O museu na era da comunicação online

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade, Juliana Filipa Dias
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/9524
Resumo: Dissertação de mestrado em Ciências da Comunicação (área de especialização em Publicidade & Relações Públicas)
id RCAP_9b6fea76632bd3fd04f3270dbbe2e335
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/9524
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O museu na era da comunicação online069:681.324681.324:069Dissertação de mestrado em Ciências da Comunicação (área de especialização em Publicidade & Relações Públicas)O presente trabalho de investigação tem como objectivo reflectir sobre o uso das novas tecnologias, nomeadamente da Internet, por parte dos museus, na promoção de bens e actividades junto de públicos específicos. A facilidade de distribuição e acesso a informações via Internet e a possibilidade de interacção, transformam-na numa autêntica ferramenta de comunicação. No final da problematização propomo-nos apresentar um estudo de caso sobre o Museu Nogueira da Silva, procurando ilustrar as respectivas estratégias de gestão de identidade organizacional, bem como as suas estratégias comunicacionais. Este museu tem, igualmente, procurado utilizar a Internet na comunicação com os seus públicos. Este trabalho é fruto de uma pesquisa assente sobretudo em leituras exploratórias, que visam diferentes áreas. Esta investigação recomenda a continuação de outras pesquisas, assim como a elaboração de um modelo, que procure analisar as estratégias de comunicação via Internet, desenvolvidas pelos museus.The present work is a reflection about the uses of the new technologies, namely the Internet, as a way to promote the cultural objects and activities of the museum near specific publics. It is quite easy to distribute and accede to information through the Internet. These aspects, connected with the possibility of interaction, make the Internet an authentic tool for communicate. In the end it is presented a case study about the Museum Nogueira da Silva, focusing their organizational identity strategies and communications strategies. This museum has also been looking for ways to use the Internet in the communication with their publics. This work is the result of a research that focused mainly exploratory readings, regarding different areas. This investigation recommends further research and the creation of a model to analyse the communications strategies through Internet, developed by museums.Pires, HelenaUniversidade do MinhoAndrade, Juliana Filipa Dias2008-07-162008-07-16T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/9524porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:08:45Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/9524Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:00:01.470242Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O museu na era da comunicação online
title O museu na era da comunicação online
spellingShingle O museu na era da comunicação online
Andrade, Juliana Filipa Dias
069:681.324
681.324:069
title_short O museu na era da comunicação online
title_full O museu na era da comunicação online
title_fullStr O museu na era da comunicação online
title_full_unstemmed O museu na era da comunicação online
title_sort O museu na era da comunicação online
author Andrade, Juliana Filipa Dias
author_facet Andrade, Juliana Filipa Dias
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pires, Helena
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Andrade, Juliana Filipa Dias
dc.subject.por.fl_str_mv 069:681.324
681.324:069
topic 069:681.324
681.324:069
description Dissertação de mestrado em Ciências da Comunicação (área de especialização em Publicidade & Relações Públicas)
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-07-16
2008-07-16T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/9524
url http://hdl.handle.net/1822/9524
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132394366697472