As Canções do Exílio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Adriana Pereira
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/86156
Resumo: Dissertação de Mestrado em Design e Multimédia apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia
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spelling As Canções do ExílioSongs of ExileCanção do ExílioVisualização de InformaçãoAnálise de TextoVisualização de TextoData ArtCanção do ExílioInformation VisualizationText AnalysisText VisualizationData ArtDissertação de Mestrado em Design e Multimédia apresentada à Faculdade de Ciências e TecnologiaInformation Visualization is an area that has been present in our daily lives for several centuries, and which has been always in transformation. With the evolution of technology, new ways of analyzing data have been discovered, as well as the available data has been growing in quantity. Furthermore, the easy access to all kinds of data allows us to explore topi-cs that otherwise would not be possible. The starting point for this dissertation was the exhibition Bird Watching: Views of the Influence of “Canção do Exílio” by Joshua Enslen and Alaina Enslen. The analog artifacts presented in this exhibition were based on the data that will now be explored through Information Visualization, applying it, more specifically, to the analysis and visualization of text. This data is centered around the poem of Antônio Gonçalves Dias “Canção do Exílio”, written in 1843 when the author was studying law in the University of Coimbra. The poem grew in popularity since its publication. This popu-larity made it become one of the most reproduced poems of these days, with variations and parodies created every day. For this dissertation 500 texts (written between 1843 and 2015) were considered with the aim to develop visual artifacts that transmit information and history around one of the most famous poems of Brazil. .Visualização de Informação é uma área que tem estado presente no nosso quotidiano ao longo de vários séculos, sempre em constante transformação. Com a evolução da tecnologia foram descobertas novas formas de analisar dados, bem como os dados disponibilizados foram crescendo em quantidade. Para além disto, o fácil acesso a todo o tipo de dados permitiu que fossem explorados temas que de outra forma não seria possível. O ponto de partida para esta dissertação é a exposição Bird Watching: Visualizações da Influência de “Canção do Exílio”, de Joshua Enslen e Alaina Enslen. Nesta exposição, foram apresentados alguns artefactos analógi-cos sobre os dados que agora vão ser explorados através de Visualização de Informação, aplicando-a, mais concretamente, na análise e visualização de textos. Estes dados concentram-se à volta do poema “Canção do Exílio”, de Antônio Gonçalves Dias, escrito em 1843 enquanto estudante de direito na Universidade de Coimbra. O poema tornou-se bastante popular desde a sua publicação. Essa popularidade levou a que também se tornasse um dos poemas mais reproduzidos na actualidade, com variações e paródias a surgirem todos os dias. Nesta dissertação foram considerados 500 textos (escritos entre 1843 e 2015) para o desenvolvimento de três artefactos visuais que dão a conhecer a história à volta de um dos poemas mais famosos do Brasil. .2018-09-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/86156http://hdl.handle.net/10316/86156TID:202205975porBarbosa, Adriana Pereirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2019-06-02T13:16:12Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/86156Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:07:22.324400Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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