A Educação para o desenvolvimento na leitura: uma abordagem no 1º ciclo do ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Passos, Tânia Marisa Vieira Barbosa Pinto
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1995
Resumo: O presente relatório desenvolveu-se no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada II, integrada no Mestrado de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. A prática foi desenvolvida no 1ºCiclo, no distrito de Braga, numa turma mista de 2º e 3º anos de escolaridade, ao longo de quinze semanas. A investigação foi realizada apenas no 3ºano de escolaridade, visando compreender “De que forma é que a aprendizagem da leitura permite explorar a Educação para o Desenvolvimento?”, e integrou a área do Português, com especial incidência no cruzamento entre a Educação Para o Desenvolvimento (ED) e os domínios da Leitura e da Educação Literária. Privilegiou-se uma metodologia de natureza qualitativa e recolheram-se dados através da observação direta da turma, da realização de um teste diagnóstico, das diferentes atividades propostas e de um teste de aferição final. Num primeiro momento, os alunos realizaram um teste diagnóstico de modo a percecionar que conteúdos de ED conheciam. Numa fase seguinte, realizaram um conjunto de cinco atividades, que permitiram trabalhar diferentes tipologias textuais e, a partir da leitura destes textos, abordar conteúdos específicos de ED. No fim, os alunos realizaram um teste de aferição final, que teve como objetivo conhecer a evolução dos alunos relativamente aos conhecimentos de ED, ao mesmo tempo que se trabalhava conteúdos de língua, nomeadamente no âmbito do processo de ensino-aprendizagem da leitura. No que diz respeito à análise de dados, esta assentou na análise de quatro categorias, nomeadamente, mobilização de conteúdos cumulativos no âmbito de ED, utilização de vocabulário novo relacionado com ED, integração de finalidades didáticas e envolvimento dos alunos nas atividades, que permitiram analisar a evolução dos alunos relativamente aos conhecimentos cumulativos no âmbito da ED e, simultaneamente, no processo de ensino-aprendizagem da leitura. Por sua vez, a recolha de dados permitiu concluir que os alunos se mostraram sempre muito motivados quer para os conteúdos trabalhados quer para as atividades levadas a cabo, aumentando os seus conhecimentos no âmbito da ED, mobilizando vocabulário nesta área e desenvolvendo aprendizagens no âmbito da leitura. A intervenção realizada provou que é possível trabalhar a ED, de forma articulada com o currículo de Português.
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Privilegiou-se uma metodologia de natureza qualitativa e recolheram-se dados através da observação direta da turma, da realização de um teste diagnóstico, das diferentes atividades propostas e de um teste de aferição final. Num primeiro momento, os alunos realizaram um teste diagnóstico de modo a percecionar que conteúdos de ED conheciam. Numa fase seguinte, realizaram um conjunto de cinco atividades, que permitiram trabalhar diferentes tipologias textuais e, a partir da leitura destes textos, abordar conteúdos específicos de ED. No fim, os alunos realizaram um teste de aferição final, que teve como objetivo conhecer a evolução dos alunos relativamente aos conhecimentos de ED, ao mesmo tempo que se trabalhava conteúdos de língua, nomeadamente no âmbito do processo de ensino-aprendizagem da leitura. No que diz respeito à análise de dados, esta assentou na análise de quatro categorias, nomeadamente, mobilização de conteúdos cumulativos no âmbito de ED, utilização de vocabulário novo relacionado com ED, integração de finalidades didáticas e envolvimento dos alunos nas atividades, que permitiram analisar a evolução dos alunos relativamente aos conhecimentos cumulativos no âmbito da ED e, simultaneamente, no processo de ensino-aprendizagem da leitura. Por sua vez, a recolha de dados permitiu concluir que os alunos se mostraram sempre muito motivados quer para os conteúdos trabalhados quer para as atividades levadas a cabo, aumentando os seus conhecimentos no âmbito da ED, mobilizando vocabulário nesta área e desenvolvendo aprendizagens no âmbito da leitura. A intervenção realizada provou que é possível trabalhar a ED, de forma articulada com o currículo de Português.The present report has been done in the extent of the unit curricular of Practice of Teaching Supervised II, integrated in the Master’s degree of Preschool Education and Teaching of the 1st cycle of the Basic Teaching. The practice was developed in the 1st cycle, the district of Braga, in a mixed group of 2nd and 3rd years of education, along fifteen weeks. The investigation was only accomplished in the third year of education, seeking to understand “That form is that the learning of reading allows to explore the Educational Development (ED)?”, integrating the Portuguese area, with special incidence in the crossing among the Educational Development and the reading. A methodology of qualitative nature was privileged and they collected data through the direct observation of the group, of the accomplishment of a test diagnosis, of the different activities offered and of a final test. First, the students accomplished a test to evaluate their level in ED. In a following phase, they’ve made five activities that allowed working different textual typologies and, starting from the reading of these texts, to approach specific contents of ED. In the end, the students accomplished a final test to evaluate the student’s evolution relatively to ED knowledge, at the same time that they worked language contents, particularly in the extent of the process of teaching-learning of the reading. About the analysis of data, it has been based on the analysis of four analysis categories, particularly mobilisation of cumulative contents in ED, use of new vocabulary related with ED, integration of didactic purposes and the student’s involvement in the activities, that allowed to analyse the student’s evolution relatively to the cumulative knowledge in ED and, simultaneously, in the process of teaching-learning of the reading. Meanwhile, the data collection allowed to conclude that the student’s were always very motivated to worked contents and for the activities they have done, increasing their knowledge in ED, mobilising vocabulary in this area and developing learning’s in the extent of the reading. The accomplished intervention proved that it is possible to work ED, inserting it inside of language learning’s.2018-03-21T16:36:16Z2018-01-31T00:00:00Z2018-01-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11960/1995TID:201887118porPassos, Tânia Marisa Vieira Barbosa Pintoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-21T14:37:16Zoai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/1995Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:43:40.204517Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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