O museu na era da comunicação online
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/9524 |
Resumo: | Dissertação de mestrado em Ciências da Comunicação (área de especialização em Publicidade & Relações Públicas) |
id |
RCAP_9b6fea76632bd3fd04f3270dbbe2e335 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/9524 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O museu na era da comunicação online069:681.324681.324:069Dissertação de mestrado em Ciências da Comunicação (área de especialização em Publicidade & Relações Públicas)O presente trabalho de investigação tem como objectivo reflectir sobre o uso das novas tecnologias, nomeadamente da Internet, por parte dos museus, na promoção de bens e actividades junto de públicos específicos. A facilidade de distribuição e acesso a informações via Internet e a possibilidade de interacção, transformam-na numa autêntica ferramenta de comunicação. No final da problematização propomo-nos apresentar um estudo de caso sobre o Museu Nogueira da Silva, procurando ilustrar as respectivas estratégias de gestão de identidade organizacional, bem como as suas estratégias comunicacionais. Este museu tem, igualmente, procurado utilizar a Internet na comunicação com os seus públicos. Este trabalho é fruto de uma pesquisa assente sobretudo em leituras exploratórias, que visam diferentes áreas. Esta investigação recomenda a continuação de outras pesquisas, assim como a elaboração de um modelo, que procure analisar as estratégias de comunicação via Internet, desenvolvidas pelos museus.The present work is a reflection about the uses of the new technologies, namely the Internet, as a way to promote the cultural objects and activities of the museum near specific publics. It is quite easy to distribute and accede to information through the Internet. These aspects, connected with the possibility of interaction, make the Internet an authentic tool for communicate. In the end it is presented a case study about the Museum Nogueira da Silva, focusing their organizational identity strategies and communications strategies. This museum has also been looking for ways to use the Internet in the communication with their publics. This work is the result of a research that focused mainly exploratory readings, regarding different areas. This investigation recommends further research and the creation of a model to analyse the communications strategies through Internet, developed by museums.Pires, HelenaUniversidade do MinhoAndrade, Juliana Filipa Dias2008-07-162008-07-16T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/9524porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:08:45Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/9524Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:00:01.470242Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O museu na era da comunicação online |
title |
O museu na era da comunicação online |
spellingShingle |
O museu na era da comunicação online Andrade, Juliana Filipa Dias 069:681.324 681.324:069 |
title_short |
O museu na era da comunicação online |
title_full |
O museu na era da comunicação online |
title_fullStr |
O museu na era da comunicação online |
title_full_unstemmed |
O museu na era da comunicação online |
title_sort |
O museu na era da comunicação online |
author |
Andrade, Juliana Filipa Dias |
author_facet |
Andrade, Juliana Filipa Dias |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Pires, Helena Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Andrade, Juliana Filipa Dias |
dc.subject.por.fl_str_mv |
069:681.324 681.324:069 |
topic |
069:681.324 681.324:069 |
description |
Dissertação de mestrado em Ciências da Comunicação (área de especialização em Publicidade & Relações Públicas) |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-07-16 2008-07-16T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/9524 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/9524 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132394366697472 |