Famílias de risco, crianças de risco? : representações das crianças acerca da família e do risco

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Sofia Carolina de Sousa da
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/10966
Resumo: Dissertação de mestrado em Estudos da Criança (área de especialização em Intervenção Psicossocial com Crianças, Jovens e Famílias)
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spelling Famílias de risco, crianças de risco? : representações das crianças acerca da família e do risco362.7159.922.7316.356.2Dissertação de mestrado em Estudos da Criança (área de especialização em Intervenção Psicossocial com Crianças, Jovens e Famílias)O presente estudo encontra-se inserido na área do risco psicossocial, tendo objecto de pesquisa, um conjunto de representações sociais das crianças sinalizadas na Comissão de Protecção de Crianças e Jovens da Amadora em relação à família e ao risco psicossocial. Neste sentido, pretendemos com a realização desta investigação, através de um trabalho desenvolvido com crianças em situação de risco, caracterizar com elas as suas representações acerca das vivências em família e dos significados que elas atribuem às práticas parentais. Parece-nos de todo pertinente, tentar compreender, a partir das crianças, quais são as faces do risco no âmbito familiar, uma vez que, nos permite construir um conhecimento valioso para sustentar as intervenções que são feitas com crianças, jovens e famílias no âmbito das medidas de protecção e promoção. Constitui-se como nossa preocupação, em termos de intervenção social e de protecção integral dos direitos destas crianças, saber até que ponto elas têm ou não um olhar criterioso acerca das práticas parentais que os serviços consideram como práticas parentais de risco. A nossa opção em termos de paradigma de investigação, recai na investigação qualitativa e o design metodológico utilizado é a análise de conteúdo, por valorizamos a construção de conhecimento, através das representações das crianças, uma vez que a realidade objectiva nunca pode ser captada, podendo apenas, conhecer uma determinada realidade através da sua representação. Os discursos foram ganhando voz, através da construção das categorias e subcategorias de análise, deixando emergir as representações contidas nas entrevistas realizadas e na elaboração de desenhos. Tais representações são construídas em função das experiências e vivências das crianças, estando estas relacionadas com os contextos em que se inserem. Foi possível perceber, através dos discursos das crianças, que, apesar de se encontrarem inseridas em famílias que representam risco psicossocial para o seu desenvolvimento e integridade, os participantes não possuem essa percepção. Assim, apesar de identificarem diferentes factores de risco idênticos aos seus contextos de vida, quando reportados para os seus quotidianos, não assumem essa realidade como sua.This study is inserted in the area of psychosocial risk, and tested for a set of social representations of children marked on the Protection Children Youth Commission of Amadora about the family and psychosocial risk. We intend to carry out this research through a work with children at risk, to characterize them with their representations about the family experiences and the meanings they attach to parental practices. It seems appropriate at all, try to understand, from the children, what are the faces of risk in the family, since it allows us to build a valuable knowledge to support interventions that are made with children, youth and families in measures of protection and promotion. It constitutes our concern in terms of social intervention and protection of the rights of these children, how far they have or not a careful look about the parental practices that departments consider how parental practices of risk. Our approach in terms of research paradigm, lies in the qualitative research design and methodology used is content analysis, value for the construction of knowledge through representations of children, since the objective reality can never be captured, but can only , meet a certain reality through their representation. The speeches were gaining a voice through the construction of categories and subcategories of analysis, allowing the emergence of representations contained in the interviews and the preparation of drawings. These representations are constructed on the basis of experiences and experiences of children, as those related to the contexts in which they operate. It was possible to see through the discourse of children who, despite being placed in families that represent a risk for psychosocial development and integrity of the participants did not have that perception. Thus, despite identifying different risk factors identical to their life contexts, when reported to their everyday, do not take this as your reality.Fernandes, NatáliaUniversidade do MinhoSilva, Sofia Carolina de Sousa da2009-12-212009-12-21T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/10966porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:41:47Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/10966Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:38:50.801821Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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