Carne em verso, verso na carne: o corpo na poesia portuguesa contemporânea

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Godinho, Fernanda
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/21128
Resumo: O corpo na poesia portuguesa contemporânea. Uma temática atual que transporta na poesia do século XXI o corpo exposto em feridas, onde o lado visceral da palavra contacta com o mundo exterior e traumático. Esta dissertação, que analisa autores como Daniel Faria, Jorge Melícias e Vasco Gato, pretende desenvolver o conceito de “anatomia em crise”: o corpo do sujeito poético que se fragmenta e se sacrifica em verso para conseguir explorar o lado corporal da palavra. A carne é a nova pele, a nova fronteira. Somos forçados, portanto, a reequacionar novos limites da representação estética, e da subjetividade poética, através dos autores que surgiram nos últimos vinte anos, e que, deixam transparecer influências de fortes autores como Eugénio de Andrade ou Herberto Helder; Flesh in verse, verse under the skin: the body in contemporary Portuguese poetry Abstract: The body in contemporary Portuguese poetry. A current theme that carries in the poetry of the 21st century the body exposed in wounds, where the visceral side of the word contacts the outside and traumatic world. This thesis, which analyzes authors like Daniel Faria, Jorge Melícias and Vasco Gato, intends to develop the concept of "anatomy in crisis": the body of the poetic subject that fragments and sacrifices itself in verse to be able to explore the corporal side of the word. The flesh is the new skin, the new frontier. We are forced, therefore, to reevaluate new limits of aesthetic representation, and of poetic subjectivity, through the authors that have appeared in the last twenty years, and which show the influence of strong authors such as Eugénio de Andrade or Herberto Helder.
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