia
Ética
Informação
Instantaneidade
Jornalismo
Responsabilidade Social
Domínio/Área Científica::Humanidades::Ciências da Comunicação::Jornalismo
title_short A instantaneidade da informação
title_full A instantaneidade da informação
title_fullStr A instantaneidade da informação
title_full_unstemmed A instantaneidade da informação
title_sort A instantaneidade da informação
author Oliveira, Daniela Filipa Azevedo
author_facet Oliveira, Daniela Filipa Azevedo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Santos, Ana Leonor Serra Morais dos
uBibliorum
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Daniela Filipa Azevedo
dc.subject.por.fl_str_mv Deontologia
Ética
Informação
Instantaneidade
Jornalismo
Responsabilidade Social
Domínio/Área Científica::Humanidades::Ciências da Comunicação::Jornalismo
topic Deontologia
Ética
Informação
Instantaneidade
Jornalismo
Responsabilidade Social
Domínio/Área Científica::Humanidades::Ciências da Comunicação::Jornalismo
description Esta dissertação debruça-se sobre uma questão muito pertinente dos tempos modernos do jornalismo – a instantaneidade da informação. A velocidade com que se produz a informação nos dias de hoje traz consigo alguns problemas à profissão de jornalista. A chegada dos computadores e da internet às redações levou a uma redefinição do espaço comunicacional que se direcionou agora para novos meios e plataformas. Referimo-nos por exemplo, aos blogs e às redes sociais, como Twitter ou o Facebook. Hoje, todas as empresas de media estão presentes no meio digital, desde as que possuem maior dimensão às que apenas têm uma pequena influência local. O próprio jornalista viu-se forçado a adaptar-se às novas ferramentas de trabalho que lhe permitem um contato cada vez mais imediato com o consumidor da informação, acedendo ao minuto aos comentários, às reações e às críticas ao seu trabalho. O profissional vive numa constante corrida contra o tempo, pois recebe pressões de todo lado no sentido de ser o primeiro a noticiar para ganhar o maior número de audiências possível. Pressionam as empresas de media para quem trabalham, pressionam os leitores que procuram manter-se sempre informados, pressionam as fontes de informação, o Estado, todos e mais alguém. A instantaneidade da informação trouxe consigo vários problemas nos campos da ética e da deontologia da profissão de jornalista – a falta de tempo, de rigor e da exatidão dos factos. Os jornalistas, ao produzirem para o imediato, deixam de ter tempo para pensar, o que muitas vezes lhes causa muitos incómodos, no sentido em que infringem o Código Deontológico da profissão e poem em causa a sua responsabilidade social. No estudo empírico desta dissertação apercebemo-nos de algumas dessas infrações cometidas ao Código Deontológico da profissão. Vemos que o 1.º e o 2.º artigos são os que mais são infringidos, pois são dedicados à verificação dos factos, ao rigor e ao sensacionalismo. Numa era em que a celeridade se impõe, a par da evolução tecnológica e do surgimento de novas ferramentas, a prática jornalística vê-se confrontada com exigências redobradas e com o desafio constante de assegurar o cumprimento dos seus direitos e deveres na sociedade.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-11-09
2018-10-08
2018-11-09T00:00:00Z
2020-03-09T17:03:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.6/9877
TID:202356698
url http://hdl.handle.net/10400.6/9877
identifier_str_mv TID:202356698
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136390337789952