Relação entre a qualidade do sono, a regulação emocional e a ansiedade: estudo com adolescentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Patrícia Vala
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11144/5216
Resumo: A adolescência caracteriza-se por ser uma fase de evolução e de mudança a nível biológico, psicológico e social. O sono é uma necessidade básica que manipula e é, sincronicamente, manipulado pelas variadas atividades, contextos e papéis, que representam uma condição fundamental para os adolescentes. Desta forma, o sono é essencial para um crescimento e desenvolvimento saudável, quer nos aspetos físicos, quer nos aspetos emocionais. Um sono desadequado pode prejudicar, severamente, a qualidade de vida dos jovens e influenciar as suas competências em regular as emoções. A capacidade em regular as emoções é fundamental para preservar o equilíbrio interno do indivíduo, assim como possibilitar relações sociais adequadas e favorecer a saúde mental. Estratégias de regulação emocional desadequadas ou insuficientes podem desencadear sentimentos desagradáveis, o que provoca nos indivíduos um grande sofrimento psicológico, que ao longo do tempo pode evoluir para uma perturbação de ansiedade. Os sujeitos que manifestem uma regulação emocional insuficiente demonstram uma segurança reduzida nas capacidades em controlar a ansiedade. O presente estudo quantitativo com um carácter transversal tem o intuito de averiguar se existe uma relação significativa entre a Sonolência Diurna, a Regulação Emocional e os níveis de Ansiedade em adolescentes do 3º ciclo. Foi seleccionada uma amostra por conveniência de 64 adolescentes, com idades compreendidas entre os 12 e 15 anos. A análise dos dados apresentou resultados significativos, sendo possível alcançar os objetivos e as hipóteses que foram propostas.
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