Âncoras de decisão: um estudo de precificação com produtos originais e réplicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira,Jefferson Rodrigues
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Sousa,Caissa Veloso e, Cunha,Gustavo Rodrigues, Silva,Wendel Alex Castro, Machado,Eulene Aparecida
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-84582015000200022
Resumo: O presente estudo tem como tema a influência de vieses cognitivos no processo de tomada de decisão do consumidor. Como objetivo geral pretendeu-se identificar a existência de diferenças estatísticamente significantes na precificação de produtos similares, porém de marcas distintas, tendo por base a atribuição de âncoras de decisão. Para tal, utilizou-se uma estrutura metodológica quantitativa, por meio de um estudo de campo do tipo survey online. Finalizaram o questionário 111 entrevistados. Todos os respondentes residem no estado de Minas Gerais, que é o segundo mais populoso do Brasil. Utilizou como método de análise a estatística univariada, calculando-se as médias das diferenças, utilizando para tanto o T-Test de grupos pareados. Em um ambiente de análise de dados foi possível observar diferenças estatisticamente significantes entre as amplitudes das médias. Dentre os principais resultados identificou-se considerável influência de aspectos relacionados à marca nos processos cognitivos de percepção e atribuição de valor a determinados produtos, bem como a presença do viés ancoragem e ajustamento na tomada de decisão do consumidor.
id RCAP_9b6d92d9f79c8ef3c9db1643a8cf76e3
oai_identifier_str oai:scielo:S2182-84582015000200022
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Âncoras de decisão: um estudo de precificação com produtos originais e réplicasComportamento do consumidorprecificaçãotomada de decisãoancoragemmarcasO presente estudo tem como tema a influência de vieses cognitivos no processo de tomada de decisão do consumidor. Como objetivo geral pretendeu-se identificar a existência de diferenças estatísticamente significantes na precificação de produtos similares, porém de marcas distintas, tendo por base a atribuição de âncoras de decisão. Para tal, utilizou-se uma estrutura metodológica quantitativa, por meio de um estudo de campo do tipo survey online. Finalizaram o questionário 111 entrevistados. Todos os respondentes residem no estado de Minas Gerais, que é o segundo mais populoso do Brasil. Utilizou como método de análise a estatística univariada, calculando-se as médias das diferenças, utilizando para tanto o T-Test de grupos pareados. Em um ambiente de análise de dados foi possível observar diferenças estatisticamente significantes entre as amplitudes das médias. Dentre os principais resultados identificou-se considerável influência de aspectos relacionados à marca nos processos cognitivos de percepção e atribuição de valor a determinados produtos, bem como a presença do viés ancoragem e ajustamento na tomada de decisão do consumidor.Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo da Universidade do Algarve2015-07-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articletext/htmlhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-84582015000200022Tourism & Management Studies v.11 n.2 2015reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-84582015000200022Pereira,Jefferson RodriguesSousa,Caissa Veloso eCunha,Gustavo RodriguesSilva,Wendel Alex CastroMachado,Eulene Aparecidainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-06T17:29:04Zoai:scielo:S2182-84582015000200022Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:33:07.524208Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Âncoras de decisão: um estudo de precificação com produtos originais e réplicas
title Âncoras de decisão: um estudo de precificação com produtos originais e réplicas
spellingShingle Âncoras de decisão: um estudo de precificação com produtos originais e réplicas
Pereira,Jefferson Rodrigues
Comportamento do consumidor
precificação
tomada de decisão
ancoragem
marcas
title_short Âncoras de decisão: um estudo de precificação com produtos originais e réplicas
title_full Âncoras de decisão: um estudo de precificação com produtos originais e réplicas
title_fullStr Âncoras de decisão: um estudo de precificação com produtos originais e réplicas
title_full_unstemmed Âncoras de decisão: um estudo de precificação com produtos originais e réplicas
title_sort Âncoras de decisão: um estudo de precificação com produtos originais e réplicas
author Pereira,Jefferson Rodrigues
author_facet Pereira,Jefferson Rodrigues
Sousa,Caissa Veloso e
Cunha,Gustavo Rodrigues
Silva,Wendel Alex Castro
Machado,Eulene Aparecida
author_role author
author2 Sousa,Caissa Veloso e
Cunha,Gustavo Rodrigues
Silva,Wendel Alex Castro
Machado,Eulene Aparecida
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira,Jefferson Rodrigues
Sousa,Caissa Veloso e
Cunha,Gustavo Rodrigues
Silva,Wendel Alex Castro
Machado,Eulene Aparecida
dc.subject.por.fl_str_mv Comportamento do consumidor
precificação
tomada de decisão
ancoragem
marcas
topic Comportamento do consumidor
precificação
tomada de decisão
ancoragem
marcas
description O presente estudo tem como tema a influência de vieses cognitivos no processo de tomada de decisão do consumidor. Como objetivo geral pretendeu-se identificar a existência de diferenças estatísticamente significantes na precificação de produtos similares, porém de marcas distintas, tendo por base a atribuição de âncoras de decisão. Para tal, utilizou-se uma estrutura metodológica quantitativa, por meio de um estudo de campo do tipo survey online. Finalizaram o questionário 111 entrevistados. Todos os respondentes residem no estado de Minas Gerais, que é o segundo mais populoso do Brasil. Utilizou como método de análise a estatística univariada, calculando-se as médias das diferenças, utilizando para tanto o T-Test de grupos pareados. Em um ambiente de análise de dados foi possível observar diferenças estatisticamente significantes entre as amplitudes das médias. Dentre os principais resultados identificou-se considerável influência de aspectos relacionados à marca nos processos cognitivos de percepção e atribuição de valor a determinados produtos, bem como a presença do viés ancoragem e ajustamento na tomada de decisão do consumidor.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-07-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-84582015000200022
url http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-84582015000200022
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-84582015000200022
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo da Universidade do Algarve
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo da Universidade do Algarve
dc.source.none.fl_str_mv Tourism & Management Studies v.11 n.2 2015
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137391278030848