Uma escola que se esgotou
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.13/4251 |
Resumo: | O artigo pretende demonstrar a inadequação da escola que temos, nascida no seio da Revolução Industrial, aos tempos que estamos a viver. Partindo da caracterização da modernidade nos planos económico, político, organizacional e pessoal, é patente a conformidade da escola e da “gestão científica” do ensino, através do seu currículo tecnológico, à ambiência fabril da época do seu nascimento. Mas, num quadro de transição paradigmática em que nos encontramos, curiosamente desencadeada ao nível das ciências “duras”, é cada vez mais evidente o desfasamento do saber monolítico e fragmentado que a escola persiste em veicular através do currículo oficial, num ordenamento linear, hierarquizado e territorializado do conhecimento. Dizemos, por isso, que está esgotado o atual modelo de escola num contexto de pós-modernidade. |
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Uma escola que se esgotouEscola fabrilModernidadePós-modernidadeComplexidade.Faculdade de Ciências SociaisO artigo pretende demonstrar a inadequação da escola que temos, nascida no seio da Revolução Industrial, aos tempos que estamos a viver. Partindo da caracterização da modernidade nos planos económico, político, organizacional e pessoal, é patente a conformidade da escola e da “gestão científica” do ensino, através do seu currículo tecnológico, à ambiência fabril da época do seu nascimento. Mas, num quadro de transição paradigmática em que nos encontramos, curiosamente desencadeada ao nível das ciências “duras”, é cada vez mais evidente o desfasamento do saber monolítico e fragmentado que a escola persiste em veicular através do currículo oficial, num ordenamento linear, hierarquizado e territorializado do conhecimento. Dizemos, por isso, que está esgotado o atual modelo de escola num contexto de pós-modernidade.Centro de Investigação Professor Doutor Joaquim Veríssimo SerrãoDigitUMaSousa, Jesus Maria2022-05-05T09:58:34Z2018-01-01T00:00:00Z2018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/4251porSousa, J. M. (2018). Uma escola que se esgotou. Mátria Digital, (6), 826-829.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:57:31Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/4251Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:08:10.625858Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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