Contributos para tornar as plataformas de instituições de ensino mais acessíveis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vilarinho, Sara de Sousa
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/35289
Resumo: Num mundo em constante alteração, fruto da evolução tecnológica, social e também natural do planeta, o ensino procura acompanhar esta evolução, transferindo algum do seu campo de atuação para o mundo virtual. De entre as plataformas digitais mais utilizadas pelas instituições e estudantes hoje em dia, podem se destacar os Learning Management Systems (LMS). Com a utilização tão regular destas plataformas surgem problemas a nível do acesso e da interação com as mesmas e os seus conteúdos que poderão excluir um grupo de utilizadores, nomeadamente pessoas com dificuldades visuais, auditivas, motoras, sensoriais ou de aprendizagem. Ao longo deste estudo são abordados os principais conceitos relativos à acessibilidade web assim como as metodologias e diretrizes estabelecidas a nível internacional que permitem tornar os websites mais acessíveis. Esta investigação faz uma avaliação do Learning Management System da Universidade de Aveiro (UA), através de avaliações feitas por ferramentas de validação de acessibilidade online, peritos em acessibilidade e estudantes. Esta avaliação tem em conta as Web Content Accessibility Guidelines (WCAG) e os princípios do Universal Design (UD), para perceber quais são os maiores erros e complicações em termos de acessibilidade na plataforma. Com este estudo verificou-se que o Learning Management System da UA contém erros correspondentes a um nível muito básico de acessibilidade (nível A). São apresentadas várias sugestões para corrigir os erros que esta possui e também um conjunto de boas práticas a ter no desenvolvimento de LMS no geral.
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